Três pessoas são condenadas à prisão por fraude no leite – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Três pessoas são condenadas à prisão por fraude no leite

Publicado

em



Acompanhando pedido do MP em denúncia apresentada pelas Promotorias Especializadas Criminal e de Defesa do Consumidor, a Justiça de Santo Augusto condenou Marildo Galon, Rogério Luiz Vanot e Fernando Junior Lebens à prisão por receberem para revenda leite cru adulterado com ureia contendo formol. Eles foram considerados culpados pelo crime previsto no artigo 272, §1º-A, do Código Penal (25 vezes em concurso material).

Marildo Galon e Rogério Luiz Vanot (supervisor e gerente de captação da empresa paranaense Confepar no Rio Grande do Sul) foram condenados à pena de 10 anos de reclusão cada um, enquanto que Fernando Junior Lebens, responsável pelo posto de resfriamento da cidade de São Martinho, deverá cumprir pena de nove anos e dois meses de reclusão. O regime inicial de cumprimento das penas será o fechado, mas poderão recorrer em liberdade.

LEITE COMPEN$ADO VI

Em junho de 2014, o Ministério Público deflagrou, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Receita Estadual e da Brigada Militar, a Operação Leite Compen$ado VI, com o cumprimento de cinco mandados de prisão e 16 de busca e apreensão na cidade paranaense de Londrina e nos municípios gaúchos de Ijuí, Taquaruçu do Sul, Ibirubá, Campina das Missões, Alegria, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, São Valério do Sul, São Martinho, Cruz Alta e Coronel Barros.

A denúncia que se refere especificamente à atividade da filial da Confepar em São Martinho dava conta da ocorrência de transvase irregular e adulteração do leite por adição de água e ureia (para mascarar a adição de água). De acordo com a denúncia, o leite que chegava ao posto de resfriamento de São Martinho era submetido a uma análise laboratorial e, se o resultado estivesse dentro dos parâmetros, iria para Londrina. Se fosse rejeitado, o leite teria outra destinação ou descarte. No entanto, mesmo que fosse reprovado na crioscopia (parâmetro que indica o ponto de congelamento do leite e pode indicar a presença de água), o leite era recebido pela empresa e encaminhado para o Paraná para a posterior venda aos consumidores finais.

Marildo, Rogério e Fernando foram apontados como responsáveis pela captação de leite pela Confepar no Posto de São Martinho, autorizando o recebimento do leite adulterado e com isso fomentando a adulteração de leite.

Participaram da Leite Compen$ado VI os promotores de Justiça da Especializada Criminal, Mauro Rockenbach, e de Defesa do Consumidor, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, que coordenaram os trabalhos, além dos promotores de Justiça de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária, Aureo Gil Braga, e de Santo Augusto (à época) Rodrigo Louzada.

FORMOL NO LEITE

A adulteração (com água e ureia) tinha o intuito de aumentar tanto o volume quanto o prazo de validade do leite e, por conseguinte, impulsionar a lucratividade gerada pela fraude. A adição da ureia (que continha formol, substância cancerígena) servia para mascarar a adição da água. O principal nutriente presente naturalmente no leite é a caseína e, com a adição de ureia, ela é diminuída. No entanto, nas análises físico-químicas realizadas, constatou- se o aumento da proteína, que não diferencia o nitrogênio proteico (caseína) do não proteico (ureia). Desta forma, o resultado da análise para o parâmetro proteína apresentava-se “maquiado” e em conformidade com a instrução normativa do MAPA. O consumidor, em vez de estar comprando caseína, proteína verdadeira do leite, passava a nutrir-se com ureia.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Arajás planejam seus 50 anos

Publicado

em



Na noite desta terça-feira, 28, na sede do Grupo Escoteiro Arajás, de Santa Rosa/RS, lideranças ouviram da comissão organizadora dos 50 anos da entidade, como será desenvolvida a programação das festividades de aniversário que será comemorado no dia 25 de novembro de 2022.

Neste final de semana – de 25 a 27 de novembro – está marcado um acampamento no Parque de Exposições de Santa Rosa, que deverá contar com a presença de escoteiros de diversas regiões, além de países vizinhos.

Ivan Squinzani e Gabriel Assenheimer, coordenadores da atividade, apresentaram os produtos que marcarão os 50 anos do Arajás (e que já estão disponíveis para aquisição), além dos projetos que foram, que estão e que serão desenvolvidos para marcar toda a história do Grupo.

Foram definidas as equipes de trabalho que auxiliarão na organização do acampamento e de todas as atividades escoteiras que lá acontecerão.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Sicredi União RS/ES participa do Dia C com cooperativas

Publicado

em



No próximo dia 02 de julho, a Sicredi União RS/ES, uma das cooperativas do Sistema Sicredi, se junta às cooperativas da região Noroeste e Missões para a mobilização do Dia C (Dia de Cooperar). Novamente, as cooperativas da região, de diversos segmentos, se uniram para a realização das ações de cooperativismo. As cooperativas participantes são Ceriluz, Coopasc, Coopatrigo, Cooperagrícola, CooperConcórdia, Cooperg, Coopermil, Coopervino, Cooperoque, Coopertereza, Copovec, Cotripal, C.Vale, Cotrirosa, Cresol, Sicredi e Sicoob.

O Dia C é uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que ocorre sempre no Dia Internacional do Cooperativismo – primeiro sábado de julho, e que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.

Este ano o mote da data é “atitudes simples, movem o mundo”. As organizações participantes realizarão ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo, por meio de iniciativas de voluntariado. “O Dia C é mais uma das datas importantes para o Sicredi, pois mobiliza muitas pessoas, promovendo diversas ações que contribuem para o desenvolvimento local. Sempre fomentamos o voluntariado em nossos colaboradores, associados e na comunidade através da cooperação diária, e neste Dia C intensificamos diversas ações com a comunidade”, explicou Sidnei Strejevitch, presidente da Sicredi União RS/ES.

Entre as várias iniciativas, a serem realizadas diretamente pelos colaboradores das cooperativas em cada município, estão a revitalização de espaços públicos, limpeza de ruas e margem de rios, atividades recreativas com entidades que atendem crianças, adolescentes e idosos, doação de mudas de árvores e alimentos.

Quem quiser se juntar aos colaboradores das cooperativas, converse com as cooperativas do seu município para verificar as ações, locais e horários.

Pacto com o desenvolvimento sustentável

O apoio ao Dia C é uma das ações do Sicredi que materializam o seu compromisso com o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção. Ao aderir à iniciativa, em 2020, o Sicredi se comprometeu a contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo-os como norteadores para o seu desenvolvimento sustentável.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vida & Saúde recebe emenda do Deputado Bibo Nunes

Publicado

em



Uma emenda parlamentar de R$ 300 mil foi destinada ao Hospital Vida & Saúde pelo Deputado Federal Bibo Nunes, recentemente. A oficialização da entrega do recurso aconteceu nesta semana, em visita do representante do Deputado, senhor Geremias Barbosa. Recebido pelos conselheiros Pedro Steffen e Nei Rotta; pelo diretor de Administração Raul Heimerdinger; pela assessora de projetos, Luciene Schröder e pela coordenadora do Voluntariado, Zulamar Pudell.

Já disponível nas contas da Instituição, o recurso é destinado ao custeio na Média e Alta Complexidade. Na oportunidade, a Administração do Hospital agradeceu o apoio do parlamentar, destacando que o recurso será revertido em atendimento de qualidade para a comunidade de Santa Rosa e região.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×