Sul do Brasil terá longa sequência de dias com risco de temporais
Connect with us

Destaque

Sul do Brasil terá longa sequência de dias com risco de temporais

Publicado

em

sul do brasil terá longa sequência de dias com risco de temporais
Foto: Reprodução.


A MetSul Meteorologia alerta para uma longa sequência de dias com risco de temporais isolados no Sul do Brasil. Os temporais podem ocorrer nos três estados do Sul. Neste fim de semana e durante a próxima semana, as condições serão favoráveis ao registro de tempestades localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. O risco de tempo severo se concentra mais nesta sexta-feira na Argentina e no Uruguai. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) emitiu alertas amarelo e laranja por risco de tormentas para diversas províncias do Centro e do Nordeste argentino, como La Pampa, Córdoba, Buenos Aires, Santa Fé, Entre Ríos e Corrientes.

O risco de tempo severo se concentra mais nesta sexta-feira na Argentina e no Uruguai. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) emitiu alertas amarelo e laranja por risco de tormentas para diversas províncias do Centro e do Nordeste argentino, como La Pampa, Córdoba, Buenos Aires, Santa Fé, Entre Ríos e Corrientes.

No Sul do Brasil, o risco de tempo severo localizado deve aumentar principalmente neste fim de semana com possibilidade de temporais isolados, sobretudo em horas da tarde para a noite, quando o aquecimento diurno deve favorecer a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical (carregadas).

Estes temporais isolados podem provocar chuva intensa com elevados volumes em curtos intervalos, rajadas de vento fortes e ainda queda de granizo. Como são eventos muito localizados, somente em curtíssimo prazo é possível se alertar quais cidades vão ser atingidas.

Inicialmente, o risco de temporais será maior no Rio Grande do Sul durante este fim de semana. Na semana que vem, a probabilidade de tempo severo vai aumentar bastante nos estados de Santa Catarina e no Paraná enquanto no estado gaúcho a possibilidade de temporais diminuirá ao longo da semana na maioria das regiões com risco ainda mais alto no Norte gaúcho.

Uma frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil na semana que vem, o que vai reforçar a instabilidade. Ao encontrar uma massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil, o sistema frontal acabará por agravar o risco de tempo severo com temporais isolados principalmente nos territórios catarinense e paranaense.

 

RISCO DE FORTES TEMPORAIS

A instabilidade deste fim de semana e de grande parte da semana que vem vai se dar no Sul do Brasil sob uma atmosfera quente a muito quente, o que aumenta o potencial para temporais localmente fortes a severos com risco de danos. A atmosfera estará mais aquecida principalmente neste fim de semana e no início da próxima semana.

Assim, a MetSul destaca que alguns temporais isolados podem ser fortes a severos com queda de granizo e, em especial, alguns vendavais localizados. Com o ar muito quente em altitude, podem se formar células ou supercélulas de tempestades capazes de gerar fenômenos mais severos.

Chama atenção, aliás, pelas projeções dos modelos numéricos analisados pela MetSul, como a atmosfera vai estar muito instável ao longo dos próximos dias no Sul do Brasil, o que não apenas vai favorecer os temporais isolados como também causará chuva com volumes elevados em muitas cidades.

LONGA SEQUÊNCIA DE DIAS COM RISCO DE TEMPORAIS

O período favorável a temporais isolados no Sul do Brasil será longo. Todos os dias até o final da semana que vem terão condições para tempestades localizadas na Região Sul. Os mapas abaixo mostram a projeção diária de raios do modelo europeu até o final da semana que vem.

Tal como se constata, as ocorrências de raios serão diárias e em grande número até o fim da próxima semana, acompanhando um padrão de grande instabilidade do tempo. A alta frequência de raios é condizente com o cenário propício para temporais que se antecipa para a Região Sul.

Fonte: Metsul.

Compartilhe

Destaque

Prefeitos indicam que poderão apoiar aumento da alíquota do ICMS no RS

Publicado

em

portal plural famurs


A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) indica que poderá apoiar a proposta do governador Eduardo Leite para aumentar a alíquota do ICMS de 17% para 19,5% a partir de 2024. A posição da entidade foi discutida na tarde desta segunda-feira (4) com 63 dos 497 prefeitos do RS, após audiência com o governador, realizada na sede da entidade, em Porto Alegre.

Após deliberação com Leite, foi realizada a primeira votação, e todos os presentes, incluindo o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, votaram a favor do aumento da alíquota.

Ainda será necessário deliberar com 28 presidentes de associações regionais antes de cravar a posição definitiva. Pelo menos oito presidentes regionais participaram da votação desta tarde. Segundo Orsi, a decisão final será anunciada ainda nesta semana.

A proposta de Leite foi protocolada em novembro, para que pudesse ser apreciada pelos deputados estaduais antes do recesso de final de ano. A aprovação depende do apoio da maioria simples entre os 55 parlamentares.

Quando anunciou a proposta aos deputados, Leite disse que se trata de um movimento conjunto dos Estados do Sul e Sudeste, que fizeram as contas e concluíram que ter uma alíquota baixa de ICMS reduzirá os valores que a União terá de compensar nos próximos anos.

No caso do Rio Grande do Sul, a perda seria de R$ 4 bilhões anuais – o valor equivale ao que o Estado arrecadou com a venda da Corsan. A medida vem gerando polêmica e contestação entre diferentes setores da economia gaúcha.

Fonte: GZH.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mulher nua é resgatada pela Brigada Militar após discussão no Bairro Planalto

Publicado

em

portal plural plantão 2


Na noite de sábado (02), por volta das 22h30min, a Brigada Militar foi acionada para intervir em uma situação inusitada no bairro Planalto. Policiais relataram que uma mulher estava nua na rua, pedindo socorro. Ao ser abordada, a mulher relatou que estava anteriormente no interior de um veículo Ford Fusion.

Segundo a mulher, houve uma discussão entre ela e seu namorado, o que a levou a sair do veículo. Questionada por estar sem as roupas, a mulher afirmou que as roupas estavam molhadas.

Os policiais prontamente conduziram a mulher para a casa de uma amiga, buscando garantir sua segurança. O suposto namorado, condutor do veículo, não aceitou fazer o teste do bafômetro. 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Tuparendi cancela programação e decoração de Natal deste ano

Publicado

em

portal plural tuparendi
Foto: Reprodução.

A Administração Municipal de Tuparendi cancelou a programação de Natal e até mesmo a decoração da Praça Aquiles Turra.  O cancelamento foi anunciado através de um comunicado emitido na manhã desta segunda, 4 de dezembro.  A Prefeitura justificou o cancelamento devido a previsão de chuvas para o mês de dezembro e também em solidariedade a situação da população do interior do município, severamente atingidos pelas chuvas dos últimos meses e cujas consequências, como a situação das estradas, ainda estão longe de serem resolvidas.

Na nota divulgada hoje a Administração Municipal se solidariza com os moradores do interior, cujas estradas e lavouras foram afetadas, bem como com os voluntários que há tempos trabalham na confecção dos adornos que iriam ser instalados na decoração natalina, justificando que os mesmos serão utilizados no ano que vem.  Veja abaixo a íntegra do comunicado expedido pela Administração Municipal de Tuparendi:

b8d03eab 218a 4cce b867 8216b9f5f4d4

Fonte: Guia Tuparendi.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×