Talk Show da Fenadi Virtual tem como tema “ Legados e tradições” e “A Cultura como agente transformador da sociedade” – Portal Plural
Connect with us

Geral

Talk Show da Fenadi Virtual tem como tema “ Legados e tradições” e “A Cultura como agente transformador da sociedade”

Publicado

em



Como parte da programação da Fenadi Virtual desta sexta-feira (17), ocorreu o Talk-Show com duas temáticas, o primeiro debate foi sobre “Legados e Tradições” como convidados da noite esteve presente Malvina El Ammar – Centro Cultural Árabe de Ijuí e Eloi Samrsla – Centro Cultural Austríaco de Ijuí, já de forma remota o evento contou com a participação de Gerta Reimann de Morais – Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí, Paula Simon – Comissão Gaúcha de Folclore e Fundação Santos Herrmann, Octávio Capuano – Comissão Gaúcha de Folclore.

Representando o Centro Cultural Austríaco de Ijuí, Eloi Samrsla iniciou a discussão ressaltando a importância do legado “é de tradição do povo Austriaco a preocupação de transmitir a tradição e cultura para seus filhos, educação, conhecimento e família é muito importante para esta comunidade. Para quem iniciou o movimento é muito gratificante ver o resultado de hoje e saber que está abrindo as portas para os mundo”, finaliza.

Para o representante da Comissão Gaúcha de Folclore Octávio Capuano, a tradição é algo que os pais passam aos seus filhos “a união, honestidade, companheirismo o amor pela família e o conhecimento de nossa culinária típica foi o que eu aprendi e passo aos meus filhos, esse interesse para conhecer a culinária veio através de minha mãe muita coisa aprendi com ela, já participei de vários festivais de gastronomia levando o legado”

Paula Simon destacou a mensagem deste ano da Fenadi Virtual “Somos Todos, Somos Um” – eu sou uma mistura de culturas, com muitas raízes e personalidade diferenciada, um pouco de cada etnia está dentro de nós brasileiros”.

Já no segundo debate da noite de sexta-feira, a temática foi: “A Cultura como agente transformador da sociedade”, como convidados esteve presente o Vice- Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando González , e no telão a Secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Beatriz Araújo.

Iniciando o debate Beatriz Araújo comenta a importância de se reinventar “o evento Fenadi se reinventou devido a pandemia, e estamos entusiasmados, vemos que a presença de ijuí é tão forte na cultura, este festival é uma explosão de cores, músicas e danças o resultado do que é vivenciado durante o ano todo. Fico extremamente satisfeita quando vejo que o investimento do estado resulta em algo tão positivo para a sociedade ijuiense, Ijuí serve de exemplo para outras cidades, o estado está satisfeito com todo o investimento que tem feito nesta feira” ressaltou.

Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unijuí Fernando Gonzáles a Fenadi é um movimento educativo comunitário muito amplo “a integração de treze etnias diferentes engajadas permite que os indivíduos saiam de suas bolhas, e tenham contato com outras culturas e povos”.

Dando seguimento à noite, a Secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Beatriz Araújo falou sobre a importância de trabalhar a educação e a cultura juntas para melhorar a vida dos cidadãos, “ políticas voltada às culturas geralmente são fracas, não podemos pensar apenas na parte simbólica, mesmo com a pandemia onde tudo está sendo afetado estamos conseguimos mostrar para o que viemos. Ampliamos o investimento na cultura e conseguimos alterar a legislação, atualmente o acesso é mais facilitado para empreendedores a economia criativa resulta em mais 4% do PIB do Rio Grande do Sul, a empresa da cultura emprega mais que a empresa mobilística e calçadista sendo que estes setor paga mais, estamos vendo os resultados”, finaliza.

Segundo o vice- reitor, professor Fernando, um dos grandes problemas de acesso a cultura é a desigualdade “a sociedade Latino Americana precisa ter como elemento central a inclusão, de grandes setores da população que gerarão acesso e melhor condição de vida aos indivíduos. No município de Ijuí temos este costume de cultuar as tradições, mas o município tem uma das melhores educações, as pessoas têm acesso a educação então está tudo envolvido” explicou.

Finalizando a noite o Talk Show teve como atração especial o Show “A Sbornia Kontr’Atracka.

Apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV – Organização Internacional de Folclore;
PARCEIRO: CIOFF – International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore;
Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural;
Financiamento da PRÓ-CULTURA RS – GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL;
Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.
Patrocínio:COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO – CORSAN GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NOVAS FAÇANHAS.

Por Evelin Ramos, acadêmica do curso de jornalismo da Unijuí.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Surto de Covid na Case assusta dirigentes em Santo Ângelo

Publicado

em



Surto de Covid assusta a direção da Case (Centro de Atendimento Sócio Educativo de Santo Ângelo).

Segundo o Diretor Rodrigo Medeiros, atualmente 17 funcionários estão afastados e 3 hospitalizados. Já foi constatado 10 casos de internos infectados e já recuperados.

A maior preocupação do Diretor Medeiros é que o Case de Santo Ângelo será praticamente o último a ser vacinado sendo que os demais do Estado já estão sendo. Já os funcionários da Susepe foram vacinados no mês de abril.

Todos ficarão em quarentena até o dia 16 de junho, e devido a esta situação, os internos não poderão ter aulas presenciais e nem receber visitas das famílias.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Prefeito assina início de obra de asfalto na Sulina

Publicado

em



Nesta semana, o Prefeito Anderson Mantei assinou mais uma importante ordem de início. Parte das ruas Tupanciretã e Cristóvão Leopoldo Meinertz irão receber asfalto e complementos. O prefeito fez questão de visitar o local juntamente com o vereador Rufino que intermediou o recurso junto do Deputado Federal Maurício Dziedricki. Também participaram do ato o Engenheiro Civil Mauricio Lenz, o Secretário de Obras Rodrigo Burkle e representantes da empresa que fará a obra no bairro Sulina. O prazo para execução é de 90 dias. O valor investido é de R$269.800,32.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Governador do Estado anuncia nesta quarta-feira (09) importantes investimentos em rodovias da região

Publicado

em

Na foto, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Junior e o secretário extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política, Agostinho Meirelles e Deputados CLasmann, Ernani e Zilá

 

Por articulação dos deputados Aloísio Classmann, Ernani Polo e Zilá Breitenbach, governo destinará recursos para melhoria de estradas estaduais.

 

Nesta quarta-feira, às 14h30 no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite, na presença de deputados estaduais da base aliada, realiza anúncio de importantes investimentos em infraestrutura na região, visando a melhoria das estradas, devido a articulação, mobilização, empenho e o trabalho dos deputados Aloísio Classmann, Ernani Polo e Zilá Breitenbach, que não mediram esforços para buscar viabilizar esta iniciativa junto ao executivo estadual.

Os detalhamentos da medida vão ser aprofundados com mais informações após o evento, a ser realizado na tarde desta quarta-feira (09).

 

FONTE: GABINETE DEPUTADO ALOISIO CLASSMAN

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×