Santa Catarina tem situação de emergência declarada após chuvas; situação deve piorar afirma a metereologia
Connect with us

Clima/Tempo

Santa Catarina tem situação de emergência declarada após chuvas; situação deve piorar afirma a metereologia

Publicado

em

Santa Catarina tem situação de emergência declarada após chuvas; situação deve piorar afirma a metereologia
Foto: Reprodução.

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Depois do Rio Grande do Sul em setembro, Santa Catarina começa a sofrer os efeitos de um outubro que será excepcionalmente chuvoso no estado com marcas extremas de precipitação e muitas enchentes, como tem alertado a MetSul Meteorologia em seus boletins de clima. Dezenas de cidades foram atingidas hoje no estado catarinense por chuva intensa, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram diversas regiões. São Bento do Sul foi a primeira cidade a enviar o pedido de decreto de situação de emergência.
 
Entre os municípios atingidos estão Caibi, Chapecó, Cordilheira Alta, Xaxim, Caçador, Ascurra, Campo Alegre, Campos Novos, Curitibanos, Doutor Pedrinho, Fraiburgo, Gaspar, Herval D’Oeste, Joaçaba, Lacerdópolis, Laurentino, Rio do Sul, Monte Carlo, Pomerode, Presidente Castelo Branco, Rodeio, São Bento do Sul, São Cristóvão do Sul, São Domingos, e Vargeão. A chuva acumulada em Santa Catarina até o começo da noite desta quarta atingia 171 mm em Tangará, 165 mm em Curitibanos, 158 mm em Mirim Doce, 157 mm em Canoinhas, 153 mm em Concórdia, 149 mm em Joaçaba, 141 mm em Herval D´Oeste, 134 mm em Rio Negrinho, 130 mm em São Bento do Sul, 129 mm em Itaiópolis e Jaraguá do Sul, 128 mm em Celso Ramos, e 127 mm em Mafra.
 
Choveu ainda 124 mm em Papanduva, Major Vieira e Guaramirim, 120 mm em Corupá, 118 mm em Três Barras e Piratuba, 116 mm em Rodeio, 114 mm em Ouro, 113 mm em Taió, 110 mm em Monte Castelo, 109 mm em Lindóia do Sul, 105 mm em Schroeder e Massaranduba, 104 mm em Capinzal e 100 mm em Fraiburgo. Na cidade de Blumenau, a chuva intensa causou quedas de árvores, deslizamentos de terra e pontos de alagamentos em diversos bairros. O nível do rio Itajaí-Açu subiu e causa preocupação com risco alto de enchente coincidindo com o começo da Oktoberfest na cidade. Ainda no Nordeste catarinense, diversos municípios do Litoral Norte e do Alto Vale do Itajaí sofreram com alagamentos e inundações. Níveis dos rios na região subiram rapidamente. As comportas das barragens Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga) foram fechadas. No município de Ibiam, no Meio-Oeste, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender famílias ilhadas por inundações. Ali perto, em Tangará, a chuva excessiva também gerou ocorrências paras os bombeiros. Curitibanos também teve registros de inundações com intervenções dos bombeiros. Trecho da SC-110 em São Joaquim sofreu interdição total. A rodovia teve queda de barreira e não há previsão para liberação. Carro foi arrastado pela água em Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí. Em Itajaí, a BR-101 ficou alagada com a chuva torrencial. Em Camboriú, carro foi arrastado pela correnteza e a condutora foi salva. Um trecho da Serra de Corupá foi bloqueado, preventivamente, pela Polícia Rodoviária Federal entre os quilômetros 84 e 111 da BR-280. A MetSul Meteorologia alerta que a situação vai piorar e muito em Santa Catarina nos próximos dias. O tempo segue instável com chuva e garoa ainda em parte do estado nesta quinta, mas os volumes serão muito menores que os de hoje. O extremo Nordeste de Santa Catarina ainda pode ter chuva forte. O problema é a sexta-feira e o fim de semana, quando deve voltar a chover muito forte a intensamente em várias regiões catarinenses. Muitas cidades podem ter marcas de 100 mm a 200 mm com acumulados superiores. Com os rios já altos e o solo saturado, vários rios devem enfrentar cheias com enchentes. O risco de deslizamentos de terra será extremamente alto.
 
 
Fonte: Metsul.
Compartilhe

Clima/Tempo

Quinta-feira começa com chuva e temperaturas mais amenas em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural chuva
Foto: Divulgação/ Portal Plural
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Nesta quinta-feira (28), a cidade de Santa Rosa, amanheceu com chuva. A instabilidade chegou no inicio da noite e permaneceu até esta manhã, deixando a temperatura um pouco mais amena.

De acordo com o clima tempo, a previsão é de que a chuva se estenda ao longo de todo o dia, com momentos alternados entre sol e pancadas de chuva. A máxima no Berço Nacional da Soja, deve ser de 27ºc.
A precipitação deve ser de 11mm e a chuva deve se estender até a sexta-feira, onde são esperados 18mm de chuva

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Defesa Civil implementará nova ferramenta para temporais no Rio Grande do Sul

Publicado

em

portal plural ▶️ confira a matÉria no link!! 📲aconteceu! está no portal plural, a mídia de todos ‼️
Foto: Alex Rocha/PMPA
FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul implementará uma nova ferramenta de alerta para temporais e desastres severos no Estado, enviando avisos diretamente aos telefones celulares.

De acordo com o órgão, essa ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Defesa Civil Nacional e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para emitir alertas utilizando a rede de telefonia celular. Uma demonstração do sistema ocorrerá em 36 cidades gaúchas no próximo sábado (30).

O primeiro alerta será enviado às 15h para os municípios de Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pântano Grande, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas e São Lourenço do Sul.

O segundo envio, previsto para começar às 15h05, será direcionado aos municípios de Porto Xavier, Porto Mauá, Barra do Guarita, Iraí, Caxias do Sul, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Três Forquilhas.

Segundo a Defesa Civil, no dia da demonstração, todas as pessoas presentes nos municípios receberão o alerta, mesmo que não residam na localidade. O aviso será recebido mesmo que o telefone esteja configurado para o modo silencioso ou sem créditos.

Durante o teste, os telefones vibrarão e emitirão um sinal sonoro contínuo de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto do alerta se sobreporá ao conteúdo que estiver sendo visualizado na tela, e o usuário só conseguirá continuar utilizando o telefone após visualizar o conteúdo.

O novo sistema estará disponível em todo o território gaúcho a partir de 4 de dezembro e será utilizado apenas em casos de desastres extremos ou severos, que envolvam risco à população.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Terça-feira de calor e céu nublado no Berço Nacional da soja

Publicado

em

portal plural a terça feira promete ser de calor e tempo firme em santa rosa. durante o dia, o sol aparecerá entre muitas nuvens, alternando com períodos de céu nublado e a máxima deve chegar a
Foto: Portal Plural
FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

A terça-feira promete ser de calor e tempo firme em Santa Rosa. Durante o dia, o sol aparecerá entre muitas nuvens, alternando com períodos de céu nublado e a máxima deve chegar aos 34ºC.  À noite, a cobertura de nuvens aumentará, deixando o céu nublado e amenizando a sensação de calor.

Segundo o clima tempo, a chuva deve chegar na cidade na quarta-feira (27). Os termômetros devem variar entre 23ºC e 33ºC . A  expectativa é de 11mm de chuva.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×