Serviço de Inspeção Municipal intensifica fiscalização em Santa Rosa – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Serviço de Inspeção Municipal intensifica fiscalização em Santa Rosa

Publicado

em



A secretaria de Desenvolvimento de Agropecuária e Infraestrutura Rural, através do SIM – Serviço de Inspeção Municipal apresentou relatório de atividades de inspeção, e fiscalização agropecuária realizadas no ano de 2019 no município de Santa Rosa. As ações fiscalizatórias se concentraram na SDAIR, por ser a secretaria responsável pela coordenação das ações relacionadas à defesa agropecuária, e no SIM ,na medida em que são responsáveis pela execução local das ações e atividades de defesa sanitária.

Entre os estabelecimentos fiscalizados pelo SIM, existem as atividades de abate de suínos e bovinos, processamento e industrialização de derivados cárneos (linguiças, salames, defumados, temperados) além de classificação e inspeção de ovos. Dentre as funções, onde se inclui a inspeção em abate de animais, fiscalização de agroindústrias, coleta de produtos e água para análise e atendimento de demandas do Ministério Público/RS, se somou 474 atividades fiscalizatórias pela equipe do SIM no ano de 2019.

Durante a inspeção em abate houve a condenação de 105 animais entre suínos, bovinos e bubalinos. As condenações se deram por enfermidades diversas, entre elas: Tuberculose, pneumonia, cisticercose, abscessos (acúmulo de pus), caquexia (magreza extrema), hepatites, enterite (infecção intestinal), hiperplasia de baço, pericardite, entre outras, que caso fossem destinadas à alimentação, trariam grave perigo à saúde, sendo muitas delas zoonoses (doenças transmitidas entre animais e humanos), cita o Médico Veterinário Lucas Thomas. “As atividades do SIM estão ainda mais intensivas durante o ano de 2020, devido à nomeação de um segundo veterinário, ocorrida em agosto do ano passado” complementa Lucas.

O município de Santa Rosa teve expressiva ampliação no número de agroindústrias em 2019, em especial de derivados de origem animal. Durante o ano, houve acréscimo de três estabelecimentos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), totalizando dez empresas fiscalizadas pelo órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural. Entre os estabelecimentos fiscalizados pelo SIM, existem as atividades de abate de suínos e bovinos, processamento e industrialização de derivados cárneos (linguiças, salames, defumados, temperados) além de classificação e inspeção de ovos.

Para o ano de 2020, a previsão é que sejam liberados mais quatro empreendimentos fiscalizados pelo SIM, estes já em processo de construção com a documentação acompanhada pelo órgão, totalizando assim 14 estabelecimentos, um acréscimo de 100% em relação ao que havia no início de 2019.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia visita o Vida & Saúde

Publicado

em



O Hospital Vida & Saúde recebeu nesta semana, a visita da deputada Estadual Zilá Breitenbach, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa/RS. Na oportunidade, a Deputada conheceu os principais serviços da Instituição e obteve informações sobre o andamento dos atendimentos em geral e das especialidades. Zilá colocou-se à disposição da Instituição e parabenizou a gestão do Hospital.

Zilá Breitenbach foi recebida pelos integrantes do Conselho de Administração do Hospital, Pedro Steffen e Nei Rotta; pela assessora de projetos, Luciene Schröder; pela gerente de RH, Rosmeri Schmidt; pelo diretor de infraestrutura, Rodrigo Calixto e pela coordenadora do Voluntariado, Zulamar Pudell.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Prefeitura prepara Desfile Cívico para 07 de setembro

Publicado

em



A equipe da Secretaria de Educação e Cultura realizou nesta quinta-feira (23), uma reunião para definir o cronograma do Desfile Cívico de Santa Rosa, que vai acontecer no dia 07 de setembro. Participaram diversas entidades e instituições de ensino, que em conjunto, organizam a programação.
Dentre as ações, foram apresentadas as primeiras atividades propostas para a Semana da Pátria e cada participante ficou responsável por dar início aos preparativos do desfile de sua instituição. A secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressaltou que o desfile é uma atividade que envolve toda a comunidade e que representa o maior evento cívico do município, “É uma data que envolve desde a criança de colo até os idosos, todos se reúnem para demonstrar o amor e o orgulho pelo nosso país. Infelizmente, nos últimos anos não conseguimos realizar o desfile, por causa da pandemia, o que reforça o significado do evento deste ano”. Na reunião foram definidos os temas propostos para o Desfile Cívico e foi realizada a pré-organização das atividades da Semana da Pátria
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mantei e Odaylson falarão na ACISAP sobre missão à Europa

Publicado

em



A ACISAP realiza na próxima terça-feira (28) reunião de associados tendo como convidados o prefeito Anderson Mantei e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Eder. Será a partir das 18h30 no auditório da Associação Comercial.

Os convidados farão um relato da Missão Europa, viagem organizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e que levou técnicos e prefeitos de cinco cidades gaúchas, incluindo Santa Rosa, às cidades de Lisboa, Braga e Porto, em Portugal, e Madrid e Barcelona, na Espanha.

Mantei e Odaylson falarão da experiência obtida com a viagem e os encontros com agências de desenvolvimento dos municípios visitados e a as possibilidades visando atração de investimentos e negócios.

Conforme a ACISAP, interessados em participar da reunião devem confirmar suas presenças pelos fones 3512 5280 e 99108 0938.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×