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Secretarias da Saúde e Educação orientam escolas sobre a prevenção ao coronavírus

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Medidas de higiene e comportamento ajudam na prevenção. - Foto: Freepik.com

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As secretarias da Saúde e Educação (SES e Seduc) divulgam a partir de hoje uma nota informativa conjunta às escolas públicas e privadas com medidas de prevenção ao novo coronavírus. O material traz orientações principalmente sobre a higiene das mãos e a etiqueta respiratória, que é o conjunto de atitudes que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar.

As recomendações são fundamentais para ambientes escolares, de qualquer nível de ensino, tendo em vista que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas e com realização frequente de atividades coletivas. Além do novo coronavírus, as medidas são importantes ferramentas para prevenir outras doenças de transmissão respiratória, como a gripe (influenza), o sarampo e a meningite bacteriana.

Veja aqui material completo que está disponível no site da SES

A nota explica que a doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) apresenta sintomas semelhantes às demais gripes: febre acompanhada de algum desconforto respiratório (tosse, coriza ou dificuldade de respirar, por exemplo). A transmissão, pelo que se tem de conhecimento científico até o momento, acontece pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Por isso, hábitos de higiene são as principais formas de prevenção.

Medidas individuais para profissionais, alunos e responsáveis

A recomendação a quem frequenta esses ambientes – independente se aluno, professor ou funcionário – é higienizar as mãos com água e sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Quando a mão não estiver mais com alguma sujeira visível, o álcool gel é um complemento à higienização. Também deve ser evitado tocar em olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies, assim como não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Ao tossir ou espirrar, proteger boca e nariz com a parte interna do cotovelo ou com lenços (preferencialmente descartáveis). Isso é o que se chama de etiqueta respiratória e é essencial para evitar a disseminação de gotículas das secreções no ambiente.

A nota também faz a advertência de que o uso de máscaras por pessoas sem sintomas não representa uma medida de prevenção quando adotada de forma isolada. A lavagem de mãos e a etiqueta respiratória se constituem em medidas de maior efetividade. Além disso, o uso da máscara sem os outros hábitos de higiene e comportamento pode prejudicar sua eficácia na redução do risco de transmissão.

Medidas institucionais

Às instituições de ensino, recomenda-se a promoção de atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória. O hábito pode ser estimulado provendo, conforme as possibilidades, lavatório ou pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa de acionamento por pedal e dispensadores de álcool gel em pontos de maior circulação (recepção,
corredores e refeitório).

A limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos de educação física) deve ser feita após o uso. Preconiza-se a limpeza com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio).

Equipamentos de consumo de água de contato direto da boca com torneiras e bebedouros também não são recomendados. Deve ser, dentro do possível, estimulado o uso de recipientes individuais para o consumo. As demais orientações são para manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas) e evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo coronavírus.

Alunos ou profissionais que apresentem febre e sintomas respiratórios (como tosse e coriza) são orientados a procurar atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades. Em caso de dúvidas ou outros tipos de solicitação, a Secretaria da Saúde conta com o serviço do Disque Vigilância, através do telefone 150. Mais informações também estão disponíveis no site saude.rs.gov.br/coronavirus.

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Pesquisador brasileiro descobre manuscrito antigo sobre a infância de Jesus

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Foto: Reprodução / Universitätsbibliothek Hamburgo… -
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Um grupo de pesquisadores, incluindo o brasileiro Gabriel Nocchi Macedo, descobriu na Alemanha o manuscrito mais antigo conhecido que fala sobre a infância de Jesus.

O manuscrito, escrito em grego, tem mais de um milênio e meio de idade. Por muito tempo, o fragmento de papiro permaneceu despercebido na biblioteca da Universidade de Hamburgo, sendo considerado insignificante. A descoberta revelou que o manuscrito é uma cópia do Evangelho de Tomé, um texto apócrifo que não faz parte da Bíblia. O professor Gabriel Nocchi Macedo e papirologistas do Instituto de Cristianismo e Antiguidade publicaram suas descobertas na revista Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik.

O documento relata um milagre realizado por Jesus Cristo quando era criança. Segundo o texto, Jesus, aos cinco anos, estava à beira de um lago e moldou 12 pardais com barro. Seu pai, José, teria repreendido Jesus por trabalhar no sábado sagrado. Em resposta, Jesus teria batido palmas e dado vida aos pássaros.

O fragmento contém cerca de 13 linhas de texto. Os pesquisadores acreditam que o manuscrito foi criado como um exercício de escrita em uma escola ou mosteiro, evidenciado pela caligrafia desajeitada e pelos traços irregulares.

Esta descoberta é significativa para o campo de pesquisa sobre os primórdios do Cristianismo. Até agora, a versão grega mais antiga conhecida do Evangelho de Tomé datava do século XI. O novo manuscrito oferece uma visão mais profunda e antiga sobre os relatos da infância de Jesus.

A descoberta destaca a importância da preservação e reavaliação de manuscritos antigos, que podem revelar informações valiosas sobre a história e a cultura religiosa da humanidade.

Fonte: Uol

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Cultura

Grande festa marca inauguração da Arena e do Complexo Poliesportivo na sexta-feira

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Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Rosa
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A partir de sexta-feira (21), a comunidade regional vai poder contar com um novo espaço para o esporte e o lazer. O Governo Municipal e a Fenasoja vão realizar às 14 horas, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, uma festa de inauguração da Arena e do Complexo Poliesportivo e Cultural. O local vai poder ser utilizado para diversas atividades, como: eventos, recreação, serviço social, prática de esportes, entre outros.

A obra da Arena e do Complexo Poliesportivo e Cultural foi executada por etapas. A primeira etapa foi concluída pela Fenasoja. O presidente Dário Germano destaca, “Este é um grande sonho realizado, a Arena Fenasoja e o Complexo Poliesportivo Cultural estão prontos e quem mais vai aproveitar é a comunidade que vai poder usufruir desse espaço com as famílias”. Foram realizadas, a terraplanagem, a estrutura da Arena e o piso interno. O local conta com espaço para 3 quadras de esporte.

A 2ª etapa conduzida pela Prefeitura, contemplou uma quadra de vôlei de areia, quadra de vôlei em concreto, campo de futebol, estrutura completa de banheiros, salas de apoio aos eventos, piso externo e escadaria com acessibilidade.

Mais de R$ 4,2 milhões foram investidos na 2ª etapa, sendo: R$ 2.902.346,66 de recursos próprios do município, de economias da gestão e R$ 1.323.972,90 de recurso do Governo Federal. Além disso, a Prefeitura e a Fenasoja realizaram obras de iluminação, guarda-corpos e acessibilidade, totalizando um investimento de 7 milhões de reais nas duas etapas. Toda comunidade está convidada para participar da Festa de Inauguração do espaço na sexta-feira durante a tarde.

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Rede Super São Luiz implementa atendimento prioritário para autistas em Santa Rosa

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No dia 18 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista, uma data que visa promover a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo. A Coopermil, ciente da importância da causa para a comunidade, seus associados e clientes, concluiu a etapa de capacitação e adequação de sua rede de supermercados São Luiz, implementando o atendimento prioritário para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

A iniciativa fez parte das ações iniciadas durante o Abril Azul, mês alusivo a conscientização do autismo. Neste período, a Coopermil contou com apoio de entidades de Santa Rosa e região, entre elas Apada, Fumssar, Centro Regional de Referencia TEAcolhe, Associação dos Autistas de Santa Rosa e Cerest que realizaram palestras para as equipes de colaboradores dos supermercados, levando informações sobre o Transtorno do Espectro Autista, orientando e esclarecendo dúvidas sobre o atendimento preferencial para autistas, previsto na Lei nº14.626, de 19 de julho de 2023. Além disso, todas as unidades do Super São Luiz receberam novas placas de sinalização de atendimento preferencial nos caixas, estas, com o símbolo que representa o Autismo incluso, além dos já existentes.

De acordo com o Presidente da Coopermil Ernani Thober, está no DNA da Cooperativa proporcionar aos clientes e ao quadro social um atendimento qualificado, aprimorando suas estruturas e equipes conforme as necessidades. “Esta iniciativa, focada no atendimento com acolhimento qualificado, mais uma vez comprova o compromisso da Coopermil em fortalecer um dos princípios que norteiam o cooperativismo: A preocupação com a comunidade, onde trabalhamos pelo desenvolvimento das comunidades, priorizando projetos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos”.

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