Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Sindilojas Santa Rosa esteve presente em Palmeira das Missões – Portal Plural
Connect with us

Geral

Sindilojas Santa Rosa esteve presente em Palmeira das Missões

Pável Bauken

Publicado

em



 

O Sindilojas Santa Rosa esteve presente na terça-feira, dia 2 de julho, no Fórum Regional da Fecomércio em Palmeira das Missões, RS. Na oportunidade foram apresentados os novos produtos e serviços da Fecomércio RS para os sindicatos filiados.

Logo após o Fórum, o Sindilojas Santa Rosa também se fez presente no Giro Pelo Rio Grande, o qual teve como tema “O Brasil está para negócios?”. Subiram ao palco dois economistas, o Sr. Lucas Schifino e o Dr. Marcelo Portugal, e um Advogado pós graduado em economia, Sr. Rafael Borin. Os mesmo trataram da importância da Reforma da Previdência e da agenda de reformas no Brasil. Após os painéis, abriu-se uma rodada de perguntas onde os mesmos puderam responder e tirar as dúvidas do público presente.

Na foto, da esquerda para a direita: Wilson Wilmar Bourcheidt, Otmar Vier, Elizângela Depner, Nice Richter, Elzevir Filho e Rodrigo Beier Marx.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

A arte e a dança serão temas de debate no talk show deste sábado

Pável Bauken

Publicado

em



Nesse sábado, 17, a Fenadi Virtual 2020 leva ao público grandes atrações: diretamente do palco principal do evento, em que acontece diariamente o Talk Show ao vivo, irão ocorrer importantes debates acerca de temas que movem a Festa Nacional das Culturas Diversificadas: a arte e a dança. Essas manifestações culturais são duas das formas mais importantes de expressar as tradições e riqueza do movimento étnico de Ijuí.

No primeiro horário, das 19h às 20h, o bate-papo é sobre “A linguagem universal da dança” e recebe as convidadas Cíntia Schwingel, coreógrafa dos grupos Bambini, Mazzolin Di Fiori e Giovanotti, do Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí, e Rosane Martins, coreógrafa do Grupo Krakus, do Centro Cultural Polonês Karol Wojtyla de Ijuí. De forma virtual, irão participar os dançarinos Marcelo Chocolate e Carlinhos de Jesus e a integrante do Conselho Estadual de Cultura e da Comissão Gaúcha de Folclore, Alessandra Motta.

Das 20h às 21h, o assunto que norteia a conversa é “A arte que revela o ser brasileiro”. Quem irá falar sobre isso são os atores Jackson Antunes e Monah Delacy, que participam pelo telão, assim como o contrarregra J. Maia. O convidado local é Rubinho de Oliveira. A apresentação é de Douglas Dorneles, com apoio de Daiana Dal Ros e intervenções musicais de Gerson Antunes.

Para finalizar a programação especial da noite, acontece o show de Luiz Carlos Borges, que será transmitido pelo YouTube. Além disso, a Unijuí FM também transmitirá no rádio esse show com um dos maiores nomes da música tradicionalista gaúcha, dentro do projeto Trilha Cultural.

Apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV – Organização Internacional de Folclore
PARCEIRO: CIOFF – International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore
Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural
Financiamento da PRÓ-CULTURA RS – GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.
Patrocínio:COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO – CORSAN. GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NOVAS FAÇANHAS.
Por Amanda Calegaro Thiel, acadêmica do curso de jornalismo da Unijuí.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Talk Show da Fenadi Virtual tem como tema “ Legados e tradições” e “A Cultura como agente transformador da sociedade”

Pável Bauken

Publicado

em



Como parte da programação da Fenadi Virtual desta sexta-feira (17), ocorreu o Talk-Show com duas temáticas, o primeiro debate foi sobre “Legados e Tradições” como convidados da noite esteve presente Malvina El Ammar – Centro Cultural Árabe de Ijuí e Eloi Samrsla – Centro Cultural Austríaco de Ijuí, já de forma remota o evento contou com a participação de Gerta Reimann de Morais – Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí, Paula Simon – Comissão Gaúcha de Folclore e Fundação Santos Herrmann, Octávio Capuano – Comissão Gaúcha de Folclore.

Representando o Centro Cultural Austríaco de Ijuí, Eloi Samrsla iniciou a discussão ressaltando a importância do legado “é de tradição do povo Austriaco a preocupação de transmitir a tradição e cultura para seus filhos, educação, conhecimento e família é muito importante para esta comunidade. Para quem iniciou o movimento é muito gratificante ver o resultado de hoje e saber que está abrindo as portas para os mundo”, finaliza.

Para o representante da Comissão Gaúcha de Folclore Octávio Capuano, a tradição é algo que os pais passam aos seus filhos “a união, honestidade, companheirismo o amor pela família e o conhecimento de nossa culinária típica foi o que eu aprendi e passo aos meus filhos, esse interesse para conhecer a culinária veio através de minha mãe muita coisa aprendi com ela, já participei de vários festivais de gastronomia levando o legado”

Paula Simon destacou a mensagem deste ano da Fenadi Virtual “Somos Todos, Somos Um” – eu sou uma mistura de culturas, com muitas raízes e personalidade diferenciada, um pouco de cada etnia está dentro de nós brasileiros”.

Já no segundo debate da noite de sexta-feira, a temática foi: “A Cultura como agente transformador da sociedade”, como convidados esteve presente o Vice- Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando González , e no telão a Secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Beatriz Araújo.

Iniciando o debate Beatriz Araújo comenta a importância de se reinventar “o evento Fenadi se reinventou devido a pandemia, e estamos entusiasmados, vemos que a presença de ijuí é tão forte na cultura, este festival é uma explosão de cores, músicas e danças o resultado do que é vivenciado durante o ano todo. Fico extremamente satisfeita quando vejo que o investimento do estado resulta em algo tão positivo para a sociedade ijuiense, Ijuí serve de exemplo para outras cidades, o estado está satisfeito com todo o investimento que tem feito nesta feira” ressaltou.

Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unijuí Fernando Gonzáles a Fenadi é um movimento educativo comunitário muito amplo “a integração de treze etnias diferentes engajadas permite que os indivíduos saiam de suas bolhas, e tenham contato com outras culturas e povos”.

Dando seguimento à noite, a Secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Beatriz Araújo falou sobre a importância de trabalhar a educação e a cultura juntas para melhorar a vida dos cidadãos, “ políticas voltada às culturas geralmente são fracas, não podemos pensar apenas na parte simbólica, mesmo com a pandemia onde tudo está sendo afetado estamos conseguimos mostrar para o que viemos. Ampliamos o investimento na cultura e conseguimos alterar a legislação, atualmente o acesso é mais facilitado para empreendedores a economia criativa resulta em mais 4% do PIB do Rio Grande do Sul, a empresa da cultura emprega mais que a empresa mobilística e calçadista sendo que estes setor paga mais, estamos vendo os resultados”, finaliza.

Segundo o vice- reitor, professor Fernando, um dos grandes problemas de acesso a cultura é a desigualdade “a sociedade Latino Americana precisa ter como elemento central a inclusão, de grandes setores da população que gerarão acesso e melhor condição de vida aos indivíduos. No município de Ijuí temos este costume de cultuar as tradições, mas o município tem uma das melhores educações, as pessoas têm acesso a educação então está tudo envolvido” explicou.

Finalizando a noite o Talk Show teve como atração especial o Show “A Sbornia Kontr’Atracka.

Apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV – Organização Internacional de Folclore;
PARCEIRO: CIOFF – International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore;
Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural;
Financiamento da PRÓ-CULTURA RS – GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL;
Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.
Patrocínio:COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO – CORSAN GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NOVAS FAÇANHAS.

Por Evelin Ramos, acadêmica do curso de jornalismo da Unijuí.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Relações entre Brasil e Suécia são tema de debate ao vivo na Fenadi Virtual desta sexta

Pável Bauken

Publicado

em



Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, o debate na sala 6 da Fenadi Virtual teve como tema as relações entre Brasil e Suécia. Participaram do debate o Diretor Cultural da UETI e do Centro Cultural Sueco de Ijuí, Eduardo Beckmann e o Vice-cônsul da Suécia no Brasil, Peter Johansson.

Atualmente, o Vice-cônsul sueco trabalha no Consulado Geral da Suécia em São Paulo, onde são feitos todos os atos de registro civil de cidadãos suecos que vem até o Brasil. Devido a pandemia, o consulado deu prioridade e passou a trabalhar diretamente com os cidadãos suecos que vieram ao Brasil por negócios ou turismo e desejavam retornar a seu país. Peter afirma que o inverso está acontecendo agora que as diretrizes da Organização Mundial da Saúde estão sendo relaxadas aos poucos e viagens internacionais podem ser realizadas com menos burocracia. Segundo ele, vários suecos entram em contato com o consulado questionando sobre a possibilidade de visitar o Brasil, assim como vários brasileiros buscam informações sobre uma possível visita à Suécia.

A pandemia também afetou as ações da etnia sueca de Ijuí, que teve de se adaptar à nova realidade de isolamento, realizando reuniões, ensaios e eventos à distância. O grupo étnico, que já atua na cidade desde os anos 80, foi fundado a partir de 40 famílias de descendentes suecos de Ijuí e região. O Diretor do Centro Cultural Sueco relata que existia uma grande comunidade sueca na região de Porto Lucena, que eventualmente emigrou até nossa região devido às enchentes do Rio Uruguai. Eduardo reconhece os esforços de indivíduos e a ajuda do poder público para manter viva a cultura sueca no noroeste do estado. “Felizmente os poderes municipais, tanto de cidades como Guarani, quanto de Porto Lucena, estão cientes da importância da colonização sueca na região noroeste do estado e preservam essa cultura e história em seus museus”.

Eduardo também comenta que o governo sueco preza pela identidade cultural à cima da burocracia, trazendo o exemplo do prêmio “Sueco do Ano”, que por dois anos consecutivos foi concedido à indivíduos que não eram necessariamente cidadãos suecos, mas que promoviam os valores e a cultura do país. Por fim, Peter complementa: “Eu quero acreditar que ser sueco é mais uma questão de estilo de vida e de valores do que necessariamente de possuir um passaporte ou um documento. Por que, o amor que nós enxergamos no trabalho do Centro Cultural Sueco de Ijuí e nos descendentes suecos de todo o Rio Grande do Sul é admirável. Muitas vezes nem os próprios suecos ou aqueles que possuem um passaporte desenvolvem um trabalho tão bonito, então temos que dar toda nossa admiração e todo nosso apoio”.

A programação da sala 6 continua neste sábado, com o debate promovido pela Etnia Italiana sobre a importância da preservação material e imaterial. Participarão do debate a Professora da Universidade da Fronteira Sul Cláudia Ilgenfritz Toso, o Professor da Unijuí e integrante do Centro Cultural Italiano Jaeme Luiz Callai e os professores da Universidade de Bologna, Beatrice Borghi e Rolando Dondarini.

Apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV – Organização Internacional de Folclore;
PARCEIRO: CIOFF – International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore;
Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural;
Financiamento da PRÓ-CULTURA RS – GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL;
Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.
Patrocínio:COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO – CORSAN GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NOVAS FAÇANHAS.

Por Giovani Pasquali, acadêmico do curso de jornalismo da Unijuí.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×