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Senacon cobra esclarecimentos do Facebook sobre acesso a mensagens

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A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça abriu investigação contra o Facebook motivada por informações publicadas na imprensa segundo as quais a empresa teria acessado indevidamente mensagens trocadas em aplicativos de mensagens da companhia, como o FB Messenger.

Segundo denúncias publicadas em veículos internacionais e confirmadas pela rede social, trabalhadores terceirizados teriam sido contratados para o trabalho. As reportagens alegaram que as pessoas teriam recebidos áudios para realizar a transcrição, sem saber, contudo, a origem do material ou a finalidade da tarefa.

A Senacon notificou a empresa hoje (14), estipulando o prazo de 10 dias para que a rede social preste esclarecimentos sobre as alegações noticiadas. Caso haja indícios de violações a direitos dos usuários, como privacidade e proteção de dados pessoais, uma consequência poderá ser a abertura de um procedimento administrativo.

Constatadas as violações à legislação nacional, o Facebook poderá ser multado pela secretaria. À Agência Brasil, a assessoria lembrou que há outros procedimentos em andamento no órgão envolvendo o tratamento de dados de consumidores.

Há algumas semanas, o Facebook foi multado em US$ 5 bilhões (o equivalente a R$ 18,6 bilhões em moeda brasileira) em razão de práticas de violação à privacidade e desrespeito à proteção de dados dos seus usuários. Em outubro do ano passado, o governo do Reino Unido também puniu a plataforma digital por violações relacionadas ao tratamento de registros de seus usuários.

Agência Brasil entrou em contato com o escritório do Facebook no Brasil e aguarda um retorno sobre o caso.

Agência Brasil
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WhatsApp libera chamadas para até 32 participantes

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Na última semana, o WhatsApp anunciou novas funções chegarão ao app em breve e, felizmente, uma delas já está disponível aos usuários do iOS.
 
Nessa quinta-feira (12), o WhatsApp disponibilizou um novo recurso que permite realizar chamadas de voz com até 32 participantes.
 
A novidade foi encontrada na versão 22.8.80 da atualização para dispositivos móveis da Apple e, consequentemente, o design da visualização das chamadas foi atualizado para exibir os diversos contatos em uma só ligação.
 
Além disso, uma onda de áudio foi adicionada para mostrar quem está conversando e facilitar a visualização.
 
Chamadas em grupo
O novo design também inovou os balões de mensagens de voz em conversas normais e em grupo, além de uma nova interface na página de informações de um contato ou grupo.
 
Por enquanto, a novidade está disponível apenas para os usuários com a versão 22.8.80 do iOS, contudo, também deve ser disponibilizada ao Android em breve.
 
De qualquer forma, ainda é necessário liberar algumas das atualizações prometidas na última semana. Uma delas deve introduzir as Comunidades ao WhatsApp, mas apenas após as eleições de 2022, o que gerou críticas do presidente Jair Bolsonaro.
 
A medida, entretanto, visa reduzir a disseminação de notícias falsas no período eleitoral.
Fonte: TecMundo
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Geral

Startup da Embraer começa a desenvolver carro voador brasileiro

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E parece que aquele futuro que vimos em “Os Jetsons”, desde anos 1960, está mais próximo do que imaginamos. Os famosos carros voadores do desenho animado já são tratados como uma realidade pela startup Eve, da Embraer.

Além do desenvolvimento do veículo, a empresa já começou a fechar parcerias para criar um ecossistema de mobilidade aérea urbana.

Dessa forma, o uso dos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs, na sigla em inglês) será bem mais acessível, segundo co-CEO da startup, André Stein.

Consórcio

O primeiro consórcio para o desenvolvimento dessas soluções já foi formalizado na última semana, em Miami, na Flórida.

A ideia, segundo Stein, é desenvolver um modelo que possa ser usado para além do universo da empresa.

Para o modelar mais detalhadamente o projeto, a startup vem utilizando uma ferramenta desenvolvida com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

“Em Miami, chegamos a 88 rotas e 32 ‘vertiportos’ (locais destinados à operação dos eVtols). Estimamos que (a cidade de) São Paulo tenha quase o dobro desse potencial de mercado”, calcula André.

“Estamos mapeando diversas cidades para criar uma planta baixa de como seria a operação e podemos aplicar esse conceito para várias comunidades.”

Segundo co-CEO, a cidade tem potencial para ter de 400 a 500 eVTOLs nos próximos 15 anos. “A ideia é trazer mais uma opção de mobilidade, mas não vamos ter uma mancha no céu.”

Helipontos com estrutura de carregamento

A proposta da Eve é que o eVTOL caiba nos helipontos atuais, mas que tenha a própria estrutura de carregamento.

Também há uma preocupação da startup, para que os “vertiportos” estejam distribuídos nos melhores pontos das cidades.

“Nos últimos anos, a aviação comercial vem sendo democratizada, e a ideia é que o eVTOL chegue bem próximo (do custo) do transporte terrestre. A viagem vai ser acessível”, prevê André .

A intenção é que o modelo do negócio seja parecido com o da aviação comercial e executiva, no qual uma empresa opera os aviões.

“Com isso, o eVTOL fica automaticamente mais acessível. Com o avanço do trabalho remoto, por exemplo, esse conceito se torna mais interessante”, afirma o executivo.

Fonte: SóNotíciaBoa

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Geral

Metaverso: Facebook e Instagram terão anúncios 3D

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Em parceria com a empresa de tecnologia para e-commerce VNTANA, a Meta pretende facilitar que marcas veiculem anúncios 3D no Facebook e Instagram. As empresas poderão fazer o upload de modelos 3D dos produtos na plataforma, para então convertê-los em publicidade de forma simplificada.

De acordo com a presidente da VNTANA, Ashley Crowder, a novidade é um passo em direção à propaganda no metaverso. “O metaverso é basicamente a internet espacial. É todo um mundo de possibilidades que começa com os modelos 3D certos de seus produtos”, comentou Crowder.

A presidente explicou que, antes da parceria, seria necessário que os anunciantes reformatassem os arquivos 3D para que se tornassem compatíveis com os sistemas de anúncio da Meta. Com a integração, as marcas podem fazer o upload e a conversão dentro da própria plataforma, mesmo sem conhecimento em edição de imagens 3D.

O objetivo é que usuários que estejam navegando no Instagram ou no Facebook possam interagir com com um item e visualizá-lo de todos os ângulos, oferecendo uma experiência de compra mais completa. Chris Barbour, diretor de parcerias de realidade aumentada da Meta explicou que “de certa forma, isso oferece um vislumbre do que você pode esperar em futuros dispositivos, como óculos AR”.

 Fonte: TecMundo
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