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Segundo Vestibular de Medicina foi realizado neste domingo

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Na tarde deste domingo, dia 14, a Unijuí realizou a segunda edição do Vestibular para o curso de Medicina. Cerca de 550 candidatos, oriundos de diversas regiões do Estado e também de outros estados da Federação, realizaram a prova – que consistiu em 40 questões objetivas e mais uma redação – na Sede Acadêmica, em Ijuí.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, a prova foi elaborada por uma equipe de especialistas. “A prova foi muito bem elaborada e convidativa para que os candidatos refletissem sobre questões da atualidade”, observa. Na redação, os movimentos de antivacinação foram o tema destacado. Os candidatos receberam textos tratando sobre os perigos da desinformação com relação as vacinas, já que o Brasil e diversos outros países estão registrando o retorno de doenças que já eram consideradas erradicadas ou controladas. A partir de dados e informações, os candidatos precisaram elaborar um texto argumentativo para responder a questão: “Estamos vivendo uma nova revolta da vacina?”.

O processo seletivo também teve o apoio da Polícia Civil, da Brigada Militar, da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí e da Coordenadoria de Trânsito, que auxiliaram na segurança dos vestibulandos e para que tudo transcorresse bem na prova. Nenhuma ocorrência foi registrada até o final do processo, que se estendeu até às 17h deste domingo. “Estamos muitos satisfeitos com o andamento do curso de Medicina na Universidade e estamos acompanhando atentamente todos os processos referentes a este curso, em especial o Vestibular, que seleciona os novos estudantes”, avaliou a Vice-Reitora.

Recepção dos veteranos
Os veteranos, estudantes da primeira turma do curso de Medicina da Unijuí, estiveram presentes na prova, desejando boa sorte aos candidatos. “Estamos muito entusiasmados de recebermos novos estudantes no curso, por isso viemos nos integrar ao processo de Vestibular”, observou o estudante Roberto Lorenzoni.

Também presente no Vestibular, o coordenador do curso, professor Jorge Brust, observou que a grande procura mostra o reconhecimento regional ao curso de Medicina da Unijuí. “A Universidade já possui uma experiência muito grande na área da saúde e a Medicina veio para complementar esta trajetória, o que amplia as perspectivas dentro da própria instituição. Percebemos nos candidatos o anseio por poder estudar em um curso de medicina na região, próximo de casa”, destacou.

Próximos passos
O gabarito da prova será divulgado nesta segunda-feira, às 15h, pelo Portal da Universidade. Na terça-feira, dia 16, ocorre a divulgação dos classificados para as 20 vagas deste concurso. E no dia 17, quarta-feira, já inicia o processo de matrículas.

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Ensino

CAPS AD realiza palestras de conscientização nas escolas

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A FUMSSAR, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas CAPS AD realizou atividades educativas. Através do Programa Saúde na Escola PSE, quatro palestras sobre conscientização do uso de álcool e drogas na adolescência foram organizadas. As ações ocorreram na Escola Municipal Pedro Speroni, no bairro Cruzeiro.

As atividades foram ministradas pelos integrantes da equipe multidisciplinar do CAPS AD Movimento. Participaram a Assistente Social, o Enfermeiro, o Médico Psiquiatra, o Psicólogo, o Terapeuta Ocupacional e os Técnicos em Enfermagem. Além das orientações trazidas pelos profissionais, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de um paciente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Ao todo 180 alunos, do 6º ao 9º ano, acompanharam as palestras. Entre os temas abordados: tipos de drogas, seus efeitos no organismo e as consequências do uso prolongado.

As instituições de ensino que tiverem interesse em participar, podem entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, pelo telefone: (55) 3513-5158 e agendar uma visita da equipe multidisciplinar.

O CAPS AD funciona das 08h às 18h sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. O Centro fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, no bairro Cruzeiro.

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Ensino

Como a alfabetização sofreu na pandemia: ‘criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’

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Na turma da professora Ana Carolina Guimarães há, hoje, desde crianças que já conseguem ler textos com facilidade até os alunos que, aos 8 ou 9 anos de idade, ainda sequer criaram familiaridade com todas as letras do alfabeto.
O cenário da volta às aulas preocupou a professora do 3° ano do ensino fundamental 1 na Escola Estadual São Bento, em Belo Horizonte (MG) – que por enquanto está funcionando em modelo híbrido, em que as crianças alternam entre uma semana na escola e uma semana no ensino remoto.

Preocupação da professora se deve ao fato de que, em condições normais, na 3ª série, as crianças já costumam estar na fase final do aprendizado básico de leitura e escrita.

“Todos os alunos teriam que estar lendo, e não é a realidade. Percebemos que há uma carência nesse retorno às aulas e que a alfabetização foi muito afetada pela pandemia”, diz Guimarães .

Crianças vulneráveis de 5 a 10 anos de idade – e, portanto, as que cursam o final da educação infantil e todo o ensino fundamental 1 – foram um grupo particularmente sensível às dificuldades dos mais de 18 meses de ensino à distância na pandemia. É porque elas estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento escolar: a da alfabetização e da consolidação da leitura, da escrita e dos fundamentos matemáticos.
E também porque, nessa idade, elas têm pouca autonomia no ensino remoto, e portanto o contato próximo aos professores fez muita falta.

Fonte: terra

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Ensino

Polo de Ensino de Santa Rosa realiza doação de brinquedos em alusão ao Dia das Crianças

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Na tarde de segunda-feira (11) os alunos soldados do Polo de Ensino de Santa Rosa, acompanhados do Leão do PROERD e da Fronteiruxa, realizaram a entrega de brinquedos para crianças de comunidades próximas ao Polo.

Além de levar um pouco mais de alegria para as crianças, a ação ajuda o futuro soldado da Brigada Militar a compreender e desempenhar suas atividades com base na filosofia de polícia comunitária.

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