Todo praticante de exercícios se beneficia com suplementos? – Portal Plural
Connect with us

Saúde

Todo praticante de exercícios se beneficia com suplementos?

Publicado

em



O mercado de suplementos e vitaminas cresce a cada ano. Matéria publicada no G1 alerta que em 2025, esse mercado movimentará 252 bilhões de dólares (cerca de 1 bilhão e 305 milhões de reais, no câmbio desta segunda-feira, 24 de maio de 2021). Mas todo praticante de exercício físico se beneficia com o uso?

Existe diferença entre esportista e atleta. O esportista realiza algum tipo de exercício, mas sem finalidade de competição. O atleta busca alto nível de desempenho com foco em competições. Ainda existe uma terceira “categoria”, os “atletas amadores ambiciosos”. Indivíduos que não vivem do esporte, mas que chegam a treinar um número de horas próximo ao dos atletas de alto rendimento e buscam desempenho. É preciso maior atenção aos riscos à saúde e de lesões.

Os que mais se beneficiam do uso de suplementos são os atletas e os atletas amadores ambiciosos. Já esportistas usariam suplementos para saúde, como probióticos, ômega 3, vitamina D e algum outro suplemento se houver indicação para determinado treino. Mas talvez a alimentação seja suficiente na maioria dos casos, entre os esportistas.

Nas três situações, a suplementação deve estar adequada ao programa alimentar, história clínica, exames laboratoriais, composição corporal, modalidade esportiva, fase e objetivos do treinamento. A prescrição deve ser feita de forma individualizada, revista em diferentes fases de treinamento e competições. É preciso cautela com o consumo de suplementos, nem tudo funciona. Eles devem ser usados com indicação profissional, na dose e no momento adequado. A prescrição deve ser sempre individualizada. Atenção à leitura dos rótulos, descrição de ingredientes e dose por porção.

Alguns exemplos de suplementos utilizados:

  • Para tratar carências nutricionais: repor vitaminas, como a Vitamina D, e minerais, como ferro e cálcio;
  • Para fornecer energia: consumir bebidas esportivas, gel ou jujubas de carboidratos, ou ainda TCM (triglicerídeos de cadeia média);
  • Nutrientes ou substâncias isoladas: cafeína, taurina, creatina, proteína (whey protein, caseína, proteínas vegetais), probióticos, beta-alanina.

 

Suplementos alimentares são a “cereja do bolo”, complementam o programa alimentar, que tem por objetivo fornecer energia, macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas), micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e compostos bioativos, para promover saúde e desempenho esportivo.

Fonte: G1.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Número de novos casos de Covid cai, mas internações aumentam em Três de Maio

Publicado

em



 

Boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde de Três de Maio nesta quarta-feira (09/06) confirmou 14 novos infectados pela Covid-19 no município.

 

É o menor número de registros diários desde 19 de maio, quando foram informados 12 casos.

Agora, são 2.970 casos registrados desde o início da pandemia, com 2.796 recuperados, 138 ativos e 36 mortes.

Além disso, 259 pessoas com sintomas gripais estão em acompanhamento.

Dez moradores de Três de Maio diagnosticados com Covid-19 estão internados e outros dois aguardam resultados dos exames laboratoriais. Ontem, eram nove internações.

Conforme o Mapa de Leitos do governo do RS, a taxa de ocupação da UTI do Hospital São Vicente de Paulo na noite de hoje (09/06) chega a 109,1%, isto é, a instituição já ultrapassou a sua capacidade máxima de atendimento.

 

FONTE: RADIO COLONIAL

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

CASE de Santo Ângelo enfrenta surto de Covid-19

Publicado

em



De acordo com o diretor da instituição, Rodrigo Medeiros, no momento são 17 funcionários afastados e três hospitalizados. “Estamos em quarentena até o dia 16 de junho”, destacou. Segundo ele, houve dez casos de internos infectados, que já se recuperaram.

Medeiros contou, ainda que quando começou o problema a instituição entrou com um pedido para que o município vacinasse os trabalhadores do local. “A Susepe vacinou no mês de abril. Estamos pedindo vacina desde então. Praticamente todos os outros Cases do Estado já vacinaram. Seremos os últimos”, desabafou, acrescentando que os casos começaram a surgir em meados de maio na instituição.

Medeiros também contou que devido a esta situação, os internos não podem ter aula presencial e nem receber visitas familiares

Fonte: Redação Grupo Sepé

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

Covid: mortes de pessoas abaixo de 60 anos superam as de idosos pela 1ª vez

Publicado

em



O avanço da vacinação entre idosos levou o país a registrar, pela primeira vez na pandemia, mais mortes entre crianças, jovens e adultos de covid-19 do que de pessoas a partir de 60 anos. Os dados são dos cartórios de registro civil do país, responsáveis pelas certidões de óbito. Na semana epidemiológica de número 22, entre os dias 30 de maio e 5 de junho, 53,6% dos óbitos de covid-19 no país foram de vítimas até 59 anos de idade. Na semana anterior, essa média havia ficado em 49% e era a maior até então.
Até ontem, estavam registradas no portal da transparência da Arpen Brasil (Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais) 7.499 mortes na semana 22 em decorrência do novo coronavírus. O número absoluto ainda pode crescer devido a inserções de dados com atraso, mas o percentual por faixa etária não deve ser alterado.
Para efeito de comparação, na última semana antes do início da vacinação no país, entre 10 e 16 de janeiro, 77,5% das mortes registradas foram de vítimas com 60 anos ou mais e apenas 22,5% entre jovens e adultos. Em 2020, a participação de mortes na faixa etária dos 60 anos ou mais foi de 76%.
”A gente já começa a perceber mudanças nesse quadro etário na distribuição proporcional de óbitos e casos, mas também na incidência e na taxa de mortalidade da covid. A gente começou a sentir mesmo um pouco na transição de abril para maio”.
Fonte: UOL
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×