Geral
SpaceX tenta primeira caminhada espacial com civis a partir desta terça
A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, está se preparando para um marco inédito no setor aeroespacial: realizar a primeira caminhada espacial em uma missão comercial, batizada de Polaris Dawn. Essa missão usará a nave Crew Dragon, em vez da Starship, a maior nave espacial do mundo.
Outro objetivo ambicioso da missão é atingir 1.400 km de altitude, a maior distância da Terra alcançada por humanos desde o fim do programa Apollo, em 1972. Para comparação, a Estação Espacial Internacional (ISS) orbita a 420 km da Terra.
A missão planeja levar quatro passageiros em um voo de cinco dias, partindo do Kennedy Space Center, base da NASA na Flórida, EUA. O lançamento está previsto para as 4h38 (horário de Brasília) desta terça-feira (27), com a possibilidade de adiamento para o final da manhã ou quarta-feira (28). No terceiro dia, dois passageiros poderão deixar a nave e flutuar no espaço, a 700 km da Terra.
Essa será a primeira missão do programa Polaris, organizado pelo bilionário Jared Isaacman, um dos passageiros do voo. O programa prevê outras duas missões com a SpaceX, incluindo uma com a Starship.
Detalhes do voo
O voo deve durar cinco dias, com momentos críticos logo após o lançamento:
- 58 segundos após o lançamento: o foguete Falcon 9 atinge o “Max Q”, pico de estresse mecânico.
- 2 minutos e 38 segundos: motores do 1º estágio (Falcon 9) são desligados.
- 2 minutos e 42 segundos: separação do 1º e 2º estágios do veículo espacial.
- 2 minutos e 51 segundos: motores do 2º estágio são ligados.
- 7 minutos e 39 segundos: reentrada do 1º estágio na atmosfera.
- 8 minutos e 59 segundos: motores do 2º estágio são desligados.
- 9 minutos e 35 segundos: 1º estágio pousa em uma embarcação da SpaceX no Oceano Atlântico.
- 12 minutos e 16 segundos: Crew Dragon se separa do 2º estágio e continua o voo.
- 12 minutos e 58 segundos: o “nariz” da Crew Dragon começa a abrir.
A caminhada espacial
A preparação para flutuar no espaço envolve 45 horas de “pré-respiração” para encher a cabine apenas com oxigênio, evitando a presença de nitrogênio, que pode causar problemas na corrente sanguínea dos passageiros. Antes da saída, a Crew Dragon é despressurizada e exposta ao vácuo do espaço. A caminhada espacial exigirá trajes especiais desenvolvidos pela SpaceX, conhecidos como trajes para atividade extraveicular (EVA). Esses trajes são feitos com materiais de foguetes, possuem um visor com câmera de última geração e tecidos térmicos para maior mobilidade.
Tripulação
- Jared Isaacman (comandante): CEO da Shift4, financiador da missão Inspiration4, a primeira a orbitar a Terra sem astronautas profissionais.
- Scott Poteet (piloto): Tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA.
- Sarah Gillis (especialista de missão): Engenheira de operações espaciais da SpaceX.
- Anna Menon (especialista de missão e médica): Engenheira de operações espaciais da SpaceX.
Isaacman, o único da tripulação com experiência em voos espaciais, está financiando o programa Polaris. Embora ele não tenha revelado o custo total, estima-se que tenha investido cerca de US$ 100 milhões (R$ 550 milhões).
Objetivos da missão
Além do turismo espacial, a missão realizará 36 experimentos científicos. Um dos estudos, em parceria com a Universidade do Colorado, envolve o uso de lentes de contato inteligentes para investigar como a alta altitude afeta o corpo, especialmente a pressão intraocular. Isso ajudará a entender a síndrome neuro-ocular associada a viagens espaciais (SANS), que pode causar alterações permanentes na visão.
Fonte: G1
Geral
FEBAP vai ao Paraguai para debater melhorias no trânsito fronteiriço
As Febap’s do Brasil, Argentina e Paraguai realizaram uma importante Reunião Plenária Internacional nesta terça-feira (26), em Obligado, Itapúa, no Paraguai.
O foco foi “Panorama do trânsito fronteiriço na área de atuação da FEBAP”. “Elaboramos um documento que será levado aos parlamentares dos três países”, disse o presidente da Febap Internacional, Gerson Lauermann.
O documento pede que sejam realizadas melhorias como a abertura do Porto em Vera Cruz aos domingos, assim como a disponibilidade de horários estendidos nas travessias, começando mais cedo e encerrando mais tarde sem fechar ao meio dia.
Também está sendo solicitado que se use mais a tecnologia para agilizar o trânsito fronteiriço na Argentina com o Paraguai, Posadas/Encarnación.
“Estamos sugerindo também que se agilize os processos burocráticos na liberação de cargas”, disse Lauermann entusiasmado com o resultado da reunião. Já está agendada a próxima reunião para acontecer durante a Indumóveis, levando o maior número de participantes possível, tanto de autoridades como da sociedade civil, que é a maior interessada para que o Mercosul seja uma realidade além do papel.
[mailpoet_form id="1"]Geral
Secretaria de Desenvolvimento Social e CRRM lançam Cartilha “Quebrando o Silêncio”
Na manhã desta quinta-feira (28), o Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher (CRRM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou o lançamento da Cartilha/Gibi “Quebrando o Silêncio: Maria da Penha vai à escola”. A ação aconteceu no Clube Concórdia e faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo. Uma campanha pelo fim da violência contra a mulher que iniciou no dia 25 de novembro em Santa Rosa. As atividades propostas buscam conscientizar a população sobre a violência de gênero e mobilizar a sociedade para combater essa forma de agressão.
Neste ano, a equipe do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher, Dirce Margarete Grösz, realizou ações nas escolas e instituições do município sobre a conscientização da violência doméstica. Com o apoio da Gestão Municipal e a parceria da FEMA, foi elaborada uma Cartilha/Gibi para, de forma lúdica, levar conhecimento sobre esse tema tão relevante para as escolas, onde estão sendo formados os futuros adultos.
A Cartilha/Gibi Quebrando o Silêncio vai proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre as relações cotidianas e como algumas condutas podem ser prejudiciais. A Gerente do CRRM, Mariza Oleynek, destacou com muito orgulho que Santa Rosa é pioneira no lançamento desta cartilha e que a cidade se tornou referência regional pelo trabalho realizado junto à Rede de Proteção à Mulher no enfrentamento à violência doméstica, “A cartilha, através de histórias em quadrinhos, busca conscientizar de forma mais clara crianças, adolescentes e educadores, para que possam multiplicar o conhecimento sobre a problemática, a fim de romper com o ciclo da violência doméstica”.
O evento contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Taisa Boelter, da Secretária de Educação e Cultura, Josiane Heck, da Juíza da 2ª Vara Criminal, Bianca Predger Sawick, do Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Santa Rosa, Rodrigo Piton, do Defensor Público, Tarcísio Scherer Perlin, da Diretora da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde, Fabiana Breitenbach, da Major Vanessa Peripoli, do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira da Brigada Militar, do Diretor Administrativo da FEMA, Césio Carlos Albea e demais membros da Rede de Proteção à Mulher, além de alunos da Rede Municipal de Ensino.
[mailpoet_form id="1"]Economia
Saiba quem poderá receber o abono do PIS/Pasep em 2025
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM