Santo Cristo tem 123 e Santa Rosa 7 casos confirmados de Dengue – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Santo Cristo tem 123 e Santa Rosa 7 casos confirmados de Dengue

Publicado

em



A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), divulgou o boletim atualizado de casos de dengue nesse sábado (28/03). Foram notificados 35 casos, 11 foram investigados, 17 foram descartados e 7 casos confirmados sendo 2 importados.

Os municípios de abrangência da 14ª CRS notificam casos de dengue anualmente. Em relação ao período de 2007 a 2019, o ano de 2016 apresentou o maior número de casos notificados e confirmados.

Na região de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (14ª CRS), foram notificados, 297 casos suspeitos de Dengue, sendo 138 casos confirmados e 55 casos descartados. Entre os casos confirmados, 129 casos são autóctones e 09 são importados. Ainda, 102 casos seguem em investigação.

Todos os municípios da região da 14ª CRS são infestados pelo vetor Aedes aegypti . Em janeiro de 2020 foi mensurado o índice de infestação predial (IIP) do Aedes , através dos levantamentos de índice (LIRAa/LIA). Este índice avalia o percentual de imóveis com presença do vetor.

A partir deste cenário, a 14ª CRS reforçou as ações de controle do Aedes e prevenção de novos casos de dengue, visando interromper a cadeia de transmissão, principalmente nos municípios com maior circulação viral.

As ações preconizadas pelo protocolo do Ministério da Saúde para prevenção e controle da Dengue vem sendo realizadas a nível municipal, das quais destaca-se: Pesquisa vetorial especial, bloqueio de transmissão viral, mutirões de limpeza comunitária,reuniões e capacitações das equipes de saúde, mobilização de estudantes eacompanhamento dos casos por mapeamento. Tais ações são desenvolvidas a partir dasuspeição do caso.

Do mesmo modo, a conduta clínica é orientada a partir da identificação dos sintomas compatíveis com a doença, não sendo necessário aguardar a confirmação laboratorial.

Orienta-se a comunidade sobre a importância das medidas de prevenção, eliminando potenciais criadouros de mosquitos. Destaca-se alguns cuidados para evitar o acúmulo de água onde o mosquito pode se reproduzir.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou até a Semana Epidemiológica (SE 12), 1.224 casos suspeitos de Dengue, 410 casos confirmados, sendo 341 casos autóctones dos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo (1ª CRS); Porto Alegre (2ª CRS); Rio Grande (3ª CRS); Sobradinho (8ª CRS); Cruz Alta, Ibirubá, Quinze de Novembro e Selbach (9ª CRS); Santana do Livramento (10ª CRS); Cerro Largo, Rolador e Santo Ângelo (12ª CRS); Santa Rosa e Santo Cristo (14ª CRS); Boa Vista das Missões, Constantina, Jaboticaba e Miraguaí (15ª CRS); Humaitá, Ijuí e Panambi (17ª CRS); Capão da Canoa e Santo Antônio da Patrulha (18ª CRS); Frederico Westphalen, Palmitinho, Taquaruçu do Sul, Tiradentes do Sul e Três Passos (19ª CRS), 306 descartados, 29 inconclusivos e 479 continuam aguardando investigação (Tabela 1). Todos os municípios com casos autóctones são considerados infestados pelo Aedes aegypti.

Em uma série histórica de 2000 até 2020, observa-se, no RS, um aumento significativo no número de município infestado pelo mosquito Aedes aegypti.

Até a SE 12 de 2020, o Rio Grande do Sul, notificou 58 casos de Febre de Chikungunya, 02 casos confirmados importados, 30 foram descartados e 18 ainda continuam em investigação diagnóstica.

As notificações de casos suspeitos ocorreram em 29 municípios de 13 Coordenadorias Regionais de Saúde.

14ª CRS:
Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Paulo das Missões, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Confraternização e integração entre escolinhas de futebol

Publicado

em



Foi realizado um momento de confraternização e integração entre as crianças do projeto E.F.U. Cruzeiro do Sul coordenadas por Nilson Joel Cardoso, (Xexéu), e da escolinha do Esportivo de Bela União coordenadas pelo vereador Tenente Amarildo, após os jogos os alunos aproximadamente 100 crianças, degustaram um delicioso cachorro quente preparado por voluntários.

“Quero agradecer a DEUS pelas pessoas humildes e maravilhosas que nos auxiliaram afazer mais um dia de alegria para nossas crianças. Agradecimento especial aos pais e mães: Elisa Cardoso, Chaves, Loreni, Pabblo, Girlei, Elvio, Janine, Janice, Prof. Sandra, Prof. Leticia, Solange (Sol), Cleide, Lucidio, Daniela Lenz, Andressa, Cristiano, Fernando, Marinês Ulmann, João vô do Brayan, Gauchinho, Abadi, Carmem Wilkom, Ana Freitas, pai do Yuri e do Yago, Girlei Nix, Juliano, Moacir Gall, Maria vó do Joaquim, Carine Staudt, Rafaela Rodrigues, Manueli Lima, Djulia Caroline dos Santos Lima mãe do Leonardo e os colaboradores e apoiadores. Se esqueci algum nome peço desculpas, mas sem a ajuda e o apoio de vocês nada aconteceria”, disse Xexéu.

“Sou muito grato a Deus por tudo o que vocês fazem com nossas crianças. Também temos que agradecer a Secretaria Rita Strasser, pela sua presença e na ajuda dos lanches, representando o governo junto com Secretario Ademir Rosa”, finalizou Xexéu.

 

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Lançamento do Programa 3 + 3 na prefeitura

Publicado

em



Ações do Planejamento Estratégico seguem sendo implementadas na Prefeitura de Santa Rosa. O Gabinete do Vice-Prefeito e a Secretaria de Gestão realizaram o lançamento do Programa 3+3. O programa consiste na padronização do serviço público. Através da metodologia utilizada, cada servidor vai receber um treinamento para poder realizar 03 funções diferentes. Da mesma forma, cada serviço vai poder ser desenvolvido, por no mínimo 03 pessoas que saibam executar a tarefa. O objetivo é garantir o andamento regular das atividades nos setores, para que o atendimento não pare, no caso do afastamento de algum servidor.
O Programa 3+3 busca ainda, melhorar a produtividade, agilizar os trâmites gerais, desenvolver pessoas e aperfeiçoar os processos de trabalhos. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich, destacou que o projeto também traz melhorias na gestão e no ambiente de trabalho, “Queremos avançar com mais rapidez no nosso processo de trabalho. Com o uso desta metodologia vamos evitar que atividades não sejam realizadas por falta de conhecimento dos servidores e a população não fique esperando por muito tempo a informação, principalmente quando algum servidor estiver de férias ou de alguma licença”. O projeto piloto foi apresentado para a equipe de Recursos Humanos. O projeto vai ser implementado aos poucos nos demais setores da prefeitura. É uma ferramenta que vai trazer ainda mais conhecimento para os servidores e benefícios para a população.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Retomada travessia de balsa em Porto Mauá

Publicado

em



Foi retomada na manhã desta segunda-feira (27) a travessia de balsa no Porto Internacional de Porto Mauá.

A interrupção ocorreu na quinta-feira (23) devido a enchente do Rio Uruguai. O nível hoje às 8h30min, estava em 7,24m.

HORÁRIO:

Em Porto Mauá, de segunda a sexta-feira das 8 às 11h15min e 14 às 17h15min, nos sábados, domingos e feriados das 8h30min às 11h15min e 14h30min às 17h15min.

 

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×