Temporais com tornado, vento e granizo atingem a argentina
Connect with us

Clima/Tempo

Temporais com tornado, vento e granizo atingem a argentina

Publicado

em

portal plural temporais com tornado, vento e granizo atingem a argentina

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Tempestades severas atingiram a Argentina ontem e devem prosseguir nesta quinta-feira no país vizinho com o avanço de uma frente fria do Sul para o Centro argentino. A frente provocou temporais fortes a intensos de granizo de variado tamanho e ainda a formação de um tornado, sem danos.

Os temporais afetaram diversas províncias argentinas durante a quarta-feira, como San Luís, La Pampa, Buenos Aires, Chubut, Rio Negro e Mendoza. Em alguns locais, a chuva veio acompanhada de fortes rajadas de vento e granizo até de tamanho médio a grande,

La Pampa foi a província mais atingida pelos episódios de tempo severo da quarta-feira. Em localidades próximas à cidade de Santa Rosa, a tempestade trouxe granizo e chuvas intensas, embora danos significativos.

O que mais chamou a atenção foi a formação de um tornado na zona rural da cidade de Puelén. Na área conhecida como “Los Tres Cerritos”, a cerca de 10 quilômetros da área urbana de Puelén, moradores registraram em vídeo a formação de um tornado.

O tornado de Puelén foi consequência de tempestades severas que afetavam naquele instante o Sudoeste da província de La Pampa, e que produziam outros fenômenos de severidade na área.

As mesmas tempestades severas causaram ainda granizo de variado tamanho e alguns episódios com pedras de médio a grande diâmetro. Um dos pontos mais castigados pelo granizo grande foi a localidade de Naicó, também na província de La Pampa, onde as pedras de gelo foram enormes.

Entre hoje e amanhã, a onda de tempestades prossegue na Argentina com elevado risco de tempo severo. Os temporais mais fortes devem ocorrer em províncias do Centro para o Norte do país e em algumas localidades podem provocar danos.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina emitiu avisos de tempestades para várias províncias, como Santa Fé, Entre Ríos, Corrientes, Chaco, Jujuy, Salta, Formosa, Córdoba, San Luís, San Juan, Tucumán e Santiago del Estero.

O tempo já se instabilizou na área da capital argentina, mas sem registro de temporais. Buenos Aires e a Grande Buenos Aires tinham céu encoberto com chuva leve a moderada no começo da manhã desta quinta-feira.

A MetSul Meteorologia destaca que as tempestades severas que afetam a Argentina não representam risco para o Rio Grande do Sul. O sistema de tempestades vai avançar pelo Norte da Argentina e se deslocar para o Brasil mais ao Norte, ingressando pelo Paraná e o Mato Grosso do Sul amanhã, antes de atingir estados como Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

 

Fonte: Metsul.

Compartilhe

Clima/Tempo

Estudo indica que 2024 pode ser o ano mais quente da história

Publicado

em

portal plural estudo indica que 2024 pode ser o ano mais quente da história
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

O ano de 2024 pode ser o mais quente já registrado, com a temperatura média global superando, pela primeira vez, 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais (entre 1850 e 1900). É o que revela um relatório divulgado nesta quinta-feira (7) pelo Observatório Europeu Copernicus, que monitora as mudanças climáticas globais.

“O resto de 2024 precisaria apresentar uma anomalia média de temperatura quase nula para que o ano não se torne o mais quente já registrado”, destacou o boletim.

Conforme o relatório, a temperatura média global nos últimos 12 meses (de novembro de 2023 a outubro de 2024) foi 0,74°C acima da média de 1991-2020, estimando-se 1,62°C acima da média pré-industrial, anterior ao uso massivo de combustíveis fósseis. Segundo o Observatório, outubro passado foi o segundo mais quente já registrado, com uma temperatura média de 15,25°C, superada apenas por outubro de 2023.

A diretora adjunta do Copernicus Climate Change Service (C3S), Samantha Burgess, destaca que esses resultados devem “aumentar a ambição para a próxima Conferência sobre Mudanças Climáticas, a COP29”. O evento será realizado no Azerbaijão, a partir da próxima segunda-feira (11).

Efeitos do Calor

Um estudo publicado na revista Nature, com participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostrou que temperaturas extremas, tanto frio quanto calor, foram responsáveis por quase 6% das mortes em cidades da América Latina.

Entre os efeitos nocivos do calor extremo para a saúde estão:

  • Desidratação;
  • Problemas respiratórios;
  • Problemas de pele devido à exposição ao sol;
  • Ataques cardíacos e arritmias em pessoas com condições cardíacas pré-existentes, como hipertensão arterial, doença coronariana e insuficiência cardíaca;

A recomendação, segundo o especialista, é manter-se hidratado, evitar a exposição direta ao sol e optar por ambientes ventilados em dias de calor extremo. A transmissão e proliferação de doenças bacterianas e virais também são mais comuns durante períodos de baixa umidade. Veja as orientações para prevenção:

  • Lavar as mãos;
  • Evitar tossir em público e sempre proteger a boca ao tossir;
  • Manter uma boa alimentação;
  • Realizar lavagem nasal.
Fonte: O Sul
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Chuva retorna ao RS a partir desta sexta

Publicado

em

portal plural chuva retorna ao rs a partir desta sexta

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

Após uma longa sequência de dias ensolarados com calor, a chuva retornará ao Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, áreas de instabilidade se formarão no Oeste do Estado e em pontos isolados do Centro e do Sul gaúcho.

Apesar disso, no decorrer do dia, no restante do RS, não chove. Já no sábado, o cenário será diferente, principalmente por conta do aumento da nebulosidade.

A partir daí, a possibilidade de chuva cresce na maior parte das regiões. No domingo, mesmo com a presença do sol em muitas cidades, devem ocorrer períodos de maior nebulosidade com chance de chuva em grande parte do Estado, ainda que irregular e mal distribuída.

No começo da próxima semana, o panorama é o mesmo. Há possibilidade de chover em muitas cidades, apesar de que, outra vez, as precipitações tendam a ser irregulares e mal distribuídas, em outras palavras não chove em todos os pontos.

Porto Alegre e região são um caso à parte. A tendência maior é de sol e nuvens com aumento de nebulosidade e abafamento, mas não se pode afastar chuva passageira, que caso ocorra não deve ser expressiva. A maior chance de chuva para a região de Porto Alegre, e também o Litoral Norte, é na segunda-feira, quando se espera uma precipitação mais ampla e que atue mais no Leste e no Nordeste do Rio Grande do Sul.

Fonte: Observador Regional.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Enchente mais devastadora em décadas mata 62 pessoas em Valência, na Espanha

Publicado

em

portal plural enchente mais devastadora em décadas mata 62 pessoas em valência, na espanha
Foto: AP Foto/Alberto Saiz
15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Uma enchente repentina em Valência, na Espanha, resultou na morte de 62 pessoas, informaram as autoridades locais nesta quarta-feira (30).

A enchente, considerada a pior em décadas no país, foi causada por chuvas torrenciais que atingiram a região na terça-feira (29) devido a uma frente fria. Valência, a terceira maior cidade da Espanha, foi duramente afetada, especialmente a região sul. Vários municípios ao redor da cidade, no sudeste da Espanha, também sofreram com as inundações.

Em alguns desses municípios, como Turís e Utiel, choveu o equivalente ao esperado para o ano inteiro. Meteorologistas espanhóis associam a intensidade das chuvas ao aumento da temperatura do mar Mediterrâneo, já que Valência está localizada na costa mediterrânea da Espanha. A força das águas arrastou carros, transformou ruas de vilarejos em rios e interrompeu linhas ferroviárias e rodovias.

As autoridades nas áreas mais atingidas aconselharam os cidadãos a permanecerem em casa. O presidente regional do leste de Valência, Carlos Mazón, afirmou nesta quarta-feira que algumas pessoas ainda estão isoladas pelas enchentes.

“Se os serviços de emergência não chegaram, não é por falta de recursos ou disposição, mas por um problema de acesso,” explicou Mazón, acrescentando que alcançar certas áreas era “absolutamente impossível.”

Vídeos compartilhados nas redes sociais durante a noite mostraram pessoas presas pelas águas da enchente e outras refugiadas em árvores para evitar serem levadas pela correnteza.

Um trem de alta velocidade com quase 300 pessoas a bordo descarrilou perto de Málaga. Felizmente, as autoridades locais não relataram feridos. O serviço de trens entre Valência e Madri foi interrompido, assim como outras linhas na região.

A agência meteorológica estatal espanhola (Aemet) declarou alerta vermelho em Valência. As tempestades devem continuar até quinta-feira (31), conforme previsão do serviço meteorológico nacional da Espanha.

A Espanha ainda está se recuperando de uma severa seca ocorrida no início deste ano. Cientistas afirmam que o aumento de episódios de condições extremas está provavelmente relacionado às mudanças climáticas.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×