Sessão Solene da Semana Farroupilha será no Piquete Esteio do Rio Grande – Portal Plural
Connect with us

Cultura

Sessão Solene da Semana Farroupilha será no Piquete Esteio do Rio Grande

Pável Bauken

Publicado

em



 

Seguindo o roteiro anual de visitas às entidades tradicionalistas de Santa Rosa, durante a programação da Semana Farroupilha, a Câmara de Vereadores de Santa Rosa estará na sede do Piquete Esteio do Rio Grande, que funciona junto ao Círculo Operário.

Será na segunda-feira, 16, quando os 15 vereadores participam da Sessão Solene em homenagem ao 20 de Setembro, data magna dos gaúchos.

Neste ano, o Poder Legislativo prestará homenagens à Epopeia Farroupilha concedendo honrarias a lideranças que representam as entidades tradicionalistas do município.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para obras inéditas.

Reporter Regional

Publicado

em



O Prêmio Sesc de Literatura edição 2021 abre inscrições na próxima segunda-feira (25), para escritores com obras inéditas nas categorias conto e romance. As inscrições são gratuitas. Os interessados têm até 19 de fevereiro para concluir o processo de inscrição, que é feito via internet. O regulamento completo pode ser acessado em no site.

O Prêmio Sesc de Literatura é considerado um dos mais importantes do país. Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, a premiação contribui para a renovação do panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. Desde sua criação em 2003, mais de 16 mil livros foram inscritos e 31 novos autores foram revelados.

O analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Henrique Rodrigues, salientou que a parceria com a editora Record contribui para a credibilidade e a visibilidade do projeto, uma vez que insere os livros na cadeia produtiva do mercado livreiro. Rodrigues observou que apesar da pandemia do novo coronavírus, o prêmio segue rumo à sua décima oitava edição, com o propósito de revelar novos escritores.

Desde 2003, a premiação se consolidou como a principal porta de entrada de autores iniciantes no mercado literário do país. No ano passado, foram inscritos 1.358 livros, sendo 692 romances e 666 contos, informou o analista.

Anonimato

Os livros são inscritos pela internet por pseudônimos. Rodrigues afirmou que isso impede que os integrantes da comissão avaliadora reconheçam os reais autores, o que evita qualquer favorecimento. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras vencedoras pelo critério da qualidade literária. Os autores premiados vêm sendo convidados para outros importantes eventos internacionais, como a Primavera Literária Brasileira, realizada  na França; o Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal; e a Feira do Livro de Guadalajara, no México.

Os vencedores da edição de 2020 foram Caê Guimarães, do Espírito Santo, na categoria romance, com a obra ‘Encontro você no oitavo round’; e Tônio Caetano, do Rio Grande do Sul, na categoria conto, por ‘Terra nos Cabelos’. Henrique Rodrigues avaliou que a escolha de vencedores de diferentes partes do Brasil reafirma o aspecto de diversidade do projeto em descobrir talentos de todas as regiões do país.

Em 17 anos de prêmio, diversos autores foram descobertos e se consolidaram na literatura nacional, entre os quais estão Juliana Leite, Rafael Gallo, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto e Lucia Bettencourt.

 

Fonte: Agencia Brasil.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cultura

Assinado contrato referente ao projeto dos acessos asfálticos aos Sítio Históricos na região Missioneira.

Reporter Regional

Publicado

em



Na manhã desta segunda-feira (11), aconteceu Assinatura de contratos de repasse de recursos federais do Orçamento Geral da União, com os municípios de Entre-Ijuís, São Luiz Gonzaga e Vitória das Missões, referente ao projeto dos acessos asfálticos aos Sítio Históricos de São Lourenço e São João Batista.

Participaram da solenidade presencialmente o Presidente da AMM – Ademir Gonzatto, Prefeito de São Luiz Gonzaga – Sidney Brondani, Prefeito de Vitória das Missões – Cornélio Grimm, ex- Prefeito de Entre-Ijuís Brasil Sartori e o ex-vice-prefeito de Vitória das Missões Luciano Lutzer, além do Superintendente da Caixa Federal Eduardo Rockembach e sua equipe de trabalho. Por videoconferência participaram o Senador Luiz Carlos Heinze e o Deputado Federal Ubiratan Sanderson, além de lideranças da região.

O Superintendente da Caixa Federal, enfatizou em sua fala a missão da Caixa, que é levar o desenvolvimento às comunidades onde ela está inserida e este projeto, que é uma demanda regional, é uma grande obra que tem relevância nas áreas econômica e de turismo nas Missões.

O Deputado Federal Ubiratan Sanderson, afirmou que reconhece nesta conquista, o grande trabalho que vem sendo desenvolvido na região missioneira, através da integração dos prefeitos e agradeceu o empenho de todos, principalmente da equipe da Caixa Federal e dos setores de projetos das prefeituras, que foram incansáveis, trabalhando diuturnamente para que, cada uma das etapas fossem vencidas. Para o Senador Missioneiro Luiz Carlos Heinze a dedicação de todos os envolvidos e a liderança dos prefeitos foi o grande diferencial para que este projeto da região se torne realidade, destacou o empenho da equipe da Caixa Federal e Ministério do Turismo, na pronta resposta para todas as informações necessárias, no decorrer deste processo, mas principalmente a forma amistosa e parceira com que este projeto foi tratado pelo Presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, a qual esteve liderada pelo Coronel Ramos, Ministro da Secretaria de Governo que atendeu a mobilização do Gabinete do Deputado Sanderson e Gabinete deste Senador e fez com que os trâmites desta ação tão importante para nossa região, fossem pontuais e céleres.

Ademir Gonzatto, Presidente da AMM, agradeceu a receptividade da equipe da Caixa em Passo Fundo, expressou a gratidão da região ao Senador Heinze e Deputado Sanderson, pela incansável batalha em busca da concretização dos sonhos dos missioneiros e parabenizou a prontidão e dedicação das equipes das prefeituras.

Ao cumprimentar o Senador Heinze e Deputado Sanderson, bem com suas respectivas equipes, o ex-prefeito de Entre-Ijuís Brasil Sartori, reiterou que em 2017, quando ocupava a presidência da AMM, esse projeto dos acessos asfálticos foi colocado no topo da lista dos projetos prioritários regionais, durante a elaboração do Planejamento Estratégico da Região das Missões, pelo COREDE. Sartori salientou que esses projetos prioritários estão avançando na região e nesta nova gestão que se inicia, é necessário retomar essas metas e ações, reavaliar e dar continuidade.

O Prefeito de São Luiz Gonzaga Sidney Brondani manifestou-se dizendo que hoje é um dia muito importante. “Estamos eufóricos, pois foi uma longa trajetória até chegarmos a essa conquista, são mais de 30 anos esperando essa obra e o grande diferencial para que hoje esteja acontecendo essa assinatura se dá, graças a união de todos os prefeitos e lideranças em torno dos projetos regionais, a Região das Missões agradece por essa grande conquista”, reiterou Brondani.

Pelo município de Vitória das Missões, manifestaran-se o Prefeito Cornélio Grimm e o ex-vice-prefeito Luciano Lutzer, que na atual administração é Secretário da Fazenda. Agradeceram em nome da comunidade Vitoriana o empenho de todos neste processo, destacando o trabalho incansável das equipes do Deputado Sanderson e do Senador Heinze, enfatizando que a equipe da Caixa Federal tem sido muito solícita. Nas palavras do Prefeito Cornélio, “para Vitória das Missões, esse projeto é um divisor de águas e vou buscar conquistar o empreendedorismo do turismo, pois hoje estamos dando mais um passo para uma estrutura adequada e segura que tem como principal objetivo a permanência do turista mais dias em nossa região”.

 

Fonte: Isabel Ribas- Assessoria de Comunicação

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cultura

Série reúne expoentes dos quadrinhos brasileiros

Pável Bauken

Publicado

em

Marcelo D'Salete está na série 'HQuem A Arte de Desenhar Histórias' - (Foto: Prime Box Brazil)

Estreia nesta quinta-feira, 7, às 21h30, no canal por assinatura Prime Box Brazil, a série HQuem – A Arte de Desenhar Histórias e integra o Mês do Quadrinho Brasileiro. Dirigida por Rozane Braga, a produção destaca o trabalho de 13 artistas nacionais, que mostram seus trabalhos e a técnica que usam e falam da importância dessa categoria.

Entre os convidados da produção está Marcelo D’Salete, ganhador dos prêmios Jabuti e Eisner (2018), que surge no quarto episódio Para o quadrinista, “a série explora o vasto universo dos criadores de histórias em quadrinhos no Brasil hoje. Este mercado cresceu muito nos últimos anos, seja na web ou no formato impresso para as livrarias”.

Autor de livros como Cumbe (2014) e Angola (2017) e reconhecido como o quadrinista da negritude, D’Salete acredita na força do quadrinho, que “possui recursos e meios artísticos próprios e proporciona uma experiência de leitura muito rica, para públicos de diferentes idades”. Segundo o artista, essa arte tem o poder de desenvolver narrativas sobre nossa história, “explorando os quadrinhos, é um modo relevante de compartilhar visões de mundo para um público mais amplo”.

Quanto ao momento atual para a sua profissão, afirma que os artistas de quadrinhos são responsáveis por desenvolver, nos últimos anos, diferentes modos de criação. “O recurso convencional do papel e nanquim ainda é usado, mas não podemos esquecer de artistas que hoje utilizam recursos digitais em todo o processo de criação.”

Em outros episódios, estarão retratados Wagner William, autor de Silvestre, que venceu Jabuti 2020 de Melhor Quadrinho. Em sua participação, o potiguar de 42 anos mostra detalhes de Bulldogma (2016), que mostra a rotina de uma ilustradora ao lado de seu buldogue francês.

Destaque também para Fabiane Langona, que conquistou seu espaço, sendo uma das poucas cartunistas mulheres a ter tirinhas publicadas em jornais diários de grande circulação. A gaúcha de 36 anos revela os motivos de seu pseudônimo ‘Chiquinha’, além de falar sobre seu trabalho nos quadrinhos.

Outro nome que surge no seriado é Mateus Santolouco, que despontou no cenário com Mondo Urbano (2010). Reconhecido internacionalmente, o também gaúcho, de 41 anos, é celebrado como dos principais autores da franquia Tartarugas Ninja.

Os demais nomes a compor a série Hquem, que conta com roteiro de Pedro Salomão, são Eloar Guazzelli, Roberta Cirne, Diego Guerlach, Julia Bax, Gabriel Jardim, Fabio Zimbres, Ana Luiza Koehler, Arthur Garcia e Roger Vieira. E, entre um depoimento e outro dos retratados, estudiosos do gênero e fãs de quadrinhos refletem sobre o tema.

Toda quinta-feira, às 21h30, canal exibe um episódio diferente, que ganha reprise às sextas, às 9h30, domingos, às 11h, segundas, às 9h, terças, às 12h30, e quartas, às 12h.

Estadão

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×