Sebrae RS passa a integrar programa Conecta Educação – Portal Plural
Connect with us

Geral

Sebrae RS passa a integrar programa Conecta Educação

Publicado

em



 

O conceito de empreendedorismo vai muito além de abrir um negócio próprio. Uma pesquisa da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Ibope Inteligência e Rede Conhecimento Social, que também trabalha com o empreendedorismo entre os jovens, constatou que 55% acreditam que empreender é conseguir colocar em prática os seus sonhos e 64% concordam que empreendedorismo é mais que ter um negócio, é ter atitude, iniciativa e criatividade.

Pensando no futuro, o Sebrae RS passou a integrar, nesta terça-feira, 10 de setembro, o Projeto Conecta Educação Santa Rosa, que reúne escolas do município e conecta professores e estudantes ao prazer de ensinar e aprender com o uso de tecnologias educacionais digitais colaborativas. Com três anos de atividade, o programa integra todos os sistemas educacionais num projeto que redesenha a prática pedagógica do município para uma realidade mais colaborativa e digital com o uso do Google For Education como ferramenta de integração e trabalho colaborativo.

Participaram da cerimônia para assinatura do convênio a diretoria executiva do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy (diretor-superintendente), Ayrton Pinto Ramos (diretor Técnico) e Marco Aurélio Paradeda (diretor de Administração e Finanças); o prefeito Alcides Vicini, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, Marcos Scherer, o gerente do Sebrae na Região Noroeste, Armando Pettinelli, e a consultora Maidi Dalri, que fará a apresentação do programa.

A parceria pretende trabalhar o desenvolvimento de competências empreendedoras junto aos estudantes. “A intenção é que nós possamos apoiá-los nesse desenvolvimento e que isso possa reverberar numa geração de jovens empreendedores com capacidade de resolução de problemas e que, sobretudo, sejam protagonistas das suas histórias desde cedo, durante sua trajetória escolar. Isso requer um novo jeito de ensinar e aprender. Não é apenas adotar ferramentas digitais mas, a escola necessita revisar o seu processo pedagógico, o qual suscita na formação de professores para que estejam alinhados com as novas demandas educacionais”, comenta Godoy .

Além disso, serão oferecidas consultorias, em uma parte inicial do projeto, para trabalhar com os professores e alunos, ajudando a redesenhar processos de ensino para gerar transformações na forma de ensinar. “É uma etapa para explicar como essas mudanças vão acontecer dentro das escolas. Nesse processo, há a implementação de uma plataforma digital, o desenho de como atender em cada escola, níveis de segurança, os processos de capacitação com os professores em que a formação pretende tornar o educador mais colaborativo e os conectando com alguns recursos digitais, com conteúdos que eles possam usar em sala de aula”, comenta a especialista em atividades colaborativas e metodologias ativas e consultora do projeto, Maidi Dalri.

Para viabilizar o projeto empresas locais estão apoiando financeiramente as ações em conjunto com a Prefeitura Municipal, numa iniciativa que está efetivamente mobilizando toda a cidade. Até agora, já são 400 professores, 30 escolas e mais de 2.500 alunos. Até o final do programa, pretende-se ampliar a atuação para todas as escolas municipais, chegando a mais de sete mil alunos.

Confira o que o projeto pretende ajudar a resolver:

• Reduzir o percentual de evasão das escolas de Santa Rosa;
• Melhorar os indicadores educacionais do município;
• Interferir de forma direta no nível motivacional dos professores;
• Adequar a prática pedagógica à realidade geracional e digital do século XXI;
• Transformar digitalmente as instituições envolvidas;
• Derrubar o paradigma “Escola do século XIX, professor do século XX e estudante do século XXI;
• Preparar os estudantes para a realidade de trabalho do mundo conectado no qual estamos vivendo;
• Estimular o desenvolvimento do trabalho por projetos;
• Reconectar os professores com o prazer de aprender e, consequentemente, de ensinar;
• Desenvolver o letramento digital do corpo docente envolvido.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Espetáculo da Orquestra Jovem de Santa Rosa é realizado na prefeitura

Publicado

em



A Orquestra Jovem de Santa Rosa realizou na manhã dessa segunda-feira (08), o evento “Música no Hall”, em comemoração ao aniversário de Santa Rosa. A atividade foi idealizada pela Secretaria de Educação e Cultura e ocorreu no Palácio Municipal 14 de Julho. O espetáculo teve a participação de secretários e servidores municipais, da Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Cleo Brinhol e do Vice-Prefeito Aldemir Ulrich.
Durante o evento, a orquestra apresentou diversas músicas. O final da manhã foi embalado ao som de Violino, Viola de Orquestra, Violoncelo e Piano. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermman, parabenizou os músicos pelo belíssimo espetáculo, “Ficamos felizes em apoiar projetos como este, pois com certeza, fazem a diferença na vida dos jovens, na sociedade e na parte cultural do nosso município”.
A Orquestra Jovem de Santa Rosa é um projeto realizado através do convênio entre a Associação Mantenedora Coral e Orquestra Jovem de Santa Rosa e a Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria de Educação e Cultura. O projeto congrega crianças, jovens e adultos possibilitando o crescimento musical desde o nível básico até o mais avançado. Os participantes aprendem sobre música, por meio da prática de instrumentos, canto coral, concertos e apresentações, com o objetivo de desenvolver noções básicas de linguagem musical e também o refinamento do gosto musical, a sensibilidade, o intelecto e o emocional.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

WhatsApp implanta saída à francesa, modo invisível e bloqueio de print

Publicado

em



Mudanças visam, segundo a Meta, aumentar a segurança e a privacidade dos usuários
A Meta, holding que abriga Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta terça-feira, 9, mudanças no comunicador instantâneo. A ideia dos novos recursos, segundo a empresa de Mark Zuckerberg, é dar ao usuário mais controle sobre suas mensagens. Além da criptografia de ponta a ponta, mensagens que se autodestroem, backups dos bate-papos, verificação em duas etapas e a capacidade de bloquear e denunciar chats indesejados, agora também será possível sair “à francesa” de grupos, escolher quem pode ver quando estamos online e bloquear captura de tela. As mudanças serão implantadas em diferentes prazos.
Sair dos grupos silenciosamente
Agora, é possível sair de um grupo silenciosamente, sem fazer grandes alardes. Em vez de notificar todo o grupo, apenas os administradores serão notificados. Esse recurso começará a ser lançado para todos os usuários este mês.
Escolha quem pode ver quando você está online
Outro recurso que vinha sendo muito solicitado é a capacidade de selecionar quem pode e quem não pode ver quando um usuário está online. Isso começará a ser implementado este mês.
Bloqueio de captura de tela
Também está sendo habilitado o bloqueio de captura de tela para mensagens de visualização única – o print não será mais eterno. Este recurso ainda está em fase de testes e a empres avisa que será lançado em breve.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Abertas inscrições para cursos os gratuitos a distância no IFFar Santa Rosa

Publicado

em



O IFFar publicou, no dia 03/08, edital com objetivo de selecionar interessados para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância e sem mediação. São ofertadas 3.200 vagas. As inscrições são gratuitas e vão até 22 de agosto.
Os cursos FIC sem mediação são cursos online realizados sem o acompanhamento de um tutor ou professor. Assim, o estudante tem autonomia para gerenciar o tempo de estudo, acessando os materiais e conteúdos disponíveis de acordo com seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo.
A seleção será por ordem de inscrição, por campus ofertante e por curso. Os candidatos classificados terão a matrícula efetivada automaticamente. Todas as informações sobre o processo estão no edital nº 253/2022.
O IFFar Campus Santa Rosa oferta os seguintes cursos:
Assistente Administrativo (160h) – 80 vagas
Microempreendedor Individual (160h) – 80 vagas
Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais (200h) – 80 vagas
Programador de Dispositivos Móveis (200h) – 80 vagas
AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS NO LINK
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×