Samu recebeu mais de 1 milhão de ligações em 2019 – Portal Plural
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Samu recebeu mais de 1 milhão de ligações em 2019

Pável Bauken

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A Central Estadual de Regulação das Urgências e Emergências do Rio Grande do Sul, que atende aos chamados realizados para o 192 de quase todo o Estado, recebeu 1.003.386 ligações até o final de novembro. Este número refere-se apenas às ligações atendidas pela Central Estadual, em Porto Alegre, que abrange 269 municípios. Destas, uma média mensal de 23.294 chamadas foram efetivamente reguladas, ou seja, eram pedidos de socorro legítimos e receberam atendimento. Entre as outras, estão situações diversas como trotes, enganos ou pedidos de informação.

Das chamadas reguladas no período de janeiro a novembro, cerca de metade foi agravos clínicos, como convulsões, desmaios, acidente vascular cerebral (AVC), infartos e outras urgências. Cerca de um terço foi traumas, como os acidentes de trânsito. Outros 12% foram por agravos psiquiátricos, 1% obstétricos e 2,5% se resolveram com orientações.

Além da Central Estadual, a estrutura do Samu no Rio Grande do Sul conta com uma central municipal em Porto Alegre, que recebe todas as ligações realizadas ao 192 na Capital, e três centrais regionais, em Bagé, Pelotas e Caxias do Sul, que atendem seus territórios e municípios vizinhos. No total, são 288 municípios abrangidos no Estado, por meio de 161 bases Samu. Com essa abrangência, o Samu RS cobre uma população de aproximadamente 10,3 milhões de habitantes, ou 91,2% da população gaúcha.

A frota é composta por 35 Unidades de Suporte Avançado, também conhecidas por UTI Móvel, 187 Unidades de Suporte Básico e 17 motolâncias.

A diferença entre as unidades de suporte básico e avançado, além dos equipamentos, é as equipes que compõem cada tipo de ambulância. As unidades de suporte básico são operadas por um condutor e um técnico de enfermagem e as de suporte avançado contam com um condutor, um enfermeiro e um médico. O médico regulador na Central de Regulação é o profissional que decide, de acordo com cada situação, qual ambulância é necessária para atender o paciente.

Motolância
Os profissionais do Samu podem usar uma motocicleta (motolância) para facilitar o atendimento das ocorrências mais urgentes. “Em função de trânsito ou dificuldades de acesso, a motolância consegue chegar antes. O profissional na moto, porém, nunca vai atender sozinho a situação, ele trabalha em conjunto com as unidades de suporte avançado”, explica a enfermeira reguladora Magda Regina Door, do Núcleo de Educação em Urgência do Samu RS.

Tempo-resposta
“Um minuto pode parecer pouco, mas é muito tempo para quem está passando mal e aguardando a chegada da equipe socorrista. Pode ser a diferença entre a vida e a morte”, diz a coordenadora estadual de urgências e emergências, Marly Moraes Lima. “Por isso, os profissionais do Samu passam por capacitações preparatórias e continuadas”, completa.

O tempo-resposta médio do início da ligação até o acionamento da ambulância pelo médico regulador ficou em 5 minutos e 54 segundos, no período de janeiro a outubro de 2019. “Com as melhorias que estamos implantando, como o uso do aplicativo Chamar 192 e a instalação de bases de regulação compartilhada, devemos ter uma redução deste tempo-resposta em 2020”, explica Marly.

Samu RS em números

As informações são referentes ao período de janeiro a novembro de 2019:

– 5 Centrais de Regulação: Estadual (Porto Alegre), municipal (Porto Alegre) e regionais (Bagé, Pelotas e Caxias do Sul)
– 161 bases espalhadas pelo Estado;
– 288 municípios abrangidos;
– 35 Unidades de Suporte Avançado (UTI Móvel);
– 187 Unidades de Suporte Básico;
– 17 motolâncias;
– Cerca de 10,3 milhões de habitantes abrangidos, representando 91,2% da população gaúcha;
– 1.003.386 total de ligações;
– 91.476 média de chamadas recebidas por mês;
– 23.294 média de chamadas reguladas por mês;
– 86 pedidos de socorro pelo aplicativo Chamar 192 (de 7 de novembro a 14 de dezembro);
– Tipos de agravo: 50,86% clínicos, 33,25% traumáticos, 12,38% psiquiátricos, 1% obstétricos, 2,51% orientações;

Tipos de agravo mais comuns divididos por faixa etária
– Até um ano de idade: traumas;
– De um a seis anos: clínicos;
– Dos sete aos 40 anos: traumas;
– A partir de 41 anos: clínicos.

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Pequena guerreira Giovanna, sobrevivente da tragédia na BR-472, tem alta hospitalar

Reporter Cidades

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Nessa terça-feira (26/01) a pequena guerreira de apenas 4 anos deixou a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Vida & Saúde, onde foi internada em estado grave no dia 7 de janeiro  após um grave acidente no trevo na BR 472 em Santa Rosa.

 

Giovanna foi a única sobrevivente da tragédia que vitimou três pessoas em um trevo em Santa Rosa. As vitimas foram sua mãe e avós materno. Logo após a sua internação, ela precisou ser sedada, foi extubada e reagiu bem ao tratamento, porém, permaneceu em estado grave. Depois de uma batalha pela vida, a pequena deixa hoje o Hospital Vida & Saúde.

O trágico acidente ocorreu na tarde do dia 7 de janeiro, na BR-472, no trevo de acesso a Três de Maio no Bairro Cruzeiro, matando três tripulantes de um Polo com placas de Santa Rosa, em uma colisão com uma caminhonete Toyota Hilux.

Morreram no local o motorista de ônibus aposentado Antônio Jairo Pilatti, 62 anos, sua esposa Teresinha, 56, e a filha do casal Elisiane, 34 anos, todos residentes no bairro Timbaúva.

A Polícia Civil informou que o motorista da caminhonete tem 57 anos, reside em Três de Maio, e realizou o teste do etilômetro, o qual deu negativo. Ele e um caroneiro não sofreram lesões graves.

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A primeira financeira no Brasil a se posicionar em favor das mulheres das classes C-D

Pável Bauken

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A VIACERTA FINANCIADORA entra em 2021 com o foco voltado para as mulheres das classes C e D. O novo posicionamento levou em consideração não só a histórica participação das mulheres na base de clientes da VIACERTA, como também uma série de outros fatores mercadológicos. No próprio quadro funcional da VIACERTA, as mulheres já são maioria representando 65% do total de colaboradores e 55% dos cargos de liderança.

Especializada em microcrédito para pessoas físicas e com mais de 50 anos de experiência de varejo, a VIACERTA, com sede em Santo Cristo/RS, atua no Brasil em mais de 5 mil correspondentes autorizados, com a missão de ofertar serviços e soluções de crédito de forma simples e eficaz, criando relacionamentos sustentáveis.

E foi no planejamento realizado no final de 2020 que identificamos uma grande oportunidade com as mulheres das classes C e D que lideram suas famílias e que são, hoje, uma grande parte do mercado de pequenos empreendedores e trabalhadores no Brasil. Mesmo assim, a imensa maioria não consegue acesso fácil ao crédito junto à maioria das instituições financeiras. E isso só tem acentuado a desigualdade social com as mulheres.

A VIACERTA também enxerga o comportamento feminino, baseado em redes de relacionamento, como um dos traços que mais aderência tem com a cultura de proximidade da VIACERTA e sua origem no varejo atendendo esse público. Dessa forma, acreditamos que o crédito pode ser um poderoso instrumento de combate à desigualdade social, de fortalecimento do empreendedorismo feminino, de mais inclusão desse público e, acima de tudo, de resgate do essencial para toda mulher: respeito.

O novo posicionamento fez toda a empresa se voltar para o tema e passar a olhar com muito mais atenção a cultura da empresa, na busca de se ajustar com essa intenção. Nas palavras da Gerente de RH, Laura Lorenset, queremos não só valorizar a mulher como nossa cliente, mas sermos coerentes com o nosso propósito de “Fazer diferença na vida de quem mais precisa de igualdade”. E é esse propósito que dá sentido às nossas próprias vidas!

A campanha que apresenta o novo posicionamento e o propósito da VIACERTA foi criação da agência SELLING Comunicação e Marketing, com o VT produzido pela produtora eFRAME, com a seguinte ficha técnica:

Cliente: VIACERTA Financiadora
Agência: Selling
Planejamento: Arthur Bender
Atendimento: Ana Paula Leonardi
Redação: Arthur Bender
RTV: Sandra de Souza
Mídia: Katy Dorneles

Produtora de Vídeo: eFrame Films and Art
Produção: Jerônimo Oyarzabal
Direção: Voltaire Barbieri Vargas
Fotografia: Juliano Dutra

Produtora de Áudio: Criativa Áudio
Editor: Ederson Wollmuth

Aprovação pelo Cliente: Ademir Diel

Informações:
Conheça mais sobre a ViaCerta em viacertafinanciadora.com.br

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Unijuí oferta Pós-Graduação em Urgência, Emergência e Trauma

Pável Bauken

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Profissionais da área da saúde têm a possibilidade de se especializar na área de Urgência, Emergência e Trauma, por meio da Pós-Graduação Lato Sensu ofertada pela Unijuí. Com inscrições abertas pelo endereço unijui.edu.br/pos, o curso tem carga horária de 360h, com previsão de início para o mês de abril. A especialização tem o objetivo de preparar os profissionais para atuar desde a prevenção até o atendimento e reabilitação de pessoas acometidas por situações de urgência e emergência.

“Cada vez mais, o cenário da saúde demanda por profissionais qualificados para atuar em situações de urgência e emergência, visto que são necessárias competências específicas, como a tomada de decisão rápida e objetiva; ter uma comunicação assertiva; habilidade técnica para realizar procedimentos mais complexos, sem falar na importância do trabalho em equipe. Todas essas habilidades convergem para a qualidade do atendimento ao paciente crítico, com o objetivo de reduzir o número de óbitos”, explicou a coordenadora da Pós-Graduação, professora Bruna Nadaletti.

Dentre os diferenciais do curso está a interdisciplinaridade, com disciplinas que oportunizam uma formação de qualidade para todos os profissionais participantes. O curso também conta com professores altamente qualificados, inseridos nos serviços de saúde de referência, que levam para sala de aula a teoria associada à prática. “Além disso, a pós-graduação traz a oportunidade de estágio nos serviços de urgência e emergência, qualificando ainda mais a formação do profissional”, reforçou a professora.

Mais informações sobre a especialização podem ser obtidas em unijui.edu.br/pos. Para contato com a unidade de Educação Continuada, o telefone é 3332-0553 e o e-mail [email protected].

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