Terça-feira começa com muito frio no RS – Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Terça-feira começa com muito frio no RS

Mínimas podem chegar a 4°C em algumas cidades do Estado

Pável Bauken

Publicado

em

Frio permanece no RS nesta terça-feira | Foto: Alina Souza


O sol até aparece entre nuvens no Rio Grande do Sul, mas a massa de ar frio sobre o Estado traz mais uma jornada de temperatura baixas nesta terça-feira. Faz frio pela manhã e à noite, com tarde amena e sensação de frio na sombra.

De acordo com a MetSul meteorologia, as máximas devem ser mais altas que na segunda-feira. A temperatura cai acentuadamente a partir do fim da tarde, com uma madrugada de quarta gelada. Há chance de geada no começo do dia, espeecialmente no Oeste e na Campanha.

Em Santa Rosa, dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde, não chove, mínima registrada às 6h30 foi de  3.3°C e máxima chega apenas aos 17°C.

Mínimas e máximas no RS

Torres 11°C / 17°C
Santiago 3°C / 15°C
Passo Fundo 5°C / 16°C
Vacaria 5°C / 14°C
Rio Grande 8°C / 15°C
Santa Maria 4°C / 16°C

Correio do Povo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

RS inicia semana de riscos de enchentes com muitas nuvens na segunda-feira

Temperatura varia pouco e frio não é tão intenso durante a manhã

Pável Bauken

Publicado

em



Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas o sol pode aparecer, especialmente em pontos do Oeste, do Centro e do Sul do Estado. Espera-se nevoeiro e neblina em muitos locais. Ainda chove no começo do dia na Metade Norte.

Da tarde para a noite, novas áreas de instabilidade ingressam com chuva na região, inclusive com trovoadas e risco de granizo isolado por centro de baixa pressão que trará muita instabilidade até quarta-feira. Devido à nebulosidade e chuva em algumas regiões, a temperatura novamente varia pouco.

As mínimas rondam os 5ºC em Bagé e os 9ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 17ºC em Uruguaiana e a 19ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11ºC e 16ºC.

Grande parte da Metade Norte deve ter acumulados entre 100 e 200 mm. Algumas cidades terão, portanto, chuva de quase dois meses em 24 horas. São esperados alagamentos, transbordamento de arroios e córregos, deslizamentos de terra (maior risco na Serra) e queda de barreiras em rodovias, sobretudo na região serrana.

A maior ameaça, porém, será a subida de rios. Deve chover muito na nascente do Jacuí, no Norte gaúcho, e em bacias como as do Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Paranhana. Com a chuva da última semana e de domingo, os rios ainda estão altos. Outro episódio de chuva volumosa imediatamente após fará crítico o risco de cheias e enchentes.

Entre as áreas que mais devem ser atingidas pela intensa precipitação estão as da Metade Norte como as Missões, Planalto, Serra, Porto Alegre, área metropolitana e o Litoral Norte. Há risco de temporais isolados com raios, vento forte e granizo acompanhando o centro de baixa pressão que migrará do Paraguai e a partir de amanhã estará sobre o Rio Grande do Sul, começando a dar origem ao ciclone sobre o Leste gaúcho.

Espera-se vento também, porém sem a força da última semana. As rajadas mais fortes devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. Como o solo estará saturado pela chuva excessiva, vento moderado a forte inevitavelmente trará queda de árvores. Com isso, problemas no serviço de luz devem ser esperados, mas sem a enorme extensão da falta de luz da última semana.

Espera-se vento também, porém sem a força da última semana. As rajadas mais fortes devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. Como o solo estará saturado pela chuva excessiva, vento moderado a forte inevitavelmente trará queda de árvores. Com isso, problemas no serviço de luz devem ser esperados, mas sem a enorme extensão da falta de luz da última semana.

MetSul / CP
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Santa Rosa registra -2,8ºC no amanhecer de sexta-feira

Pável Bauken

Publicado

em

Frio deve atingir todo o Estado nesta sexta-feira | Foto: Alina Souza

Amanhecer congelante em Santa Rosa, por volta das 6h30 de sexta-feira (03/07), a temperatura registrada foi de -2,8ºC, segundo a estação meteorológica localizada na baixada do Bairro Planalto. por volta das 8h15 a temperatura na cidade era de -1,6ºC. O dia será de sol, com geada ao amanhecer, as nuvens aumentam no decorrer da tarde.

O Rio Grande do Sul segue sob um centro de alta pressão nesta sexta-feira, o que mantém as temperaturas baixas mesmo com tempo firme. O sol aparece, mas o amanhecer deve ser de muito frio, com formação de neblina e geada.

De acordo com a MetSul Meteorologia, são esperadas marcas negativas em algumas regiões, como Aparados e Campos de Cima da Serra. Também deve haver geada em pontos isolados. A tarde também será fria, mesmo com sol.

MetSul / Portal Plural

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Temporal e ciclone provocam danos estruturais em zona rural, mas não prejuízos significativos para culturas e criações

Pável Bauken

Publicado

em



A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), realizou um breve levantamento, na tarde desta quarta-feira (1º/07), dos efeitos do temporal e ciclone que atingiram o Estado no final de junho. De acordo com as informações disponibilizadas até o momento, de modo geral, no meio rural não ocorreram prejuízos significativos para as culturas e criações do Estado.

Os prejuízos, de forma bem localizada, foram contabilizados em estruturas afetadas, como galpões, estufas e silos, além de destelhamento de casas. Também ocorreu interrupção do fornecimento de energia elétrica, a qual está sendo restabelecida. O caso de interrupção muito prolongada poderá causar algum prejuízo na produção leiteira.

Houve relatos de prejuízos no reflorestamento na região de Erechim; na cultura do alho na região de Caxias do Sul e nas olerícolas e bananais do Litoral Norte.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

O que você achou do site novo do Portal Plural?

Trending

×