Saiba os passos para a criação de um novo partido no Brasil - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Saiba os passos para a criação de um novo partido no Brasil

Publicado

em


15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

 

O presidente Jair Bolsonaro participou, na última quinta-feira (21), do lançamento de seu novo partido, o Aliança pelo Brasil. O ato, porém, foi apenas o primeiro passo de uma comprida lista de exigências previstas na legislação eleitoral para que a nova legenda possa ter acesso ao Fundo Eleitoral e candidatos aptos a concorrer nas eleições.

O novo partido do presidente junta-se a outras 73 agremiações políticas que buscam a oficialização de seu registro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), condição necessária para que possam ter um símbolo e um número nas urnas eletrônicas.

A lista completa de partidos em formação inclui nomes como o Partido da Inelegibilidade Automática (Pina), o Partido Pirata do Brasil (Piratas), o Partido da Frente Favela Brasil (Frente) e até mesmo uma nova versão da Aliança Renovadora Nacional (Arena).

Passo a passo
Após o ato fundador, o primeiro passo para criar uma legenda, conforme determinado pela Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995), é registrar o novo partido político no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. O requerimento de registro deve ser assinado por ao menos 101 fundadores, os quais devem ter domicílio eleitoral em, no mínimo, nove estados diferentes.

É necessário também apresentar a ata da reunião que marcou a fundação da legenda e a relação com os dados completos de todos os fundadores, incluindo profissão e endereço, bem como exemplares do Diário Oficial da União com a publicação do programa e do estatuto do novo partido.

Uma vez obtido o registro civil, o novo partido recebe um número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e tem 100 dias para apresentar a certidão ao TSE. Para isso, é preciso também já ter o endereço e telefone fixo de sua sede nacional e uma diretoria provisória.

Prazo
A partir daí começa a contar o prazo de dois anos para que o partido político apresente a assinatura de, no mínimo, 491.967 eleitores em apoio à criação da nova legenda. Os apoiadores não podem ser filiados a nenhum outro partido e devem ser de todas as unidades da Federação. O número total de assinaturas é equivalente a 0,5% dos votos válidos na mais recente eleição para deputado federal. Eleitores analfabetos também podem apoiar, mediante impressão digital.

Cada assinatura deve ser conferida individualmente pelos cartórios eleitorais do domicílio eleitoral do apoiador. São invalidadas as assinaturas que divirjam dos registros da Justiça Eleitoral ou para as quais não haja registro que permita comparação. Também são descartadas aquelas que tenham sido colhidas antes da obtenção do registro civil do novo partido.

Após a obtenção das assinaturas necessárias, o partido deve constituir órgãos de direção estaduais em no mínimo nove estados, sendo que cada um deve obter o seu respectivo CNPJ junto ao Cartório de Registro Civil local, bem como a aprovação dos respectivos tribunais regionais eleitorais.

Somente após todo esse processo, o partido pode pedir o registro oficial de seu estatuto e de seu diretório nacional definitivo junto ao TSE, que abre então um processo e, após consultar o Ministério Público Eleitoral (MPE), julga se concede ou não o registro da nova agremiação.

Assinatura digital
O novo partido só pode disputar as eleições se conseguir a aprovação de seu registro oficial pelo TSE ao menos seis meses antes do pleito. No caso da Aliança pelo Brasil, o próprio Bolsonaro, que será o presidente da nova legenda, já admitiu que o prazo pode ser apertado demais para permitir que o partido conste nas urnas das eleições municipais do ano que vem.

Uma forma aventada para acelerar o processo foi o colhimento de assinaturas por meio digital, por meio até mesmo da criação de um aplicativo de celular, mas o procedimento nunca foi aceito antes pela Justiça Eleitoral.

Consulta
Na próxima terça-feira (26), o plenário do TSE deve julgar uma consulta feita pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que quer saber se “seria aceita a assinatura eletrônica legalmente válida dos eleitores que apoiem dessa forma a criação de partidos políticos nas listas e/ou fichas expedidas pela Justiça Eleitoral”.

Em parecer, o Ministério Público reconheceu que as assinaturas eletrônicas podem ser consideradas legais e até desejáveis para o futuro, mas que não haveria neste momento capacidade técnica da Justiça Eleitoral para processar fichas digitais de apoiamento.

Em sua manifestação ao TSE, o vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques, opinou que “o uso de assinaturas eletrônicas para peticionamento eletrônico de apoiamento a criação de partidos políticos é lícito, mas não é possível”. Um de seus argumentos é o de que o processo de certificação e verificação digital, que valida as assinaturas eletrônicas, ainda não é viável o bastante para ser acessível a todos os brasileiros.

AGB

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Amado Batista se casa com miss 50 anos mais jovem

Publicado

em

1742128436 92

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Amado Batista, de 74 anos, e Calita Franciele, de 23, oficializaram o casamento na última quinta-feira (13), em uma cerimônia íntima no Cartório de 2° Ofício de Água Boa, no Mato Grosso.

O cantor e a Miss Universo Mato Grosso 2024 haviam iniciado o relacionamento em junho de 2024 e decidiram formalizar a união, celebrando a ocasião com a presença de familiares e amigos.

Calita compartilhou a felicidade nas redes sociais, descrevendo o evento como “um dos dias mais especiais de nossas vidas”. O romance entre os dois só foi revelado ao público no final de 2024, quando Calita se declarou “apaixonada” nas redes sociais.

RADIO CIDADE S.A

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Lançamento da 20ª Feira do Livro de Santa Rosa

Publicado

em

portal plural lançamento da 20ª feira do livro de santa rosa

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

A Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta sexta-feira (14), o Lançamento da 20ª Feira do Livro de Santa Rosa. A ação aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac e reuniu escritores, autoridades e a comunidade. Na oportunidade, foram anunciados os nomes do Patrono e do Escritor Homenageado desta edição, que possui o tema: “Ler é uma aventura fantástica”. Os escolhidos foram o escritor, jornalista e pesquisador, Jacob Petry como Patrono e Claudiomiro Sorriso, como Escritor Homenageado.

O patrono e o escritor homenageado foram recebidos pelo Prefeito Anderson Mantei na Prefeitura. Durante o encontro, a Secretária de Educação e Cultura, Josyane Heck, falou sobre os últimos preparativos para a feira e destacou que este é um evento aguardado por todos os públicos e faixas etárias, “A Feira do Livro é um momento de reencontro com a cultura e a leitura. É importante salientar que o Governo Municipal é parceiro da feira e distribui para todos os alunos da Rede Municipal, do Ensino Fundamental, 1º ao 9º ano, um vale-livro. Um grande incentivo que proporciona aos jovens adquirir de forma gratuita, um exemplar literário”.

Entre as atrações da feira, estão previstos os lançamentos de 12 livros. A 20ª Feira do Livro de Santa Rosa vai acontecer entre os dias de 09 a 15 de abril em frente à Biblioteca Municipal. Um dos diferenciais desta edição será o horário de visitação ampliado, das 07h45min às 21 horas, nos dias de semana.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Recicla Santa Rosa vai acontecer neste sábado

Publicado

em

portal plural recicla santa rosa vai acontecer neste sábado

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar no próximo sábado (15/03), a primeira ação de 2025 da campanha Recicla Santa Rosa. O evento acontecerá no Tape Porã (próximo ao Divino), das 08h às 17h. A programação inclui o recolhimento de resíduos eletrônicos, óleo usado, pilhas e baterias, tampinhas e blisters, além da doação de mudas, adoção de pets, distribuição de folders e adesivos educativos, e atendimento para a população com esclarecimento de dúvidas e procedimentos da Secretaria de Meio Ambiente.

A ação é uma parceria entre o município e as instituições Natusomos e Coopersol. O Secretário de Meio Ambiente, Gustavo Foliatti, convida a comunidade para participar do evento, “Essa é uma oportunidade para a população fazer o destino correto destes materiais e contribuir para o meio ambiente. Convidamos a todos para que prestigiem a atividade”.

Os próximos encontros do Recicla Santa Rosa irão ocorrer no dia 07 de junho, na Praça da Bandeira, e no dia 18 de outubro, na Praça da Sulina.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×