Trabalho com grupo de mulheres é celebrado em Giruá – Portal Plural
Connect with us

Geral

Trabalho com grupo de mulheres é celebrado em Giruá

Publicado

em



 

Culminância do trabalho realizado junto a 19 grupos organizados de mulheres ao longo de todo ano, o 4º Encontro dos Grupos de Mulheres de Giruá foi realizado na sexta-feira (06/12), na sede da Congir. Estiveram reunidas mais de 200 pessoas integrantes de grupos assistidos pela Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Cras volante e grupos de Terceira Idade.

No evento promovido pela Administração Municipal, Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Promoção Humana, o prefeito de Giruá, Ruben Weimer, que na oportunidade esteve acompanhado do vice-prefeito, Antônio Carlos Dalla Costa, destacou a importância de manter as comunidades vivas e fortalecidas. “Parabéns a vocês que desempenham esse papel e que unidas constroem e dão vida a nossas comunidades”, destacou.

O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, José Claudio Lourega Reis, destaca que através do trabalho de assessoramento aos grupos chega-se a mais de 500 mulheres do meio rural do município de Giruá, atingindo todas as comunidades, discutindo temas importantes para sua qualidade de vida e geração de renda. “São mulheres que nos apoiam, que nos conduzem e é a demonstração de sua satisfação que nos motiva, nos entusiasma em fazer cada vez mais, contando com a parceria da Administração Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de diversas entidades”, destacou.

O gerente regional da Instituição, Ademir Renato Nedel, reiterou o propósito existente na realização destes encontros de valorização das pessoas, das mulheres e de suas famílias. “Para além do evento, existe um trabalho continuado realizado junto aos grupos de mulheres e, por isso, precisamos agradecer a parceria da Administração Municipal”, afirmou.

O secretário municipal de Promoção Humana, Hoseias Oliveira da Silva, destacou que a equipe de trabalho preparou tudo com muito carinho. “É muito gratificante ver as pessoas que propuseram deixar seus afazeres diários e sentiram-se motivados em estar aqui, neste momento de confraternização e busca de conhecimento”, saudou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Ribeiro Prestes, reconheceu o trabalho entre parcerias que está sendo realizado em diferentes áreas com vistas a contribuir com o desenvolvimento do meio rural. “Sou testemunha do trabalho realizado, por exemplo, o Programa Brasil Sem Miséria voltado ao meio rural realizado há alguns anos e a retomada do Sol a Sol em 2019, após 30 anos sem o evento”, afirmou ao acrescentar que “essa integração entre comunidades e famílias marca a vida de cada um”.

“Escolhendo ser feliz” foi o tema da palestra conduzida pela especialista em liderança, gerenciamento de pessoas e coaching, Viviane Borgethi, que ressaltou a importância de desafiar-se, de uma vida de gratidão e foco. Além da palestra, a programação contou com momentos de confraternização, como exposição de peças artesanais feitas por grupos assistidos pelo Cras, distribuições de mimos pelo Papai Noel, dinâmicas, almoço e lanche compartilhado.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Helena Sandri Zaltron, destaca que, ao longo do ano, os grupos de mulheres são assistidos periodicamente em ações como segurança e soberania alimentar, artesanato, inclusão social e produtiva, melhorias das condições de trabalho, promoção da saúde e bem-estar, defesa e garantia de direitos, entre outros.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desmatamento na Amazônia bate recorde pelo 4º mês seguido

Publicado

em



 

A derrubada de mata em junho chegou a 1.061,88 km², aumento de desmate de 2,7%

 

Os alertas de desmatamento na Amazônia voltaram a bater recorde, pelo quarto mês consecutivo, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A derrubada de mata em junho chegou a 1.061,88 km², aumento de desmate de 2,7%, em relação ao mesmo mês de 2020, e o maior valor registrado na história recente do programa Deter, com início em 2016.

É o segundo mês seguido com valores de desmate acima de mil quilômetros quadrados.

O Deter é usado para auxiliar organismos ambientais na fiscalização de ilícitos. O programa, porém, também pode ser usado para observar tendências de desmate.

Desde março, os alertas mensais do programa vêm sendo recordes, sempre comparados ao mesmo mês de anos anteriores, desde 2016. Considerando só esse curto período de meses, foram derrubados 3.401 km² de Amazônia. O desmatamento em todo 2012, por exemplo, foi de 4.571 km².

Os meses de julho, agosto e setembro, parte do período seco, costumam ser críticos para a Amazônia por concentrarem intensa atividade de desmatamento e queimadas.

Dessa forma, o país chega a esse período com números já elevados de devastação.

Além dos números altos de desmate recente, junho também registrou o maior número de queimadas desde 2007. O fogo costuma ser usado para limpar áreas após a derrubada da vegetação, sendo, assim, intimamente relacionado ao desmate.

 

FONTE: NOTICIAS AO MINUTO

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Secretaria de Desenvolvimento Social no interior de Santa Rosa

Publicado

em



Mulheres da Comunidade do Tarumã participaram de uma atividade diferenciada, nesta semana. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser esteve na localidade. As demandas e necessidades das mulheres do interior foram tratadas durante o encontro.

Ouvir a comunidade e estimular atividades. Essa foi intenção da ação realizada no interior que teve como tema: “Qual o combustível que você se abastece?”. Segundo Rita Strasser, a intenção foi escutar e motivar o grupo, “Os carros precisam de combustível para andar e nós também precisamos estar motivadas diariamente para realizarmos nossas tarefas. Com essa ideia, oportunizamos uma ação muito positiva nessa comunidade, e acredito que renderá importantes frutos”.

Todas participantes tiveram oportunidade de falar sobre suas atividades, sonhos e projetos. A Secretária também ficou de retornar na comunidade e levar representantes do CRAS para explicar os serviços e programas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Pedágio ambiental distribuirá plantas nativas gratuitamente

Publicado

em



Todas as ações de educação ambiental sempre produzem bons frutos. Certas disso, as professoras da área de Ciências da Natureza e Matemática da Escola Visconde de Cairu, irão realizar um Pedágio Ambiental no dia 12 de julho, às 9h, na Avenida Expedicionário Weber, no entroncamento da Vila Flores e Bancários.

Neste dia, serão entregues gratuitamente mudas de árvores nativas e ornamentais, como já aconteceu em edições anteriores. Pedestres e motoristas estão convidados a retirar mudas e a colaborar com este projeto que visa fortalecer o plantio de árvores nativas em Santa Rosa e região.

A atividade será realizada voluntariamente pela comunidade escolar do Cairu e integra as várias ações pedagógicas realizadas pela escola – que em dezembro deste ano completa o seu centenário.

Vale destacar que serão tomados todos os cuidados de proteção contra o COVID 19. Mais informações (55) 3512-1323 ou 99698-2247.

Sugestão de Pauta: Pedágio ambiental distribuirá plantas nativas gratuitamente.
Quando: 12 de julho de 2021.
Hora: a partir das 9h.
Onde: Avenida Expedicionário Weber, no entroncamento da Vila Flores e Bancários.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×