Serviço de Inspeção Municipal intensifica fiscalização em Santa Rosa – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Serviço de Inspeção Municipal intensifica fiscalização em Santa Rosa

Publicado

em



A secretaria de Desenvolvimento de Agropecuária e Infraestrutura Rural, através do SIM – Serviço de Inspeção Municipal apresentou relatório de atividades de inspeção, e fiscalização agropecuária realizadas no ano de 2019 no município de Santa Rosa. As ações fiscalizatórias se concentraram na SDAIR, por ser a secretaria responsável pela coordenação das ações relacionadas à defesa agropecuária, e no SIM ,na medida em que são responsáveis pela execução local das ações e atividades de defesa sanitária.

Entre os estabelecimentos fiscalizados pelo SIM, existem as atividades de abate de suínos e bovinos, processamento e industrialização de derivados cárneos (linguiças, salames, defumados, temperados) além de classificação e inspeção de ovos. Dentre as funções, onde se inclui a inspeção em abate de animais, fiscalização de agroindústrias, coleta de produtos e água para análise e atendimento de demandas do Ministério Público/RS, se somou 474 atividades fiscalizatórias pela equipe do SIM no ano de 2019.

Durante a inspeção em abate houve a condenação de 105 animais entre suínos, bovinos e bubalinos. As condenações se deram por enfermidades diversas, entre elas: Tuberculose, pneumonia, cisticercose, abscessos (acúmulo de pus), caquexia (magreza extrema), hepatites, enterite (infecção intestinal), hiperplasia de baço, pericardite, entre outras, que caso fossem destinadas à alimentação, trariam grave perigo à saúde, sendo muitas delas zoonoses (doenças transmitidas entre animais e humanos), cita o Médico Veterinário Lucas Thomas. “As atividades do SIM estão ainda mais intensivas durante o ano de 2020, devido à nomeação de um segundo veterinário, ocorrida em agosto do ano passado” complementa Lucas.

O município de Santa Rosa teve expressiva ampliação no número de agroindústrias em 2019, em especial de derivados de origem animal. Durante o ano, houve acréscimo de três estabelecimentos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), totalizando dez empresas fiscalizadas pelo órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural. Entre os estabelecimentos fiscalizados pelo SIM, existem as atividades de abate de suínos e bovinos, processamento e industrialização de derivados cárneos (linguiças, salames, defumados, temperados) além de classificação e inspeção de ovos.

Para o ano de 2020, a previsão é que sejam liberados mais quatro empreendimentos fiscalizados pelo SIM, estes já em processo de construção com a documentação acompanhada pelo órgão, totalizando assim 14 estabelecimentos, um acréscimo de 100% em relação ao que havia no início de 2019.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

MATÉRIA ATUALIZADA: Adolescentes acima de 16 anos serão vacinados amanhã, 24

Publicado

em



Expectativa de vacinar abaixo dos 16 anos não se confirmou por enquanto

A Fundação Municipal de Saúde não confirmou por enquanto a vacinação para adolescentes à partir dos 12 anos.
Foi confirmada para amanhã, sexta-feira, 24, a vacinação para adolescentes de 16 anos.
As doses devem chegar hoje, 23, o que possibilita a vacinação dos 16 anos.

MATÉRIA ANTERIOR:
Santa Rosa irá vacinar adolescentes acima dos 16 anos

A Fundação Municipal da Saúde , através de sua Diretora de Atenção Primária, Fabiana Breitenbach, comunicou que está aguardando a chegada de mais um lote de vacinas para iniciar a vacinação dos adolescentes acima de 12 anos.
A expectativa é de que mais uma remeça de vacinas chega nesta sexta-feira, 24.
Na quarta-feira, 22, o Estado distribuiu doses da Pfizer para adiantar a imunização contra o COVID-19 de adolescentes.
São 165 mil doses da Pfizer para cobrir a faixa dos 17 anos e 58% dos 16 anos.
As idades variam de cidade para cidade, dependendo do avanço da campanha de vacinação e disponibilidade de vacinas.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Senado vota hoje projeto que declara Santa Rosa o Berço Nacional da Soja

Publicado

em



Na tarde dessa quinta-feira (23/09), será votado o Projeto de Lei nº 5647/2019 pela Comissão de Educação do Senado Federal, de autoria do deputado federal Jerônimo Goergen que declara o Município de Santa Rosa o título de Berço Nacional da Soja.

No dia 24 de outubro de 2017 a proposta foi apresentada pelo atual presidente da Fenasoja Alexandre Maronez juntamente com o presidente do CCPF, Gerson Lauermann, ao deputado Goergen, que levou até a Câmara Federal e após aprovada e seguir os trâmites, foi encaminhada ao Senado, o relator do projeto é o senador Paulo Paim (PT).

O deputado federal Jerônimo Goergen, lembrou que a semente da soja, nos anos de 1920, ao não vingar em solo no estado da Bahia, foi trazida a Santa Rosa, a primeira cidade a cultivar o grão, a partir de iniciativa do pastor Albert Lehenbauer, falou sobre a Fenasoja.

Na proposta o parlamentar lembrou que a Assembleia Legislativa já aprovou em 2009 proposta em âmbito estadual declarando Santa Rosa o Berço Nacional da Soja.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Santa Rosa reformará 14 praças, confira os locais

Publicado

em



Licitação será em 21 de outubro no valor de R$ 1.482.005,54

Através do processo licitatório nº 15.256,/2021, por tomada de preços, a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, irá contratar uma empresa para realizas a reforma em 14 praças do município. Dentro do perímetro urbano.
A licitação irá ocorrer no dia 21 de outubro e o valor está orçado em R$ 1.482.005,54.

CONFIRA AS PRAÇAS QUE SERÃO REVITALIZADAS:

– Bairro Sulina
– Vila Glória
– Vila Timbaúva
– Vila Flores
– Vila Balneária
– Praça Centro Social Urbano
– Praça de Cinquentenário
– Vila Cruzeiro do Sul
– Vila Cruzeiro do Sul II
– Vila Vicente Cardoso
– Bairro Planalto
– Bairro Auxiliadora
– Vila Júlio de Oliveira
– Praça Berlim

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×