Saúde
Suposta vítima de agressão é resgatada pela Brigada Militar de Catuípe
A Brigada Militar auxiliou em um atendimento na noite de ontem (12), após receber uma ligação anônima informando que um indivíduo, supostamente agredido, estava caído sobre os trilhos nas proximidades da antiga Estação Férrea, em Catuípe.
No local a vítima foi encontrada e identificada como um homem. Ele estava muito ferido e apresentava sangramento volumoso na cabeça, braços, fratura exposta na perna esquerda e praticamente em parada cardiorrespiratória, correndo risco de vida.
A vítima foi socorrida pela guarnição e encaminhado até o Pronto Atendimento de Catuípe, sendo transferido imediatamente, devido ao estado das lesões, para o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), onde permanece internado. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Ijuí.
Destaque
Aprenda a identificar se a carne está boa para consumo ou estragada
Destaque
Polícia aponta que frigorífico disfarçou carne estragada do RS e a vendeu como corte nobre uruguaio
Destaque
RS receberá mais de 55 mil testes rápidos de dengue nos próximos dias
Pela primeira vez, o Ministério da Saúde distribuirá testes rápidos para diagnóstico da dengue a todos os Estados brasileiros. O Rio Grande do Sul receberá 55.850 unidades, com previsão de chegada em 29 de janeiro. No total, serão entregues 6,5 milhões de testes em todo o país, um investimento de mais de R$ 17,3 milhões. O processo de aquisição teve início em 2024.
A iniciativa visa acelerar a detecção da doença, especialmente em municípios com acesso limitado a serviços laboratoriais.
Distribuição dos testes
Inicialmente, serão disponibilizados 4,5 milhões de unidades, com entregas previstas para a próxima semana. O cronograma detalhado não foi divulgado, mas o Ministério da Saúde confirmou ao Zero Hora que o RS receberá os primeiros lotes no dia 29 de janeiro.
A distribuição levou em conta a quantidade de notificações de casos suspeitos em cada Estado entre as semanas epidemiológicas 27/2024 e 2/2025. Nesse período, de 30 de junho de 2024 a 11 de janeiro de 2025, o Rio Grande do Sul registrou pelo menos 11,3 mil casos suspeitos.
São Paulo será o Estado mais contemplado, com cerca de 2 milhões de testes, já que somou mais de 410 mil notificações da doença. Minas Gerais, com 82 mil casos suspeitos, receberá 405 mil exames, enquanto o Paraná, com 72 mil registros, terá 359 mil unidades.
Cada Estado enfrenta desafios distintos no combate à dengue. Em 2024, o RS teve um cenário crítico, com ao menos 281 mortes provocadas pela doença, agravadas por fatores como condições climáticas. Para 2025, espera-se uma leve melhora, embora os impactos da enchente de maio possam influenciar na disseminação do vírus.
Além da distribuição inicial, cerca de 2 milhões de testes permanecerão em um estoque estratégico, podendo ser enviados a localidades que apresentem aumento nos casos ao longo do ano.
Novidade nos diagnósticos
O envio dos testes rápidos para os Estados representa uma iniciativa inédita do Ministério da Saúde. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) já conta com dois exames para detectar a dengue: o de biologia molecular e o sorológico, disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). Os novos testes rápidos serão uma alternativa complementar para frear a propagação do vírus.
Capazes de identificar a presença do vírus em cerca de 15 minutos, os testes oferecem um diagnóstico ágil, embora não determinem o sorotipo da infecção. Eles estarão disponíveis na rede pública de saúde.
Fonte: GZH
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM