Santo Cristo tem 123 e Santa Rosa 7 casos confirmados de Dengue – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Santo Cristo tem 123 e Santa Rosa 7 casos confirmados de Dengue

Publicado

em



A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), divulgou o boletim atualizado de casos de dengue nesse sábado (28/03). Foram notificados 35 casos, 11 foram investigados, 17 foram descartados e 7 casos confirmados sendo 2 importados.

Os municípios de abrangência da 14ª CRS notificam casos de dengue anualmente. Em relação ao período de 2007 a 2019, o ano de 2016 apresentou o maior número de casos notificados e confirmados.

Na região de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (14ª CRS), foram notificados, 297 casos suspeitos de Dengue, sendo 138 casos confirmados e 55 casos descartados. Entre os casos confirmados, 129 casos são autóctones e 09 são importados. Ainda, 102 casos seguem em investigação.

Todos os municípios da região da 14ª CRS são infestados pelo vetor Aedes aegypti . Em janeiro de 2020 foi mensurado o índice de infestação predial (IIP) do Aedes , através dos levantamentos de índice (LIRAa/LIA). Este índice avalia o percentual de imóveis com presença do vetor.

A partir deste cenário, a 14ª CRS reforçou as ações de controle do Aedes e prevenção de novos casos de dengue, visando interromper a cadeia de transmissão, principalmente nos municípios com maior circulação viral.

As ações preconizadas pelo protocolo do Ministério da Saúde para prevenção e controle da Dengue vem sendo realizadas a nível municipal, das quais destaca-se: Pesquisa vetorial especial, bloqueio de transmissão viral, mutirões de limpeza comunitária,reuniões e capacitações das equipes de saúde, mobilização de estudantes eacompanhamento dos casos por mapeamento. Tais ações são desenvolvidas a partir dasuspeição do caso.

Do mesmo modo, a conduta clínica é orientada a partir da identificação dos sintomas compatíveis com a doença, não sendo necessário aguardar a confirmação laboratorial.

Orienta-se a comunidade sobre a importância das medidas de prevenção, eliminando potenciais criadouros de mosquitos. Destaca-se alguns cuidados para evitar o acúmulo de água onde o mosquito pode se reproduzir.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou até a Semana Epidemiológica (SE 12), 1.224 casos suspeitos de Dengue, 410 casos confirmados, sendo 341 casos autóctones dos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo (1ª CRS); Porto Alegre (2ª CRS); Rio Grande (3ª CRS); Sobradinho (8ª CRS); Cruz Alta, Ibirubá, Quinze de Novembro e Selbach (9ª CRS); Santana do Livramento (10ª CRS); Cerro Largo, Rolador e Santo Ângelo (12ª CRS); Santa Rosa e Santo Cristo (14ª CRS); Boa Vista das Missões, Constantina, Jaboticaba e Miraguaí (15ª CRS); Humaitá, Ijuí e Panambi (17ª CRS); Capão da Canoa e Santo Antônio da Patrulha (18ª CRS); Frederico Westphalen, Palmitinho, Taquaruçu do Sul, Tiradentes do Sul e Três Passos (19ª CRS), 306 descartados, 29 inconclusivos e 479 continuam aguardando investigação (Tabela 1). Todos os municípios com casos autóctones são considerados infestados pelo Aedes aegypti.

Em uma série histórica de 2000 até 2020, observa-se, no RS, um aumento significativo no número de município infestado pelo mosquito Aedes aegypti.

Até a SE 12 de 2020, o Rio Grande do Sul, notificou 58 casos de Febre de Chikungunya, 02 casos confirmados importados, 30 foram descartados e 18 ainda continuam em investigação diagnóstica.

As notificações de casos suspeitos ocorreram em 29 municípios de 13 Coordenadorias Regionais de Saúde.

14ª CRS:
Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Paulo das Missões, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Pista para caminhada e Playground no Carlos Denardin

Publicado

em



Anúncio foi feito pelo Secretário de Esportes Fernando Classmann

Em entrevista concedia ao programa Imprensa Livre, do Portal Plural News, o Secretário de Esportes de Santa Rosa, Fernando Classmann, acompanhado do Diretor de Esportes, Fernando Borella, informou que a sede da secretária está desde o mês passado atendendo junto ao Estádio Municipal Carlos Denardin de Santa Rosa.

Classmann também anunciou um projeto, que já está pronto, de uma pista para caminhada ao redor do campo de futebol do estádio, segundo ele, “será uma pista de saibro, com cordão e iluminação para garantir a caminhada nas noites e maior segurança.”

O secretário também ressaltou que será instalado um playground para as crianças poderem se divertir, enquanto os pais fazem sua caminhada.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Bioabsorventes: apenadas do RS são pioneiras na produção

Publicado

em



O Rio Grande do Sul é pioneiro na produção de bioabsorventes com mão de obra das apenadas. A iniciativa se tornou referência nacional e está num projeto-piloto do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para ser expandido para outros Estados. Também chamados de absorventes ecológicos, são confeccionados com tecido tecnológico desenvolvido pela Herself, marca fundada em 2017 por estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Eles podem ser reutilizáveis e, com a lavagem adequada, duram até três anos.

O Presídio Feminino de Torres já está realizando a confecção de protetores menstruais sustentáveis com máquinas há um semestre. Na semana passada, apenadas do Presídio Feminino de Lajeado também iniciaram a produção. Esse modelo já tinha sido estudado em 2019 com apenadas do Presídio Feminino de Guaíba e com o Instituto Penal Feminino de Porto Alegre.

Para acompanhar o trabalho realizado por 28 apenadas na oficina de costura casa prisional de Torres, a equipe do Depen visitou o local na quinta-feira (29/7). A chefe da Divisão de Atenção a Mulheres e Grupos Específicos do Depen, Ana Lívia Fontes, disse que o objetivo da vinda ao Rio Grande do Sul foi visualizar a situação dessa população no sistema prisional e fomentar políticas públicas direcionadas.

“Mulheres e grupos específicos já se encontram em situação de vulnerabilidade antes de entrar no cárcere e, durante o cárcere, essa vulnerabilidade é intensificada. Por isso o Depen tem interesse em ampliar para outros Estados ações relevantes como essa”, pontuou.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Erro de ortografia em placa chama atenção em São Miguel do Oeste

Publicado

em



Um erro de ortografia em uma placa de sinalização no trevo de acesso ao município de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, chama atenção de quem passa pelo local. Isso porque na placa a palavra cultural está escrita de maneira errada quando indica o local do “Centro Cutlural”.

Um morador do município, que não quis se identificar, informou que o erro na placa está assim há cerca de 4 anos e, até o momento, não foi corrigido. A responsabilidade, segundo ele, é do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

O que diz o DNIT?

De acordo com o Chefe do Serviço da Unidade Local de Chapecó do DNIT, Diego Fernando da Silva, o Departamento foi informado há alguns dias sobre a situação e já repassou à empresa responsável para efetuar a correção.

Ele explica que a estrutura foi implantada há cerca de 4 anos, mas que as letras podem ter sido trocadas quando foi feito algum reparo e a empresa responsável acabou não se atentando na hora de aplicar a película das letras.

“Na verdade, só inverteram a película correspondente às letras. Como precisa de uma estrutura um pouco maior para subir e fazer essa correção, eles irão providenciar os equipamentos para fazer o serviço, mas acreditamos que no decorrer deste mês já se resolva”, esclarece.

Fonte: Rádio Peperi

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×