Santa Maria recebe 15 pacientes Covid-19 vindos de Manaus - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Santa Maria recebe 15 pacientes Covid-19 vindos de Manaus

Os pacientes desembarcaram à noite em Santa Maria

Publicado

em

- Foto: Mauro Nascimento/Palácio Piratini

NuveraAcademia Personabanner plano0 goldFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Mais 15 pacientes Covid-19 provenientes de Manaus chegaram ao Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (2/2), trazidos por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) adaptado com equipamentos que garantem a estabilidade e segurança deles. Desta vez, pousaram no município de Santa Maria, com destino ao Hospital Regional. Na segunda-feira (1/2), outros 17 manauaras desembarcaram em Porto Alegre para tratamento.

Os novos pacientes serão mantidos isolados até mesmo de outras pessoas que contraíram o coronavírus. Eles ocuparão leitos clínicos, porém, caso algum apresente piora no quadro e precise de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), poderá ser encaminhado ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). São oito homens e sete mulheres.

“Estamos tendo a oportunidade de devolver todo o amor e carinho que o país teve com Santa Maria quando passamos pelo incêndio da Kiss, há oito anos. Agora, de forma extremamente organizada, estamos garantindo atendimento aos pacientes de Manaus, sem descuidar daqueles que seguem em tratamento em Santa Maria e na região. Agradecemos aos trabalhadores da saúde pela ajuda imediata”, disse o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.

“Este é um trabalho conjunto entre secretarias de Saúde dos Estados e municípios, do Ministério da Saúde e de empresas privadas. Somos todos parceiros pelo bem dessas pessoas transferidas. Esse é um momento de não medir esforços para dar o melhor acolhimento possível aos amazonenses”, explicou o secretário da Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Regional de Santa Maria, Mery Martins Neto, esta operação é mais complexa do que as que acorreram em Porto Alegre. O hospital abriu seis portas de entrada para as ambulâncias, no intuito de acomodar os pacientes o mais rápido possível. Martins disse que a equipe hospitalar está colocando todo o seu conhecimento e sua solidariedade neste trabalho. “Todos os colaboradores do Hospital Regional estão envolvidos e comprometidos com essa operação”, salientou.

pacientes covid manaus santa maria 2

Os pacientes foram transportados em um avião da FAB adaptado com equipamentos que garantem a estabilidade e segurança deles – Foto: Mauro Nascimento/Palácio Piratini

Participaram da transferência dos amazonenses do aeroporto até o hospital equipes da prefeitura de Santa Maria, do governo do Estado e do próprio Hospital Regional, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Exército, Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e empresas privadas.

Histórico

O Rio Grande do Sul recebeu 18 pacientes vindos de Rondônia (Porto Velho), que chegaram no fim de janeiro, e 17 do Amazonas (Manaus), que desembarcaram na segunda-feira (1/2). Eles foram alocados nos hospitais de Clínicas, Nossa Senhora da Conceição e Vila Nova, em Porto Alegre, e no Hospital Universitário, em Canoas. Cinco rondonienses já receberam alta hospitalar e voltaram para casa.

A situação nas duas cidades é de colapso na rede de saúde pública, o que fez o Ministério da Saúde buscar ajuda humanitária nos Estados com índices de internação mais baixos. O governador Eduardo Leite se colocou à disposição para receber os pacientes do Norte desde a primeira quinzena de janeiro. O Rio Grande do Sul conta com mais de 5 mil leitos clínicos para pacientes com menor gravidade, e a taxa de ocupação nesse segmento, nesta terça-feira (2/2), está em 21,3%.

A variante do vírus causador da Covid-19 que circula pelos Estados do Norte já foi notificada no Rio Grande do Sul, ressalta o diretor do Departamento de Regulação Estadual da Secretaria da Saúde (SES), Eduardo Elsade. “Não há como conter a entrada desta cepa do vírus, mas o menor risco que corremos é pela chegada destes pacientes. Eles vêm absolutamente isolados, com toda a equipe de bordo paramentada e seguindo normas rígidas”, salientou.

O coordenador médico do Samu Estadual, Jimmy Herrera, afirma que este é um dos piores momentos da história recente em termos de saúde pública e se diz satisfeito em poder utilizar a experiência que adquiriu para ajudar. “A solidariedade, o coleguismo, a entrega, a cooperação, a dedicação, a força física e mental, o suor de fato – pois as roupas de proteção são muito quentes –, tudo faz sentido quando se entra numa aeronave cheia de pessoas que precisam de ajuda, apavoradas, entristecidas, cansadas, doentes, com falta de ar, e elas tiram lá do fundo energia para esboçar um discreto sorriso e falam muito obrigada”, contou

A chegada dos pacientes de fora do Estado não impacta no cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado nas regiões de Porto Alegre, Canoas e Santa Maria.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Colisão entre caminhões na RS-344 deixa homem preso em ferragens

Publicado

em

portal plural na manhã desta sexta feira, 12 de julho, por volta das 8h30, um grave acidente envolvendo dois caminhões ocorreu na rs 344, entre santa rosa e tuparendi.

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto pluralAcademia Personabanner plano0 gold

Na manhã desta sexta-feira, 12 de julho, por volta das 8h30, um grave acidente envolvendo dois caminhões ocorreu na RS-344, entre Santa Rosa e Tuparendi. A colisão frontal deixou uma das vítimas presa às ferragens, mobilizando equipes de resgate do Corpo de Bombeiros.

A vítima foi retirada com vida e prontamente encaminhada para atendimento médico hospitalar. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

A colisão resultou em bloqueio parcial da rodovia, causando transtornos no trânsito local. Motoristas que trafegam pela região devem redobrar a atenção e buscar rotas alternativas.

Atualizaremos a matéria com novas informações assim que forem disponibilizadas pelas autoridades.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Motorista que atropelou jornalista de Três de Maio é indiciado por embriaguez

Publicado

em

1720774993 12

15 topo humberto pluralNuveraAcademia Personabanner plano0 goldFAST AÇAÍ

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida de Goiânia, concluiu a investigação do acidente de trânsito ocorrido em 24 de março deste ano, quando o jornalista Eduardo Mireski, natural de Três de Maio, e um amigo dele, foram atropelados em suas bicicletas na BR-153, na cidade de Aparecida de Goiânia, por um automóvel BMW.

As imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais e a ficha de consumação comprovaram que o motorista ingeriu bebida alcoólica antes do acidente. De acordo com o laudo de reprodução simulada, a velocidade estimada do veículo no momento da colisão com os ciclistas era entre 39,3 e 59,5 km/h, abaixo do limite da via.

 

Ele responderá por três crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

  • Lesão corporal culposa na direção de veículo automotor: majorada pela omissão de socorro em face da vítima Bruno Aparecido;
  • Lesão corporal culposa no trânsito: qualificada pela embriaguez e pela lesão de natureza grave majorada pela omissão de socorro em face da vítima Eduardo Mireski;
  • Afastar-se do local do acidente para fugir da responsabilidade civil e penal.

Em maio, a Polícia Científica fez a reconstituição do acidente. Na ocasião, os policiais ouviram o relato de duas testemunhas e de uma das vítimas do atropelamento. As imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais e a ficha de consumação comprovam que o investigado ingeriu bebida alcoólica antes do acidente.

Fonte: Paulo Marques Notícias

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Frio intenso e previsão de chuva marcam o fim de semana no Rio Grande do Sul

Publicado

em

portal plural frio intenso e previsão de chuva marcam o fim de semana no rio grande do sul
IMAGEM MOSTRA O BAIRRO PLANALTO EM SANTA ROSA COBERTO POR NEBLINA/PORTAL PLURAL
NuveraFAST AÇAÍbanner plano0 gold15 topo humberto pluralAcademia Persona

A sexta-feira (12/07) começou com temperaturas muito baixas no Rio Grande do Sul, com Santa Rosa registrando 4°C e sensação térmica de 2°C às 6h da manhã. O sol deve aparecer entre nuvens, mas a previsão é de aumento da nebulosidade ao longo do dia, com possibilidade de garoa isolada em algumas áreas.

Para o fim de semana, a previsão é de chuva na maior parte da região. No sábado, o sol pode aparecer em algumas partes do estado, mas a nebulosidade deve aumentar e o tempo estabilizar na Metade Norte. Já no domingo, a chuva se intensifica e atinge grande parte do estado, com possibilidade de chuva forte em algumas áreas.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×