Setrem implanta modelo pedagógico inovador – Portal Plural
Connect with us

Ensino

Setrem implanta modelo pedagógico inovador

Publicado

em



 

Proporcionar um mundo de oportunidades com uma base consistente de formação é o propósito da Setrem, que oferece um modelo pedagógico inovador para o estudante viver experiências, ser a inovação e conquistar! Pesquisas atuais na área da educação comprovam que o processo de aprendizagem é único e diferente para cada ser humano. Cada um aprende o que é mais relevante e faz sentido para si, o que gera conexões cognitivas e emocionais. “Por isso, a Setrem considera a participação efetiva dos estudantes na construção dos seus conhecimentos, desenvolvendo a prática pedagógica por meio de metodologias ativas, ou seja, transformamos as aulas em experiências vivas de aprendizagem”, destaca Mauro Nüske, vice-diretor de Ensino Superior da instituição.

A Setrem, conectada com as ideias de grandes pensadores da educação, incentiva seus estudantes para um mundo de interações, colaboração e convivência entre as pessoas, de diversidade cultural, respeito às ideias, às perspectivas e aos diferentes valores. Desta forma é fortalecida a consciência de que suas vidas serão afetadas por questões que transcendem as fronteiras onde vivem. O estudante vai aprender a conhecer (por meio do desenvolvimento de uma visão sistêmica e da capacidade criativa), aprender a fazer (através do protagonismo e do conhecimento técnico), aprender a conviver (nas interações com o outro) e aprender a ser (muito mais do que um indivíduo, mas um ser humano integral).

“Diante disso, desenvolver experiências de aprendizagem que proporcionem o desenvolvimento de soluções para os problemas do cotidiano torna-se um dos maiores desafios pedagógicos da Setrem. “Para tal, investimos em visitas técnicas, ambientes inovadores, formação continuada de professores e suporte pedagógico intenso. Iniciativas que têm nos mostrado resultados importantes e que ficam evidentes pela aproximação de empresas pela rapidez com que os egressos ocupam lugares de destaque no mercado de trabalho”, explica Renati Fronza Chitolina, coordenadora pedagógica da instituição.

Qualificação e inovação

Para chegar até este momento de mudanças de elevada importância, foi necessário planejamento, qualificação e, acima de tudo, inovação nos ambientes, no processo pedagógico e nas pessoas. “A partir da constatação de que havia um distanciamento cada vez maior entre as instituições de ensino superior e um mercado em evolução constante, como com a indústria 4.0, o Ministério da Educação (MEC) publicou, em dezembro de 2018, resolução que trata da necessidade de todos os currículos de cursos superiores implementaram, num período de três anos, 10% da carga horária em atividades curriculares de Extensão, através da Curricularização da Extensão. Esta resolução gera maior proximidade do que se ensina e pesquisa no meio acadêmico com a realidade local e regional.

“Na prática, o MEC busca com isso a efetividade do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, para que de fato os estudantes coloquem em prática o que aprendem em seus cursos. Para tanto, essas atividades devem ser realizadas no contraturno das aulas, com o estudante sendo protagonista da atividade, de cunho social. Nessa direção, a Setrem já vem se destacando, tendo conquistado destaque na atuação em empresas e em eventos”, aponta Nüske, citando a presença de acadêmicos da instituição em equipes vencedoras de Hackatons realizados na região e obtendo destaque em programas de estágio de grandes indústrias do Noroeste do RS.

“Essas são algumas das evidências de práticas que confirmam o quanto a Setrem está cada vez mais próxima do mercado, se destacando através da experiência e inovação, características essenciais para quem vislumbra se diferenciar dentre os demais. Para chegar nesse patamar, além da qualidade em tudo que faz, os investimentos têm sido importantes para esse reconhecimento”, complementa o vice-diretor.

Inovando nos ambientes

Ambientes inovadores vêm sendo implantados gradativamente na Setrem, como a Sala de Inovação Pedagógica e o Espaço Maker. “Destaque também para a Incubadora Tecnológica, o Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem (LARCC), a Sala de Robótica, o Laboratório de Agentes de Controle Biológico (Lacobios), a Área Experimental, a Escola Fazenda e mais de 20 outros espaços de aprendizagem utilizados pelos docentes para atividades que ultrapassam a sala de aula.

Inovação no processo pedagógico

Segundo Renati, todos os cursos superiores passam a ter projetos estratégicos voltados para o mercado e a comunidade, definidos a partir do Planejamento Estratégico Institucional. “Eles têm o propósito de gerar aproximação com empresas, instituições e organizações, buscando as demandas reais de cada local ou região. Isso possibilitará aos acadêmicos a identificação de situações-problemas, sendo analisados dentro de cada um dos cursos, com retorno às empresas com sugestões de solução”, detalha. Todo o corpo docente foi capacidade em Metodologias Ativas, proporcionando subsídios para a estruturação de aulas diferenciadas, com criatividade e o uso de diferentes metodologias e ferramentas, instrumentalizando-os para inovar no processo pedagógico.

Como ingressar na Setrem

Para ingressar em um dos nove cursos superiores oferecidos pela Setrem – Administração, Agronomia, Direito, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação, é preciso participar do Vestibular Setrem 2020. As inscrições vão até o dia 22/11 e a prova é em 23/11, às 14h, no Campus Setrem, somente redação. Também é possível ingressar utilizando a nota da redação do Enem. Mais informações e inscrições em setrem.com.br/vestibular

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ensino

Dom Bosco ativa Disciplina Projeto de Vida

Publicado

em



Com a realização de conversas em sala de aula, atividades, palestras e rodas de conversa, os alunos podem pensar sobre si e suas projeções futurasCom o objetivo de valorizar as vivências dos alunos, para que cada um deles possa refletir sobre seu papel social, desejos pessoais e sobre o impacto de suas escolhas, a disciplina Projeto de Vida do Colégio Salesiano Dom Bosco realiza diversas atividades. Com a promoção de palestras, rodas de conversa e momentos de reflexão, os estudantes podem esclarecer sobre objetivos e anseios pessoais. Ao longo de todo o ano, a escola irá convidar ex-alunos e profissionais de diferentes áreas para conversar com as turmas do Ensino Médio.De acordo com Bruna Hohm, professora da disciplina, “o Projeto de Vida considera os educandos como protagonistas de sua própria formação, como sujeitos integrais, que têm sonhos, expectativas, limitações e são capazes de decidirem o que querem e onde querem chegar para, então, idealizar e trilhar a jornada que os levará aos seus propósitos e contribuirá com sua escolha profissional”. Ao longo da disciplina, o estudante pode identificar suas potencialidades e dificuldades, tendo acompanhamento e suporte para desenvolver seus projetos com consciência crítica, criativa, autônoma e responsável.Para Maria Luiza Mallmann, aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio, o Projeto de Vida é uma matéria que promove o autoconhecimento e faz refletir a respeito do futuro, servindo como um guia, baseando-se nas áreas de conhecimento que cada um mais se identifica. “A disciplina te mostra que a felicidade e plenitude vão além de conquistas profissionais, que tu precisa estabelecer objetivos e metas pessoais, que irão te motivar a ser alguém melhor e fazer com que tua vida valha a pena”. Como o Ensino Médio é uma fase de transição, amadurecimento e de decisões importantes, a disciplina Projeto de Vida tem um papel importante em guiar e orientar os estudantes.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Programa Papo de Responsa da Polícia Civil

Publicado

em



A Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa, esteve representada nesta quinta-feira (17), no Programa Papo de Responsa da 10ª Região Policial. A roda de conversa aconteceu na E.M.E.F Pedro Speroni. Na oportunidade, foram trazidos diversos temas que impactam a vida da menina e da mulher.
Participaram do Programa, as profissionais: Solange Griza, Assessora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura e as Escrivãs da Polícia Civil, Rosana Lisik e Marcia Basso. Durante o dia foram desenvolvidos diálogos sobre as formas de violência. Também foi falado sobre os serviços e telefones disponíveis para as vítimas. Durante a ação, os participantes puderam tirar dúvidas e contribuir, o que gerou uma significativa troca de informações e conhecimentos. O Papo de Responsa atua na região de Santa Rosa desde 2016 e as instituições de ensino interessadas em agendar o recebimento do Programa, podem entrar em contato com a Polícia Civil, pelo telefone (55) 3513-6000.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Novo projeto para adequar salário dos professores ao piso nacional

Publicado

em



Diante do reajuste de 33,24% no piso nacional do magistério, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo do Estado precisará readequar o salário dos professores estaduais. O reajuste concedido no ano passado, de 32% sobre o subsídio, levou o piso dos professores gaúchos para 3.809,92, abaixo dos R$ 3.845,63 definidos pelo governo federal.

A decisão sobre como compensar a diferença deve ser tomada ao longo da semana pelo governador Eduardo Leite. No momento, a tendência é de que o governo envie um novo projeto à Assembleia incorporando o valor aplicado pelo Palácio do Planalto.

Com essa solução, o subsídio de todos os professores deve sofrer um pequeno reajuste, já que o novo plano de carreira aprovado em 2020 garante uma distância salarial mínima entre os diferentes níveis e classes da tabela remuneratória.

A alternativa seria pagar um completivo aos professores, o que teria impacto financeiro semelhante e abriria brecha para um eventual passivo judicial futuro.

Leite gostaria de eliminar do dicionário de seu governo a palavra “completivo”, usado desde 2009 para que nenhum professor recebesse menos do que o piso nacional do magistério, o que acabou achatando o plano de carreira. Com o novo plano, a promessa foi de respeitar a diferença entre um degrau e outro.

Na sexta-feira, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, disse que o tema será discutido pelo governo durante esta semana.

 — Ainda não fizemos esse debate porque aguardávamos a manifestação do presidente da República (a portaria foi assinada na sexta-feira). Vamos debater qual o melhor caminho, valorizando o que fizemos no ano passado  —  destacou Lemos.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×