Turismo
Trem do RS leva passageiros para explorar vinícola na fronteira com Uruguai

Geral
Memorial da Evolução Agrícola celebra seu primeiro aniversário

O MEA – Memorial da Evolução Agrícola está completando seu primeiro ano em atividade. Inaugurado em Horizontina/RS, em 14 de dezembro de 2023, o MEA soma mais 60 mil visitações, entre nacionais e internacionais, vinculadas ao seus programas relacionados à exposição de longa duração e ao Complexo MEA, uma área esportiva e de lazer com 64 mil m².
“Nesse primeiro ano, direcionamos um olhar à diversidade, à inclusão, à valorização das narrativas ancestrais e do meio ambiente, especialmente aqui na região Noroeste, onde Horizontina e nossos vizinhos acolheram o MEA. Além disso, recebemos milhares de visitantes que conheceram a história da agricultura brasileira e aproveitaram toda a área de lazer que o MEA oferece”, destaca Karina Muniz Viana, diretora do MEA.
O MEA completa seu primeiro ciclo anual com nove programas oficiais, sendo eles Prosas com a escola, Mediação cultural, Mãos e fios, Deslocamentos MEA, Roda com Ciência, Noite no MEA, Acústicos MEA, Caminhos da memória e Férias no MEA.
Ao longo do ano, foram 223 escolas em contato com ações do MEA e com a exposição de longa duração no Memorial, somando mais de 17 mil alunos e alunas em agendamento com visita mediada, além das demais ações e parcerias com diversas esferas das comunidades locais.
[mailpoet_form id="1"]
Geral
FEBAP vai ao Paraguai para debater melhorias no trânsito fronteiriço

As Febap’s do Brasil, Argentina e Paraguai realizaram uma importante Reunião Plenária Internacional nesta terça-feira (26), em Obligado, Itapúa, no Paraguai.
O foco foi “Panorama do trânsito fronteiriço na área de atuação da FEBAP”. “Elaboramos um documento que será levado aos parlamentares dos três países”, disse o presidente da Febap Internacional, Gerson Lauermann.
O documento pede que sejam realizadas melhorias como a abertura do Porto em Vera Cruz aos domingos, assim como a disponibilidade de horários estendidos nas travessias, começando mais cedo e encerrando mais tarde sem fechar ao meio dia.
Também está sendo solicitado que se use mais a tecnologia para agilizar o trânsito fronteiriço na Argentina com o Paraguai, Posadas/Encarnación.
“Estamos sugerindo também que se agilize os processos burocráticos na liberação de cargas”, disse Lauermann entusiasmado com o resultado da reunião. Já está agendada a próxima reunião para acontecer durante a Indumóveis, levando o maior número de participantes possível, tanto de autoridades como da sociedade civil, que é a maior interessada para que o Mercosul seja uma realidade além do papel.
[mailpoet_form id="1"]Geral
Pista do Aeroporto Salgado Filho recebe asfalto final antes da reabertura para voos internacionais

As obras de recuperação da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estão na reta final, a três semanas da reabertura completa do terminal. Desde 21 de outubro, o aeroporto opera de forma limitada, atendendo apenas voos domésticos. A partir de 16 de dezembro, o terminal estará apto a receber voos internacionais.
Na etapa mais recente das obras, está sendo aplicada a última camada de asfalto na pista. Em seguida, serão realizadas a sinalização horizontal, o balizamento luminoso, a instalação dos instrumentos de navegação e a homologação da pista.
“Após isso, continuaremos com os acabamentos finais e manutenções rotineiras, sem gerar impactos nas chegadas e partidas dos voos”, afirmou Cássio Gonçalves, diretor de Infraestrutura e Manutenção da Fraport Brasil, administradora do terminal.
O primeiro voo internacional previsto após a reabertura deve chegar no dia 19 de dezembro, vindo da Cidade do Panamá. A rota, operada pela Copa Airlines, terá frequência de três vezes por semana. Em janeiro, a Latam iniciará operações entre Porto Alegre e as cidades de Lima (Peru) e Santiago (Chile).
O Salgado Filho permaneceu fechado por cerca de cinco meses devido a um desastre climático no Rio Grande do Sul. Inicialmente, o terminal foi fechado no dia 3 de maio por causa das chuvas. Posteriormente, o aeroporto foi inundado pelas cheias dos rios da Região Metropolitana, afetando 75% da pista.
Entre maio e setembro, a Base Aérea de Canoas recebeu voos comerciais de forma provisória, mas em quantidade inferior à usual no Salgado Filho. A reabertura do Salgado Filho para voos nacionais já aumentou a movimentação no terminal. Entre 21 de outubro e 13 de novembro, 363 mil passageiros foram transportados em 2.390 voos.
O aumento de passageiros multiplicou a oferta de transporte para regiões turísticas do estado. Muitos visitantes agendam antes de chegar a Porto Alegre, enquanto outros negociam na hora. O guia de turismo Paulo Daitx atende turistas que viajam até Gramado, na Serra, uma região que aposta nas festas de fim de ano para a retomada econômica.
“Gramado, que vive 100% do turismo, com mais de 300 restaurantes, mais de 150 hotéis e mais de 30 parques, ficou vazia após as enchentes. Hoje, estamos caminhando na direção certa”, disse.
Fonte: G1
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM