Sete cidades de SC decretam situação de emergência após chuvas castigarem o Estado
Connect with us

Geral

Sete cidades de SC decretam situação de emergência após chuvas castigarem o Estado

Publicado

em

portal plural sete cidades de sc decretam situação de emergência após chuvas castigarem o estado

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

A forte chuva que atingiu Santa Catarina ao longo desta quinta-feira (16) fez com que sete cidades catarinenses decretassem situação de emergência. Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos e interditaram rodovias nos municípios de: Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, TIjucas, Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema.

O Decreto de Emergência permite tomada rápida de decisões para prestar a assistência necessária à população,  com o emprego de equipes de apoio e aquisição de materiais e equipamentos para solucionar os problemas causados pela tempestade.

Ao longo do dia, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou o atendimento de mais de 234 ocorrências, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte. Os trabalhos das equipes resultaram no atendimento de 437 pessoas, incluindo resgates, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, cortes de árvores e desobstrução de vias públicas, pequenos deslizamentos, inundações e enxurradas.

Tijucas, na Grande Florianópolis, foi a cidade do Estado com maior volume acumulado de chuva durante o dia, segundo dados  atualizados às 17h30min de quinta-feira pela Defesa Civil de Santa Catarina. O total de chuva registrado na cidade é superior ao esperado para todo o mês de janeiro (280 milímetros), segundo informações do município.

Em resposta à situação, o prefeito Maicon Sgrott anunciou o decreto de emergência no município para conter danos e garantir a segurança dos moradores. Ele explica que o município teve alagamentos em todos os bairros, especialmente os bairros da Praça, Morretes e Nova Descoberta. Um abrigo foi aberto no ginásio central da cidade para receber parte dessas famílias. No interior, deslizamentos atingiram estradas impedindo o acesso a algumas regiões.

— Não tivemos nenhuma vítima grave, mas em torno de 20 casas nesses bairros foram extremamente afetadas, com pessoas que tiveram que sair correndo e deixando tudo, de carro na garagem a pertences em casa — conta.

Florianópolis foi a segunda cidade com maior volume de chuva do Estado. Foram 169 milímetros em apenas três horas e 250 milímetros nas últimas 24 horas

Ao longo do dia, a capital catarinense registrou ocorrências no Centro, no bairro João Paulo, em Santo Antônio de Lisboa, no bairro Sambaqui e no Rio Vermelho. De acordo com a prefeitura, foram 70 ocorrências ao todo, sendo dez deslizamentos e colapsos de muros, quatro desabamentos de residências e seis interdições. O decreto de situação de emergência foi publicado por volta das 21h30min de quinta-feira.

Em Biguaçu, o prefeito Salmir da Silva, decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pelo grande volume de chuva. Na cidade, foram registrados alagamentos, deslizamentos e quedas de muros em diferentes pontos, conforme a Defesa Civil.

Já Governador Celso Ramos, outro município da Grande Florianópolis, decretou situação de emergência em documento assinado pelo prefeito Marcos Henrique da Silva. O CBMSC emitiu um comunicado sobre o alto volume de ocorrências relacionadas às chuvas especialmente nesta região. A maioria dos chamados vêm com relatos de pessoas ilhadas.

 

Litoral Norte de SC também é castigado pelas chuvas

Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí, cidades que sofreram com fortes estragos entre a madrugada e manhã da quinta-feira, aparecem na sequência como as cidades de Santa Catarina com maior volume de chuva acumulado. Os municípios praticamente não registraram chuva no período da tarde, mas no acumulado das últimas 24 horas registraram entre 158 e 197 milímetros.

Em Itapema, o decreto foi publicado na noite de quinta-feira (16). A cidade do Litoral Norte do Estado registrou inundações, queda de árvores e pontes, além da obstruções de diversas ruas. Os bairros mais afetados foram: Várzea, Ilhota, Alto São Bento, Morretes, Jardim Praiamar, Centro e Canto da Praia. Ao menos 1.500 famílias foram atingidas.

 

Chuvas continuam nesta sexta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo com grande acumulado de chuva para as regiões da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, entre a tarde desta quinta (16) até às 9h de sexta (17).

Os volumes de precipitação devem ficar acima de 60mm ou até 100mm no dia. O alerta inclui ainda grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas.

Conforme a Defesa, a sexta-feira (17) começa um pouco mais abafada, com mínimas na casa dos 22°C no Oeste e no litoral. No decorrer do dia as temperaturas sobem rapidamente e as máximas ficam entre 27°C e 30°C na maior parte do Estado e entre 32°C e 35°C no Grande Oeste, Litoral Sul e pontos do Vale do Itajaí.

 

Fonte: NSC Total.

Compartilhe

Geral

Professora idosa é espancada por cobrar dever de casa de aluno na Bahia

Publicado

em

portal plural professora idosa é espancada por cobrar dever de casa de aluno na bahia

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Uma professora particular de 65 anos, Célia Regina, foi brutalmente agredida pela família de um aluno de 7 anos no bairro Resgate, em Salvador, na última segunda-feira (18). O episódio teria sido uma retaliação após a educadora reclamar do comportamento da criança durante as aulas de reforço.

Segundo o relato da professora ao programa Balanço Geral, da TV Record, o conflito começou quando ela chamou a atenção do aluno por não realizar os exercícios propostos. “Eu disse: ‘menino, você não copiou nada’, e ele respondeu ‘não copiei, e daí?’. Quando perguntei como iríamos estudar, ele me deu um tapa no rosto”, contou Célia. A educadora afirma ter chamado a mãe do garoto, que teria se recusado a ouvir sua versão dos fatos.

Uma semana depois, a situação se agravou quando o aluno voltou para a aula com um celular para gravar a professora. Célia novamente chamou a mãe, que desta vez apareceu acompanhada da tia e do padrasto da criança. Foi quando a professora foi atacada. “Ele me pegou pelo cabelo e me jogou no chão”, descreveu, referindo-se ao padrasto. “Começou uma sessão de tortura com chutes, puxões de cabelo e ameaças de morte e estupro.”

O agressor usava uma arma de choque. “Ele disse que iria me matar e que nada aconteceria com ele, porque seria solto em audiência de custódia, enquanto eu estaria num caixão.”

 

Família nega

No momento da agressão, outros alunos menores assistiram à cena, ficando assustados. Desde então, a professora tem evitado sair de casa, tentando se recuperar do trauma físico e psicológico.

Em resposta às acusações, a família do aluno apresentou uma versão diferente. A mãe, que não quis se identificar, alegou que Célia maltratava a criança durante as aulas. O advogado da família afirmou que o menino sofria “tratamento agressivo” e ameaças. Ainda segundo a defesa, um áudio teria captado a professora empurrando o aluno e chamando-o de “palhaço arruaceiro”.

A professora diz que registrou o caso na polícia.

 

Fonte: Correio 24h.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Ovos de páscoa ficam 9,5% mais caros neste ano, diz pesquisa

Publicado

em

portal plural ovos de páscoa ficam 9,5% mais caros neste ano, diz pesquisa

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Quem pretende comprar chocolate para comemorar este feriado de Páscoa deve sentir um gosto mais salgado no bolso.

Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os tradicionais ovos de chocolate ficaram 9,5% mais caros em 2024.

Já no acumulado dos últimos três anos, os ovos de Páscoa tiveram um aumento de 43% nos preços. O maior aumento ocorreu em 2023, quando os ovos de Páscoa subiram 18,6%.

Apesar do salto, alguns itens subiram muito acima da média dos ovos. O chocolate, por exemplo, teve um aumento de mais de 27% neste ano em relação à Páscoa do ano passado, enquanto os bombons encareceram 13,5%.

Segundo Guilherme Moreira, coordenador do IPC-Fipe, “o aumento dos custos de produção do chocolate é o principal motivo da elevação dos preços nos últimos anos. Questões climáticas causaram queda na oferta mundial do Cacau, disparando o preço desse importante insumo nos últimos 3 anos”.

O cacau enfrenta um déficit global de oferta devido às questões adversas sofridas pelos maiores produtores da commodity – Costa do Marfim e Gana.

No ano passado, as regiões foram atingidas pelos efeitos climáticos La Niña e El Niño, que impactaram o ciclo de chuvas.

O contrato do cacau chegou a atingir um valor recorde de US$ 12.931 por tonelada métrica na bolsa de Nova York no início deste ano.

Outros itens da cesta tradicional de Páscoa também apresentaram um aumento nos preços, como o peixe.

De acordo com o levantamento, o bacalhau teve um aumento de 3,91% no preço, enquanto a merluza ficou 6,81% mais caro.

 

Fonte: O Sul.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Brigada Militar abre concurso público com 1200 vagas para soldado

Publicado

em

portal plural brigada militar abre concurso público com 1200 vagas para soldado

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

A Brigada Militar abriu, nesta sexta-feira (21/3), concurso público com 1.200 vagas para soldado de primeira classe. As inscrições já começaram e seguem até as 17h do dia 22 de abril, pelo site da banca Fundatec.

Entre as 1200 vagas, 984 serão providas por ampla concorrência, 192 são reservadas para pessoas negras, 12 vagas foram reservadas para pessoas trans e outras 12 vagas foram abertas para pessoas integrantes dos povos indígenas.

Para se inscrever, é necessário ter ensino médio completo e idade máxima de 25 anos. A altura mínima para candidatos do gênero masculino é de 1,65m e, para as candidatas do gênero feminino, é de 1,60m. Também há o requisito de ter habilitação válida na categoria B. Outros requisitos estão previstos no Capítulo V, item 1 do edital.

A seleção será realizada por meio de prova escrita, exame de saúde, exame de capacitação física (TAF) e avaliação psicológica. A prova escrita tem previsão de aplicação para o dia 8 de junho e será composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania e Informática.

No exame de capacitação física (conhecido como TAF), os candidatos do gênero masculino deverão executar cinco flexões de barra, 40 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.500 metros em 12 minutos. Já as candidatas do gênero feminino deverão realizar 20 segundos de isometria na barra fixa, 32 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.100 metros em 12 minutos. As datas de aplicação dos exames de capacitação física serão divulgadas posteriormente.

Os aprovados farão jus a um subsídio inicial no valor de R$ 5.944,85 e auxílio alimentação no valor de R$ 400. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, exceto durante o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), no qual a jornada será de acordo com o currículo de ensino e com o regimento interno de cada escola. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser renovado, uma vez, pelo mesmo período.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×