Travessias de Balsa funcionam normalmente na região noroeste neste início de semana
Connect with us

AMUFRON

Travessias de Balsa funcionam normalmente na região neste início de semana

Publicado

em

Travessias de Balsa funcionam normalmente na região noroeste neste início de semana
Divulgação

FAST AÇAÍAcademia PersonaNuvera15 topo humberto pluralbanner plano0 gold

Após interrupções dos serviços devido ao nível do Rio Uruguai, os portos internacionais da região estão com os serviços de balsa normalizados. A travessia foi retomada desde domingo (15).
E hoje (16) ,a travessia a balsa está funcionando em Porto Xavier, Porto Mauá e Porto Vera Cruz.

Com o grande volume de chuva que ocorreu em Santa Catarina, o Rio Uruguai chegou a atingir 13m65cm.  Por causa das cheias, os serviços de balsa haviam sido suspensos.
Em Porto Mauá, houve a retomada de atendimento na quinta-feira (12), mas foi interrompido na  sexta, pois o rio havia voltado a subir. No domingo (15), o serviço foi normalizado e segue funcionando neste início de semana.

Compartilhe

AMUFRON

Sict promoverá rodadas de conexão entre municípios afetados pelas enchentes e soluções tecnológicas

Publicado

em

portal plural sict
Foto: Divulgação
FAST AÇAÍAcademia PersonaNuvera15 topo humberto pluralbanner plano0 gold

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizará, nos dias 10 e 12 de julho, rodadas de apresentação de soluções tecnológicas para municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O objetivo é fazer a conexão entre demandas apontadas pelas prefeituras e iniciativas que possam resolver desafios locais. As reuniões ocorrerão em formato virtual e estarão abertas para participação de todos os Executivos municipais interessados.

O trabalho envolveu, inicialmente, a coleta de desafios junto a municípios dos oito ecossistemas de inovação do estado: Central, Fronteira Oeste e Campanha, Metropolitana e Litoral Norte, Noroeste e Missões, Produção e Norte, Serra Gaúcha, Sul e Vales. Em seguida, ao lado de parceiros, a Sict fez uma curadoria das iniciativas cadastradas no Catálogo de Soluções Tecnológicas, selecionando aquelas que podem ser úteis às prefeituras.

“A emergência climática impôs uma nova realidade a muitas cidades do estado, que passaram a buscar alternativas para mitigação de estragos e resiliência climática. Com este projeto da Sict, as prefeituras terão a oportunidade de conhecer iniciativas das mais variadas, de diferentes lugares do país e do mundo, com grande potencial de ajudar na reconstrução”, enfatiza a titular da Sict, Simone Stülp.

No dia 10, a rodada de conexões será das 9h às 12h, com a apresentação de soluções para desafios nas áreas de gestão humanitária de abrigos, habitação, infraestrutura digital governamental resiliente e melhoria e expansão de serviços em situações de emergência.

Já no dia 12, será das 9h às 12h, com ênfase nas áreas de destinação de móveis e utensílios danificados, prevenção e contingência para desastres naturais, monitoramento da qualidade do ar, monitoramento de lixo urbano, limpeza urbana, monitoramento de ruído, monitoramento do nível das águas, reconstrução e resiliência logística e tratamento de efluentes.

“Desde maio, estamos trabalhando com o programa Startup Lab, a Rede RS Startup e parceiros para viabilizar este projeto. Fizemos coleta de desafios, curadoria de propostas e, agora, chegamos no momento de conectar demandas e ofertas. Com as rodadas de conexões, queremos que as prefeituras possam conhecer as soluções desenvolvidas por empresas, startups e outras instituições”, explica o diretor adjunto de Ambientes de Inovação da Sict, Bernardo Leso.

Os parceiros da Sict no Catálogo de Soluções são a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Gaúcha de Startups (AGS), o Sebrae, o GovTech Lab e o South Summit Brazil.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

AMUFRON

Prefeito de Senador Salgado Filho é o novo presidente da AMUFRON

Publicado

em

portal plural prefeito de senador salgado filho é o novo presidente da amufron

Academia PersonaNuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto pluralbanner plano0 gold

Na manhã desta terça-feira, dia 5 de março, os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON) se reuniram em assembleia para eleger a nova diretoria que irá conduzir a entidade durante o período de março de 2024 a fevereiro de 2025.

O prefeito de Senador Salgado Filho, Mário Aldir Klein, foi eleito para assumir a presidência da AMUFRON, demonstrando a confiança depositada pelos membros da associação em sua liderança e capacidade de gestão.

Além disso, a nova diretoria ficou composta da seguinte forma:

  • Vice-presidente substituto: Jair Miguel Wagner, prefeito de Porto Lucena;
  • Vice-presidente de Finanças: Gilberto Hammes, prefeito de São José do Inhacorá;
  • Vice-presidente Administrativo: Leonel Fernando Petry, prefeito de Tuparendi;
  • Vice-presidente de Relações Institucionais: João Edécio Graef, prefeito de Independência;

O Conselho Fiscal, órgão essencial para garantir a transparência e a fiscalização das atividades da AMUFRON, terá como titulares os prefeitos Leocir Weiss de Porto Mauá, Marino Pollo de Dr. Maurício Cardoso e Valdi Luis Goldschimidt de Cândido Godoi. Como suplentes, foram eleitos Antônio Luiz Savela de Novo Machado e Adair Philippen de Santo Cristo.

Com uma nova liderança à frente da AMUFRON, os prefeitos dos municípios da região esperam fortalecer ainda mais a representatividade da associação e trabalhar em prol do desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos que residem na Fronteira Noroeste.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

AMUFRON

AMUFRON realiza assembleia sobre os transtornos causados pelos eventos climáticos na região

Publicado

em

portal plural amufron realiza assembleia sobre os transtornos causados pelos eventos climáticos que atingiram a região

NuveraAcademia PersonaFAST AÇAÍ15 topo humberto pluralbanner plano0 gold

Na manhã desta quarta-feira(24/01) a Associação dos municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON, esteve reunida em Assembleia, na sede da entidade.
Presidida pelo Prefeito Marcos Vinícius Corso, Prefeito de Três de Maio, com a participação da grande maioria dos prefeitos, ou vice-prefeitos, trouxe para pauta a demora nos reparos da rede elétrica ocasionados pelas intemperes dos temporais que assolaram a região, pensando em medidas que previnam e facilitem o reestabelecimento dos serviços à população.

Foram convidados representantes da RGE/CPFL e CORSAN, no intuito de entender quais as maiores dificuldades que ocorreram, e que levaram muitos consumidores a ficarem mis de seis dias sem energia elétrica. Segundo Rafael Lugoch, consultor de Negócio da CPFL/RGE, a empresa fez de tudo, para que o maior número de consumidores tivesse a energia reestabelecida em curto prazo. Mas, foram muitos municípios atingidos ao mesmo tempo, as equipes da região não conseguiram atender a demanda, evo reforço de outras regiões levou  2 dias para chegar.

Após grande debate, ficou acertado de que os representantes da CPFL/RGE e equipe, junto com os encarregados municipais, irão fazer um levantamento de vegetação ou árvores que podem causar estragos em algum próximo evento climático, e estas serão eliminadas, isso para tentar evitar novos transtornos.
Já ao representante da Corsan – João Corim foi cobrado sobre a necessidade da companhia possuir geradores móveis, que possam garantir ao consumidor o fornecimento de água, primordial para a vida humana, mesmo em caso de faltar energia. Ainda foi sugerido a realização de campanha para que os consumidores, principalmente empresas, instalem caixas de água, o que facilitaria em caso de interrupção no fornecimento de água da rede pública.

Fonte: AMUFRON

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×