Superlua Rosa, a maior de 2020, estará mais brilhante entre hoje e quinta – Portal Plural
Connect with us

Mundo

Superlua Rosa, a maior de 2020, estará mais brilhante entre hoje e quinta

Publicado

em



Nesta semana você poderá observar a maior superlua de 2020. Apesar de ser chamada de “Super Pink Moon” (Superlua Rosa) nos EUA, ela não tem uma cor diferente. O nome foi dado por conta de uma planta selvagem dos EUA, a Phlox Subulata, que tem flores róseas e floresce nesta época do ano.

O fenômeno estará visível entre os dias 7 e 9 de abril (terça e quinta-feira), com seu ápice na quarta-feira (8), quando a Lua estará cheia em sua totalidade. Para observar, basta olhar para o leste desde o pôr do Sol.

O ideal é estar no ponto mais alto de sua cidade, ou em um local com uma visão livre do horizonte, já que o contraste com prédios, montanhas e árvores à frente faz a lua parecer muito maior do que de costume. Nada te impede de observar a superlua quanto ela estiver alta no céu, mas o efeito será menos impressionante.

Vai ter mais?
Segundo o astrólogo Richard Nolle, que cunhou o termo em 1979, uma “superlua” é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.

O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara. Em 2020 ela já ocorreu duas vezes, em 9 de fevereiro e 9 de março, e ocorrerá também em 8 de abril e 7 de maio.

Depois disso, os eventos começam a se distanciar. Em junho, por exemplo, a Lua estará no perigeu no dia 3, mas só estará cheia no dia 5, quando já vai estar fora da posição “ideal”. Portanto, não é considerada uma superlua. Grande, talvez, mas não Super. O evento só voltará a ocorrer em 27 de abril de 2021.

Apps dão uma forcinha
Para saber o momento exato do pôr do Sol em sua cidade, basta perguntar ao Google: “OK Google, quando o sol vai se pôr hoje?”. Já para saber para onde olhar, basta usar um app de bússola.

Quem usa um iPhone não precisa de um app extra, basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android, uma boa opção é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Além da direção em que o celular está apontando, ele também indica o horário do nascer e do pôr do sol, sua altitude e até a intensidade do campo magnético próximo ao aparelho. Tudo isso em uma tela só. 

Olhar Digital

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

TUCUNDUVA – AVISO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 15_2022 – REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE PEDRAS E PÓ DE PEDRA AVISO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 15_2022

Publicado

em



AVISO DE LICITAÇÃO

AVISO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 15/2022 – Licitação com itens de ampla concorrência e com reserva de cota de 25% (vinte e cinco por cento) para beneficiárias da lei complementar nº 123/2006. Não havendo participação de  beneficiárias da lei complementar nº 123/2006 no certame, todos os itens serão considerados de ampla concorrência. Tipo menor preço por item. Objetivo: Registro de Preços para Aquisição de Pedras e Pó de Pedra. Sessão pública dia 11/07/2022 às 09hna Prefeitura Municipal de Tucunduva. O Edital e seus anexos estão disponíveis no link: https://www.tucunduva.rs.gov.br/site/licitacoes/29950-pregao-pre. Mais informações pelo telefone (55) 3542 1022, ou pelo e-mail: [email protected].

Tucunduva/RS, 24 de junho de 2022.

Jonas Fernando Hauschild – Prefeito Municipal.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Astrônomos encontram um novo sistema multiplanetário na vizinhança da Terra

Publicado

em



A equipe de astrônomos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em colaboração com outros astrônomos ao redor do mundo, conseguiram identificar dois planetas rochosos orbitando ao redor da estrela HD 260655, em um sistema que está a apenas 33 anos-luz da Terra.
 
De acordo com os dados e as estimativas, os planetas são rochosos e possuem um tamanho aproximado ao da Terra. O planeta HD 260655b, é aproximadamente 1,2 vez maior, e tem o dobro da massa da Terra, e um pouco mais denso. Já o planeta HD 260655c, é 1,5 vez maior do que a Terra, tem o triplo de massa, e é menos denso do que nosso planeta.
 
O movimento de translação desses planetas é bastante rápido. Estima-se que o planeta HD 260655b realize sua órbita em apenas 2,8 dias, e que o planeta HD 260655c, realize a sua a cada 5,7 dias.Com órbitas bastante próximas à estrela, suas superfícies são muito quentes, com temperaturas de 710 K (aproximadamente 436°C), no planeta mais interno, e de 560 K (aproximadamente 286°C) para o planeta com órbita mais externa.
 
Graças a essas temperaturas, eles são considerados inabitáveis, e acredita-se ser muito difícil a presença de água líquida nesses corpos celestes. Mas os pesquisadores estão animados com a descoberta, e principalmente com a possibilidade de estudo desses novos mundos.
 
A inferência da existência desses planetas foi feita por Michelle Kunimoto, pós-doutoranda no Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do MIT. Ao analisar padrões de decaimento na luminosidade da estrela, Kunimoto pôde deduzir que havia astros circundando HD 260655.
 
A identificação oficial desses planetas, que foi realizada em tempo recorde, só foi possível graças à colaboração entre os pesquisadores dos observatórios do Havaí (Keck) e Espanha (Calar Alto), que forneceram os dados de seus equipamentos, para comparação e análise dos dados coletados pelo Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS, sigla em inglês).
 
O TESS pertence à Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), e tem a missão liderada pelo MIT. Sua função é o reconhecimento e observação das estrelas mais próximas e brilhantes, e envio de informações sobre perturbações nos sinais de luz dessas estrelas.
 
Fonte: TecMundo
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Amarildo pede rótula na Avenida Pedro Schwertz

Publicado

em



O Vereador Tenente Amarildo apresentou nesta segunda-feira (20) na sessão da câmara de vereadores uma indicação solicitando para que o executivo Municipal possa fazer um estudo de viabilidade para uma Rótula no entroncamento da Avenida Pedro Schwertz com as Ruas Germano Dockorn e Pedro Schwertz para dar maior despacho no trânsito no bairro Cruzeiro.

Foram recebidas várias solicitações, por parte dos moradores e motoristas que trafegam naquela parte da cidade e de transeuntes. Os relatos são de que existe dificuldade para fluidez no trânsito do local, em horários de pico existe uma dificuldade em realizar conversões e seguir para alguma das ruas.

“Notamos que po do Executivo Municipal.recisa ser feito uma adequação no trânsito porque com a extensão da Avenida América o fluxo de veículos aumentou muito e se faz necessário novas adequações para que o trânsito possa fluir melhor e assim evitar acidentes.”, comentou o Vereador Tenente Amarildo, a matéria foi aprovada por unanimidade e agora segue para apreciaçã

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×