Tire dúvidas sobre o WhatsApp: roubo da conta, golpe do pagamento antecipado e rastreamento de mensagens. – Portal Plural
Connect with us

Tecnologia

Tire dúvidas sobre o WhatsApp: roubo da conta, golpe do pagamento antecipado e rastreamento de mensagens.

Publicado

em



Que medida tomar após revelar o código do WhatsApp?

 

Estou com medo de ser clonada, porque eu sem querer mandei meu código de WhatsApp para outra pessoa. Posso pedir a alteração desse código? – Patrícia

O código de verificação do WhatsApp que chega por SMS para ativar o aplicativo no aparelho não pode ser modificado, mas ele só é válido por um curto período. Se a sua conta não foi transferida para outro número de imediato, provavelmente não há com que se preocupar – ela não será mais transferida, porque o código deve ter expirado e o golpista teria de convencer você a fornecer um novo código.

Nessa situação, em que o código do WhatsApp foi fornecido a terceiros, o que você pode fazer é ativar a verificação em duas etapas (menu “três pontos” > Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas). Configure um endereço de e-mail para permitir que a configuração em duas etapas seja redefinida, pois este é o método que os criminosos utilizarão para impedir que você se recupere sua conta.

Monitore seu WhatsApp pelos próximos minutos e, caso ele seja desativado em seu aparelho, imediatamente reinicie o processo de ativação. Talvez você consiga recuperar sua conta antes que os criminosos ativem a confirmação em duas etapas para bloquear você, mas o ideal é que você use a confirmação em duas etapas para se proteger e impedir que eles tenham sucesso.

Jamais forneça sua senha da confirmação em duas etapas a qualquer pessoa.

Conta clonada

 

Tive meu WhatsApp clonado/roubado. Eu pedi a operadora pra cancelar a linha (bloquear o chip), mandei mensagem para o [email protected] com a mensagem padrão pedindo desativação de conta, mas aparentemente, depois de um dia, a conta continua ativa. O que devo fazer? – Chafic

Infelizmente, esta não é a ação correta após perder a conta do WhatsApp. O que você deve fazer é iniciar o processo de ativação pelo seu próprio número. Você não poderá fazer isso se você cancelou a linha.

O cancelamento da linha na operadora não influi no funcionamento do WhatsApp. Portanto, ao solicitar o bloqueio da linha, você só dificultou a situação para você mesmo.

Tente reaver a linha o quanto antes e solicitar a ativação do WhatsApp. Isso deve fazer com que a conta seja desativada. Depois, você precisa aguardar uma semana (sete dias corridos) para que o WhatsApp libere sua conta para ser ativada sem a confirmação de duas etapas, que provavelmente foi configurada pelos golpistas.

O suporte do WhatsApp não costuma responder rápido o suficiente para atuar nesse tipo de caso. Logo, você precisa tentar realizar a ativação por meio do SMS para derrubar a conta e iniciar o período de espera de sete dias.

O que fazer quando roubarem sua conta do WhatsApp:

 

  1. Solicite repetidamente a ativação da conta por SMS, até que a conta fique inativa; você será barrado pela senha de confirmação em duas etapas configurada pelos invasores;
  2. Aguarde sete dias corridos;
  3. Solicite novamente a ativação do número no WhatsApp por SMS;
  4. Celular roubado ou perdido: o que você deve fazer para proteger seus dados ou até recuperar seu aparelho.

Rastreamento no WhatsApp?

 

Para se obter o usuário do WhatsApp que me enviou mensagem, é preciso que ele esteja conectado para que haja o rastreio do IP? Se a conta não existe mais, ainda será possível localizar as origens do acesso? – Anônimo

A lei brasileira exige que os provedores de aplicações (como o Facebook) mantenham informações de uso registradas por um período. Ou seja, não é necessário que a pessoa esteja conectada e a informação pode permanecer guardada mesmo após a exclusão da conta, mas você vai precisar informar a data e a hora em que ocorreu a conduta indevida.

Vale lembrar que você só conseguirá acesso a qualquer informação desse tipo por meio de solicitações na Justiça, embasadas com a devida justificativa (o que inclui a data e a hora da ocorrência).

Em muitas situações, o WhatsApp é um péssimo caminho de rastreamento. As informações da operadora (referentes ao número associado à conta do WhatsApp) podem ser mais úteis, mas isso depende do caso específico. Procure um profissional qualificado para conduzir as solicitações ou, em caso de assunto criminal, comunique a polícia.

Fraude do pagamento antecipado

 

Estou recebendo contato com uma pessoa do Estado Unidos, de uma senhora que estaria doente e quer enviar um dinheiro pra mim. O que faço? – Aluisio Amorim

Sua única opção é denunciar a conta ou mensagens usando o próprio WhatsApp. É só tocar no botão “…” e depois em “Denunciar”.

Esse tipo de fraude, que supostamente oferece dinheiro, evolui até exigir que você realize um pagamento adiantado com a promessa de receber o outro valor maior posteriormente – mas o dinheiro nunca chega.

O WhatsApp não possui mecanismos para bloquear mensagens de pessoas fora da sua lista de contatos, então não existe uma configuração específica para evitar receber esse tipo de contato. O máximo que você pode fazer é denunciar as mensagens recebidas e esperar que o Facebook exclua as contas abusivas.

A possibilidade de limitar quem entra em contato conosco existia já nos comunicadores criados no fim da década de 1990, mas o WhatsApp e outros apps “modernos” parecem ter se esquecido desse tipo de recurso. Por essa razão, não há boas opções para evitar o recebimento dessas mensagens.

Fonte: G1

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Erro no iPhone é capaz de desativar Wi-Fi para sempre

Publicado

em



 

Está relacionado com os caracteres usados no nome da rede Wi-Fi

Um investigador de nome Carl Schou teria descoberto um erro no iPhone que desativa a ligação Wi-Fi do celular e, mesmo que tente repor as definições de rede, é possível que continue inutilizável.

“Pode bloquear permanentemente o Wi-Fi de qualquer dispositivo iOS ao ter uma rede Wi-Fi pública com o nome %secretclub%power. Repor as definições de rede não garante a recuperação da funcionalidade”, explica Schou em sua conta de Twitter.

Acredita-se que o grande problema estará no uso do caracter “%” que costuma ser usado em línguas de programação, o que provavelmente ‘confunde’ os sistemas do iOS. É possível que a Apple esteja trabalhando numa correção mas, por enquanto, talvez seja boa ideia não se conectar a redes públicas com símbolos como este no nome.

 

FONTE: NOTICIAS AO MINUTO

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Rio Grande do Sul lidera ranking nacional de serviços digitais

Publicado

em



 

O Rio Grande do Sul alcançou um resultado inédito por meio do seu projeto de transformação digital, o portal rs.gov.br.

 

O Estado figura em primeiro lugar no ranking nacional Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021 da Abep-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação), divulgado na sexta-feira (02).

De acordo com o Ranking dos Governos Estaduais e Distrital, o RS conquistou 91 pontos, se tornando o único Estado enquadrado no nível ótimo da escala de maturidade apresentada pelo indicador. Bahia e Paraná, que conquistaram segundo e terceiro lugares, respectivamente, foram considerados muito bons nos quesitos avaliados.

“Essa posição no ranking é um reconhecimento a um trabalho que norteia nossa gestão. Queremos ser, cada vez mais, um governo digital, mais simples e menos burocrático, que está na palma da mão das pessoas. O primeiro lugar é uma motivação para seguir esse caminho”, comemora o titular da SPGG (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão), Claudio Gastal.

Atualmente, o Rio Grande do Sul oferece 484 serviços estaduais – 61% deles em formato digital, somando 4,46 milhões de acessos mensais. Tudo isso acessível pelo portal rs.gov.br, com cartas de serviço atualizadas. A meta é chegar a 100% das funcionalidades também na forma digital até o fim de 2022.

Além de conquistar a primeira posição na avaliação nacional, o RS figura no topo do ranking nas dimensões Capacidades para a Oferta Digital de Serviços (que mede a implementação do portal único ou do portal de serviços, a carta de serviços e outros fatores habilitadores) – empatado com a Bahia – e Regulamentação sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos (focada em dispositivos legais ou infralegais relacionados à temática de governo digital).

Esta é a segunda edição do índice, divulgado pela primeira vez em 2020, quando o RS figurou na terceira posição, atrás de Minas Gerais e Santa Catarina. De forma geral, os Estados evoluíram em relação ao panorama do ano passado.

“Isso qualifica ainda mais a performance gaúcha, uma vez que essa saudável competição está cada vez mais acirrada. Todos ganhamos com os resultados, tanto em termos de facilidade e conveniência para o cidadão como no aspecto da economicidade e da eficiência do serviço público”, avalia Hiparcio Stoffel, diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos, autarquia responsável pela execução da Estratégia Digital rs.gov.br.

 

FONTE: O SUL

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

MUNDO: Apple Watch salva idoso de 78 anos que caiu e ficou inconsciente

Publicado

em



 

Smartwatch ligou automaticamente para o serviço de emergência.

Um homem de 78 anos sofreu um acidente doméstico e foi salvo graças à tecnologia de detecção de quedas do Apple Watch. Mike Yager estava sozinho na garagem de sua casa, nos Estados Unidos, quando sofreu um violento tombo e ficou desacordado. O relógio da Apple, então, acionou o serviço de atendimento médico da cidade e compartilhou sua localização, possibilitando o socorro.

Após a queda, o Apple Watch emitiu alertas sonoros e reproduziu toques no pulso de Mike, mas como o homem não se moveu dentro do período de 45 segundos, o dispositivo acionou o Corpo de Bombeiros. Ele quebrou o nariz e ficou com vários hematomas e ferimentos no rosto e outras partes do corpo.

O resgate de Mike foi possível porque, por padrão, o smartwatch da Apple habilita automaticamente a detecção de queda em dispositivos pertencentes a usuários com mais de 65 anos. Durante o atendimento, Mike se mostrou surpreso e parecia não conhecer o recurso. “Como vocês sabiam como chegar aqui?”, perguntou a um dos bombeiros, que respondeu afirmando que o relógio havia enviado uma mensagem. Mike soltou um sonoro e espantado “O quê?”.

A esposa de Mike, Lori, afirma que o Apple Watch foi fundamental no socorro ao marido. “O fato de ele ter ligado para o socorro após Mike ficar inconsciente é a chave da questão, porque eu não voltaria para casa nas próximas horas, e sabe-se lá o que teria acontecido quando eu chegasse”.

O caso teve repercussão na imprensa local, mas não foi informada qual geração do Apple Watch Mike usava. O idoso, no entanto, credita o salvamento de sua vida ao aparelho. “Embora seja meio caro, acho que vale a pena se você tiver mais de 65 anos. Tenho 78 anos, então estou qualificado”.

Essa não é a primeira vez que o Apple Watch salva vidas. Em abril, o mesmo recurso de detecção de quedas possibilitou o resgate de um homem que havia desmaiado, também nos Estados Unidos. Em março, um homem usou o smartwatch para fazer uma ligação para o serviço de emergência após cair em um lago congelado.

Além da detecção de quedas, Apple Watch Series 6 ganha oxímetro — Foto: Reprodução/Apple

O recurso de detecção de queda está disponível no Apple Watch 4 e em gerações posteriores. Após uma queda, o aparelho emite sons e alertas na tela, aguardando que o usuário se movimente e responda que está bem, selecionando a opção na própria tela. Caso não seja detectado nenhum movimento, o dispositivo faz a ligação automaticamente para um centro de emergência e envia mensagens para contatos de emergência registrados na função “Ficha Médica”.

 

FONTE: TECHTUDO

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×