Geral
SpaceX, de Elon Musk, está prestes a realizar a primeira caminhada espacial comercial
A SpaceX se prepara para lançar uma missão audaciosa, enviando quatro astronautas particulares a 1.400 km acima da Terra, com o objetivo de realizar a primeira caminhada espacial por uma nave privada.
Chamada de Polaris Dawn, essa missão é a primeira de três voos tripulados que compõem o Programa Polaris, culminando no primeiro voo espacial humano utilizando a nave Starship, desenvolvida pela SpaceX, empresa fundada pelo bilionário Elon Musk.
Aqui estão os detalhes principais sobre o Programa Polaris e a missão Polaris Dawn:
O que é o Programa Polaris? O Programa Polaris é uma série de três missões espaciais tripuladas, concebidas para expandir as capacidades da SpaceX. Após a conclusão dessas missões, o próximo passo será o primeiro voo tripulado a bordo da Starship, que ainda está em fase de testes. Segundo Jared Isaacman, bilionário e comandante do Programa Polaris, “O Programa Polaris é um avanço significativo na exploração espacial humana, ao mesmo tempo em que busca resolver problemas na Terra por meio de tecnologias inovadoras”. Isaacman já comandou a Inspiration4, a primeira missão orbital composta apenas por civis, realizada em setembro de 2021. “Nosso objetivo é inspirar a humanidade a olhar para o alto e imaginar o que podemos alcançar tanto na Terra quanto em outros mundos”, afirma.
O que é a Polaris Dawn? A missão Polaris Dawn está prevista para ser lançada nos próximos dias, assim que as condições climáticas forem favoráveis. O lançamento ocorrerá no Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Os astronautas viajarão em uma cápsula SpaceX Dragon, impulsionada por um foguete SpaceX Falcon 9. Para informações sobre o horário exato do lançamento e como acompanhar ao vivo, consulte as atualizações no perfil da Polaris no X (antigo Twitter), no site da SpaceX e no canal da SpaceX no YouTube.
Durante a missão, a tripulação da Polaris Dawn passará até cinco dias em órbita, alcançando a maior altitude já atingida por uma missão Dragon.
A equipe será composta por Jared Isaacman, o tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA, Scott Poteet, e as engenheiras de operações espaciais da SpaceX, Sarah Gillis e Anna Menon, que também atuam como treinadoras de astronautas.
Qual é o objetivo da Polaris Dawn? A Polaris Dawn tem três objetivos principais, apesar de sua curta duração em órbita. “Buscamos alcançar a maior órbita terrestre já atingida, realizar a primeira caminhada espacial comercial do mundo e testar a comunicação por laser do sistema Starlink”, explica Isaacman. A caminhada espacial acontecerá a cerca de 700 km acima da Terra.
Embora a cápsula Dragon da SpaceX já tenha sido usada pela NASA em missões tripuladas, nunca houve uma caminhada espacial realizada a partir dela. Isso mudará com a Polaris Dawn, que utilizará trajes extraveiculares especialmente desenvolvidos pela SpaceX.
Além disso, a tripulação conduzirá pesquisas científicas focadas na saúde humana no espaço, abordando questões como doenças descompressivas, radiação espacial e os efeitos de voos espaciais de longa duração.
A Polaris Dawn também seguirá o exemplo da Inspiration4, que arrecadou mais de US$ 240 milhões para o St. Jude Children’s Research Hospital, em Memphis, Tennessee. Durante a missão, haverá uma leitura em órbita de um livro infantil, “Kisses from Space”, escrito por Anna Menon.
A SpaceX pode resgatar o Telescópio Espacial Hubble? Em junho, Isaacman sugeriu que a segunda missão do Programa Polaris poderia incluir uma visita ao Telescópio Espacial Hubble, que precisa de um impulso para evitar sua reentrada descontrolada na atmosfera terrestre, o que levaria à sua queda no chamado “cemitério de naves espaciais” no Oceano Pacífico antes do fim de sua vida útil.
Em maio, a National Public Radio (NPR) obteve e-mails internos da NASA que revelaram preocupações com os riscos de uma caminhada espacial tanto para os astronautas quanto para o Hubble, o que pode impactar os planos de salvamento do telescópio. Além disso, as cápsulas Dragon não possuem câmaras de descompressão nem braços robóticos para capturar o Hubble, o que complica ainda mais a missão.
Fonte: Forbes Brasil
Geral
FEBAP vai ao Paraguai para debater melhorias no trânsito fronteiriço
As Febap’s do Brasil, Argentina e Paraguai realizaram uma importante Reunião Plenária Internacional nesta terça-feira (26), em Obligado, Itapúa, no Paraguai.
O foco foi “Panorama do trânsito fronteiriço na área de atuação da FEBAP”. “Elaboramos um documento que será levado aos parlamentares dos três países”, disse o presidente da Febap Internacional, Gerson Lauermann.
O documento pede que sejam realizadas melhorias como a abertura do Porto em Vera Cruz aos domingos, assim como a disponibilidade de horários estendidos nas travessias, começando mais cedo e encerrando mais tarde sem fechar ao meio dia.
Também está sendo solicitado que se use mais a tecnologia para agilizar o trânsito fronteiriço na Argentina com o Paraguai, Posadas/Encarnación.
“Estamos sugerindo também que se agilize os processos burocráticos na liberação de cargas”, disse Lauermann entusiasmado com o resultado da reunião. Já está agendada a próxima reunião para acontecer durante a Indumóveis, levando o maior número de participantes possível, tanto de autoridades como da sociedade civil, que é a maior interessada para que o Mercosul seja uma realidade além do papel.
[mailpoet_form id="1"]Geral
Secretaria de Desenvolvimento Social e CRRM lançam Cartilha “Quebrando o Silêncio”
Na manhã desta quinta-feira (28), o Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher (CRRM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou o lançamento da Cartilha/Gibi “Quebrando o Silêncio: Maria da Penha vai à escola”. A ação aconteceu no Clube Concórdia e faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo. Uma campanha pelo fim da violência contra a mulher que iniciou no dia 25 de novembro em Santa Rosa. As atividades propostas buscam conscientizar a população sobre a violência de gênero e mobilizar a sociedade para combater essa forma de agressão.
Neste ano, a equipe do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher, Dirce Margarete Grösz, realizou ações nas escolas e instituições do município sobre a conscientização da violência doméstica. Com o apoio da Gestão Municipal e a parceria da FEMA, foi elaborada uma Cartilha/Gibi para, de forma lúdica, levar conhecimento sobre esse tema tão relevante para as escolas, onde estão sendo formados os futuros adultos.
A Cartilha/Gibi Quebrando o Silêncio vai proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre as relações cotidianas e como algumas condutas podem ser prejudiciais. A Gerente do CRRM, Mariza Oleynek, destacou com muito orgulho que Santa Rosa é pioneira no lançamento desta cartilha e que a cidade se tornou referência regional pelo trabalho realizado junto à Rede de Proteção à Mulher no enfrentamento à violência doméstica, “A cartilha, através de histórias em quadrinhos, busca conscientizar de forma mais clara crianças, adolescentes e educadores, para que possam multiplicar o conhecimento sobre a problemática, a fim de romper com o ciclo da violência doméstica”.
O evento contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Taisa Boelter, da Secretária de Educação e Cultura, Josiane Heck, da Juíza da 2ª Vara Criminal, Bianca Predger Sawick, do Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Santa Rosa, Rodrigo Piton, do Defensor Público, Tarcísio Scherer Perlin, da Diretora da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde, Fabiana Breitenbach, da Major Vanessa Peripoli, do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira da Brigada Militar, do Diretor Administrativo da FEMA, Césio Carlos Albea e demais membros da Rede de Proteção à Mulher, além de alunos da Rede Municipal de Ensino.
[mailpoet_form id="1"]Economia
Saiba quem poderá receber o abono do PIS/Pasep em 2025
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM