Santa Rosa na bandeira vermelha – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Santa Rosa na bandeira vermelha

RS segue em risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus

Publicado

em



O mapa preliminar da 38ª semana do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (22/1), reflete a alteração de indicadores monitorados pelo sistema estadual de enfrentamento à pandemia, com leve queda de internações e óbitos por Covid-19.

Com isso, a classificação prévia traz quatro regiões com bandeira laranja – no mapa preliminar da semana passada, havia apenas uma e, no mapa definitivo, ficaram duas laranjas após o deferimento de um dos recursos.

Ainda assim, a grande maioria das regiões segue em bandeira vermelha, ou seja, com risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus no Estado. As 17 regiões em vermelho somam 78,4% da população gaúcha, enquanto no mapa anterior eram 86% dos habitantes nas 19 regiões.

Veja a classificação prévia da 38ª rodada em
https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

Para o total do Rio Grande do Sul, houve redução no número de pessoas confirmadas com Covid em leitos clínicos (-9%) e estabilidade nos internados em UTI. Foi registrada, ainda, estabilidade no número de casos ativos e, no acumulado desta semana, considerável redução dos óbitos (-19%).

Nesta 38ª rodada do Distanciamento Controlado também ocorreu redução no número total de leitos de UTI ocupados. Na semana 36, havia 2.630 leitos de UTI; na 37, 2.640, e na atual, 2.660. Contabilizando o aumento do total de leitos e a estabilidade dos confirmados com Covid-19 em UTI, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 se elevou para 0,77; era 0,71 (semana 37) e 0,70 (semana 36).

Mesmo com o início do plano de vacinação, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforça que a pandemia não acabou, e o mapa preliminar continua refletindo a gravidade da situação do Rio Grande do Sul.

“A vacina chegou, mas a quantidade ainda é pequena diante da população que deverá ser vacinada. Portanto, mais uma vez, salientamos a importância do cuidado individual, com o próximo, do uso dos equipamentos de proteção, especialmente a máscara, de lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e ter cuidados básicos. O mapa de hoje revela justamente que a maioria das regiões está em risco alto. Toda a população deve continuar em estado de alerta porque o vírus segue circulando”, afirma Arita.

Na segunda-feira (18/1), o governo do Estado recebeu do Ministério da Saúde um lote de 341,8 mil unidades da Coronavac, vacina fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o Sinovac. Inicialmente, foram distribuídas 170,8 mil doses, aproximadamente a metade do recebido. A outra parcela ficou armazenada para a aplicação da segunda dose da vacina, já que o governo federal não estipulou previsão de outra remessa de vacinas.

Neste momento, o público a ser vacinado são profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, da área da atenção básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e populações indígenas aldeadas.

MUDANÇA DE BANDEIRAS

Laranja > vermelha

Guaíba
Classificada como vermelha no mapa preliminar da última rodada, a região de Guaíba (R9) teve o recurso deferido pelo Gabinete de Crise e no mapa final ficou em laranja. Nesta rodada, a região volta a ser classificada em risco alto. A bandeira vermelha é resultado da nova regra de salvaguarda, aplicada quando o indicador que mede hospitalizações por 100 mil habitantes ficar em preto ou vermelho (classificação da R9) e a razão entre leitos de UTI livres e ocupados por pacientes Covid-19, na macrorregião, for menor ou igual a 0,8. Nesta semana, Guaíba e a macrorregião metropolitana obtiveram 0,75 neste indicador.

Vermelha > laranja

Macrorregião Sul: Bagé e Pelotas
No mapa preliminar desta 38ª rodada, as regiões de Bagé e Pelotas (macrorregião Sul), que compreendem 28 municípios com 9,3% da população gaúcha, foram classificadas em bandeira laranja devido aos indicadores da macrorregião do Distanciamento Controlado.

O número de leitos de UTI livres por leitos de UTI ocupados por pacientes Covid-19 está em 1,02 – aumento de 62% em relação à rodada anterior. Em números absolutos, o número de leitos de UTI livres no último dia 21/1 para atender o novo coronavírus aumentou nas últimas três semanas de 24 para 29 e, depois, 47. Além disso, o número de internados em leitos clínicos Covid-19, também no dia 21/1, reduziu 7%: baixou de 75, na rodada anterior, para 70.

Bagé também teve redução de 30% de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias, foram 16 ante 23 da semana passada e 35 da semana retrasada. Pelotas, neste indicador, se manteve estável, com aumento de 1%, o que representa um caso a mais. O número de óbitos nos últimos sete dias também se manteve fixo em Bagé com nove casos e, em Pelotas, houve aumento de um caso, registrando 38 mortes.

Cachoeira do Sul
Com queda de 83% no número de óbitos, a região de Cachoeira do Sul (R27) ficou em bandeira laranja nesta rodada. Nos últimos sete dias, a região registrou apenas uma morte por Covid-19, queda expressiva na comparação com a semana anterior, quando ocorreram seis óbitos. Este é o único indicador regional com melhora. A região registrou aumento de 13% tanto no número de hospitalizações confirmadas por Covid-19 (de oito para nove) como no cálculo de hospitalizações por 100 mil habitantes.

REGIÕES EM SALVAGUARDA

Nesta semana, a salvaguarda atuou nas regiões a seguir, as mantendo em bandeira vermelha: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Guaíba, Porto Alegre, Erechim e Passo Fundo.

A nova regra, vigente desde a 35ª rodada, garante bandeiras de risco alto e altíssimo (vermelha e preta) quando a região tem elevada quantidade de novas hospitalizações de pacientes confirmados com Covid-19 (conforme a região de residência do paciente) e, ao mesmo tempo, está inserida em uma macrorregião com baixa capacidade hospitalar.

Dessa forma, a região recebe bandeira vermelha nas seguintes situações:

• O Indicador 6, hospitalizações para cada 100 mil habitantes da região, apresentar bandeira vermelha ou preta;
• O Indicador 8, leitos livres/leitos Covid da macrorregião, seja menor ou igual a 0,8.

COGESTÃO

As associações regionais que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar têm prazo de 36 horas para encaminhar a solicitação ao governo. O formulário on-line ficará disponível até as 6h de domingo (24/1) no link https://forms.gle/woy7GrwpdvkBU2Vx6.

O número de recursos recebidos será divulgado em notícia no site do governo na manhã de domingo. Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise e o mapa definitivo, divulgado também no portal de notícias às 16h30 de segunda-feira (25). A vigência das novas bandeiras será de 26 de janeiro a 1° de fevereiro.

Caso a classificação prévia seja mantida, as 14 regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Guaíba e Uruguaiana, que não aderiram à gestão compartilhada, e Santa Maria, que retirou a adesão à cogestão nesta semana, estão em vermelho e devem seguir os protocolos determinados pelo Estado.

As regiões de Pelotas, Caxias do Sul, Bagé, Cachoeira do Sul, classificadas em laranja e participantes do sistema de cogestão, podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiverem previstos e atualizados nos seus planos regionais.

Confira os protocolos próprios de cada região: https://planejamento.rs.gov.br/cogestao-regional

REGRA 0-0

De acordo com o mapa preliminar da 38ª rodada, 408 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 8,9 milhões de habitantes, o que corresponde a 78,4% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 149 municípios (650,5 mil habitantes, 5,7% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

• Clique aqui e acesse a lista de municípios que se encaixam na Regra 0-0

RESUMO DA 38ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (1)
LARANJA > VERMELHA
Guaíba

Regiões que continuaram iguais (17)
LARANJA
Caxias do Sul (em cogestão)

VERMELHA
Canoas (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Santa Maria
Santa Rosa (em cogestão)
Santo Ângelo (em cogestão)
Taquara (em cogestão)
Uruguaiana

Regiões que apresentaram melhora (3)
VERMELHA > LARANJA
Bagé (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)

• Clique aqui e acesse a nota técnica com as justificativas de classificação das regiões.

DESTAQUES DA 38ª RODADA

• número de novos registros semanais de hospitalizações confirmadas com Covid-19 reduziu 16% entre as duas últimas semanas (1.256 para 1.054);
• número de internados em UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ficou praticamente estável no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (987 para 983);
• número de internados em leitos clínicos com Covid no RS reduziu 9% entre as duas últimas quintas-feiras (1.102 para 1.005);
• número de internados em leitos de UTI com Covid ficou praticamente estável entre as duas últimas quintas-feiras (847 para 848);
• número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid aumentou 9% entre as duas últimas quintas-feiras (de 600 para 654);
• número de casos ativos ficou praticamente estável entre as últimas semanas consideradas (de 24.811 para 24.967);
• número de registros de óbito por Covid reduziu 19% entre as duas últimas quintas-feiras (de 497 para 405);
• regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente: Porto Alegre (171), Caxias do Sul (132), Passo Fundo (95), Santa Maria (77), Canoas (73) e Pelotas (71).

Comparativo: situação entre 24 de dezembro de 2020 e 21 de janeiro de 2021

• número de novos registros semanais de hospitalizações confirmadas com Covid reduziu 10% no período (1.175 para 1.054);
• número de internados em UTI por SRAG reduziu 14% no Estado no período (1.148 para 983);
• número de internados em leitos clínicos com Covid reduziu 19% no período (1.243 para 1.005);
• número de internados em leitos de UTI com Covid reduziu 13% no período (979 para 848);
• número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid aumentou 34% no período (de 489 para 654);
• número de casos ativos reduziu 38% no período (de 39.719 para 24.967);
• número de óbitos por Covid acumulados em sete dias reduziu 11% no período (de 456 para 405).

Clique aqui e acesse o levantamento completo da 38ª rodada do Distanciamento Controlado.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cinema / Séries

4 filmes em cartaz no CineGlobo

PROGRAMAÇÃO CINE GLOBO SANTA ROSA DE 28/07 À 04/08

Publicado

em



VIÚVA NEGRA (130 min.)
No novo filme da Marvel Studios, `Viúva Negra´, Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, precisa confrontar as partes de sua história quando surge uma conspiração perigosa ligada ao seu passado. Perseguida por uma força que não irá parar até derrotá-la, Natasha terá que lidar com sua antiga vida de espiã, e também, reencontrar parte de sua família que deixou para trás antes de se tornar uma Vingadora.
Genero: Ação
Classificação: Não recomendado para menores de doze anos
30/07 SEX – 21H30 | 2D | LEG
31/07 SAB – 21H30 | 2D | DUB
01/08 DOM – 18H40 | 2D | LEG
03/08 TER – 21H20 | 2D | DUB

VELOZES & FURIOSOS 9 (145 min.)
Em Velozes e Furiosos 9 – Dominic Toretto (Vin Diesel) e Letty (Michelle Rodriguez) vivem uma vida pacata ao lado de seu filho Brian. Mas eles logo são ameaçados pelo passado de Dom: seu irmão desaparecido Jakob (John Cena). Trata-se de um assassino habilidoso e motorista excelente, que está trabalhando ao lado de Cipher (Charlize Theron), vilã de Velozes & Furiosos 8. Para enfrentá-los, Toretto vai precisar reunir sua equipe novamente, inclusive Han (Sung Kang), que todos acreditavam estar morto.
Genero: Ação
Classificação: Não recomendado para menores de catorze anos
28/07 QUA – 21H20 | 2D | DUB
29/07 QUI – 21H00 | 2D | DUB
30/07 SEX – 18H30 | 2D | DUB
31/07 SAB – 18H40 | 2D | DUB
01/08 DOM – 21H30 | 2D | DUB
03/08 TER – 18H30 | 2D | DUB

OS CROODS 2 – UMA NOVA ERA (96 min.)
Os Croods e novos personagens que prometem trazer novidades à essa turma um pouco ultrapassada. Em Os Croods 2: Uma Nova Era, os Croods estão à procura de um novo lar depois de terem enfrentado perigos, desastres e feras pré-históricas. O que eles não sabiam é que enfrentariam o maior de todos os desafios: uma nova família.
Genero: Animação
Classificação: Livre
28/07 QUA – 16H00 | 2D | DUB
29/07 QUI – 16H00 | 2D | DUB
30/07 SEX – 16H00 | 2D | DUB
31/07 SAB – 14H30 | 2D | DUB
01/08 DOM – 14H30 | 2D | DUB

SPACE JAM: UM NOVO LEGADO (115 min.)
Quando LeBron e seu filho Dom são aprisionados em um espaço digital por uma I.A. trapaceira, LeBron precisa trazê-los de volta para casa em segurança levando o Pernalonga, a Lola Bunny e uma equipe indisciplinada de Looney Tunes a uma vitória contra os campeões digitais da I.A. na quadra: um elenco de peso formado por astros e estrelas da NBA e WNBA como você nunca viu. Será Tunes contra Goons no desafio mais arriscado da vida de LeBron, que redefinirá o laço entre ele e seu filho, e reforçará a importância de ser você mesmo. Prontos para arrasar, os Tunes desafiam as convenções, turbinam seus talentos únicos e surpreendem até o “Rei” James jogando à sua própria maneira.
Genero: Comédia
Classificação: Livre
28/07 QUA – 19H00 | 2D | LEG
29/07 QUI – 18H30 | 2D | DUB
31/07 SAB – 16H20 | 2D | DUB
01/08 DOM – 16H20 | 2D | DUB
03/08 TER – 16H00 | 2D | DUB


PROGRAMAÇÃO CINE GLOBO SANTA ROSA DE 28/07 À 04/08
CINEMA 2D e 3D
Rua Buenos Aires Nº 937
Cinema climatizado para inverno e verão.
Ao vir no cinema, pedimos:
USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA
 
Todas as orientações dos órgãos competentes serão tomadas para garantir a segurança e bem-estar de todos.
 
Obs: Dias não anunciados é porque o cinema está fechado.
Obrigatório todas as pessoas portarem documento de identificação.

Compra online de ingressos no aplicativo do cinema.
Baixe agora gratuitamente para versão Android e IOS:
http://goo.gl/szyMnF

PROMOÇÃO DO TROCO*
TRAGA R$10,00 EM NOTAS DE R$2,00 E/OU MOEDAS DE R$1,00 E/OU DE R$0,50 E PAGUE O VALOR DO MEIO INGRESSO.
*PROMOÇÃO VÁLIDA SOMENTE NA TERÇA-FEIRA, DIA 03/08.
 
PROMOÇÃO MEIO INGRESSO PARA TODOS
VÁLIDO SOMENTE NA QUARTA-FEIRA, DIA 28/07.
—————-
INGRESSOS:
Inteiro: R$ 20,00
Meio: R$ 10,00*
*acesse nosso site www.cineglobocinemas.com.br e confira todas as regras do benefício do meio ingresso.

Obrigatório todas as pessoas portarem documento de identificação.

Aceitamos Vale-Cultura Banrisul, Vale-Cultura Sodexo, Vale Cultura Ticket, Banri-Compras, Visa, Master, ELO, Hipercard, Hiper, American Express, Cabal, Diner’s.

———-

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA BOMBONIERE E VENDA ANTECIPADA NA BILHETERIA:
Somente quando for anunciado o dia da semana na programação:

-> Terça à sexta: 16h00 às 21h00.
-> Sábado, domingo e Feriados: 14h00 às 21h00.
-> Segunda-feira fechado.
 
Para clientes que não moram em Santa Rosa, a compra online deverá ser feita no aplicativo do Cine Globo Cinemas

 
Tendo problemas ou dúvidas por favor ligar no telefone / Whats: (55) 9 8423 3660 ou fale direito pelo link: http://bit.ly/35xKi6d.
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Praça vai receber monumento de Cristóvão Colombo

Publicado

em



No mundo, existem 3 monumentos em tamanho natural do Cristóvão Colombo. Um deles está em Santa Rosa. A estátua foi inaugurada em 1925, sendo uma homenagem aos 50 anos da colonização italiana no município. Há alguns anos o monumento foi retirado da Praça Constantino de Bortoli em função da deterioração.

No início do Governo, o prefeito Anderson Mantei solicitou a restauração e um local especial para colocar o monumento, “Precisamos preservar nossa história e tudo que faz parte da construção e do desenvolvimento de Santa Rosa. Esse monumento tem um significado muito importante para as famílias italianas de Santa Rosa e da região”. Desde fevereiro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vem trabalhando com esse projeto de restauração. Diversas avaliações foram feitas até o encaminhamento para a restauração. Uma equipe da Secretaria levou o monumento para a capital, onde está sendo restaurado por Luiz Henrique Maya que trabalha com obras de arte em metal em todo o país. Ele fez a avaliação técnica e está fazendo a restauração no monumento confeccionado em cobre vermelho.

A praça localizada em frente ao antigo Liminha está sendo revitalizada pela Secretaria de Obras. Está sendo instalado um parque infantil, bancos e iluminação. Um espaço especial também está sendo organizado para instalar novamente o monumento, “Estamos organizando uma área de lazer e turismo. Nossa equipe está trabalhando nessa obra e esperamos entregar no mês do aniversário do município”, de acordo com Secretário de Obras, Rodrigo Burkle. A intenção é que tudo fique pronto para as comemorações dos 90 anos de Santa Rosa.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Após testes no equipamento, HVS aguarda liberação para dar início aos exames de Cintilografia

Publicado

em



O Hospital Vida & Saúde continua trabalhando pela implementação do serviço de Cintilografia – projeto viabilizado pelo Programa de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) – que qualificará ainda mais o Centro de Diagnóstico por Imagem da Instituição. Com equipamento montado desde o fim do ano passado, o HVS obteve em maio deste ano, a autorização temporária para a Medicina Nuclear emitida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A partir da autorização, ao longo do mês de julho, foram realizados os testes finais e a calibração do equipamento por parte da empresa Siemens. Finalizado este processo, o Hospital aguarda então nova liberação da CNEN, que deverá autorizar a realização dos exames.

Enquanto são realizados os últimos ajustes no equipamento e na infraestrutura, os profissionais do Centro de Diagnóstico realizaram uma série de treinamentos voltados às especificidades deste tipo de exame.

Quando implementado, o serviço de Cintilografia oferecerá mais uma importante ferramenta de diagnóstico para os pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Rosa e região. Atualmente, este tipo de exame não é disponibilizado no Município, exigindo deslocamento de muitos pacientes. “A Cintilografia é mais um importante investimento no serviço de diagnóstico por imagens do Hospital e será um diferencial no atendimento ao paciente oncológico de Santa Rosa e de toda a região”, ressalta a diretora-geral Vanderli de Barros.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×