Ensino
Saiba o que pode mudar com a reforma do Ensino Médio

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou por votação simbólica, nesta quarta-feira (19), o parecer favorável ao projeto de lei que propõe uma reforma abrangente no ensino médio.
As alterações propostas pela relatora Dorinha Seabra (União-TO) incluem a ampliação da carga horária e o reforço da formação geral básica. Agora, o projeto segue para apreciação do Plenário com urgência. Como se trata de um substitutivo, o PL 5.230/23 precisará retornar à Câmara dos Deputados, se for aprovado pelo Senado.
O relatório foi apresentado na semana anterior e, após pedidos de vistas, foram feitas e incorporadas sugestões pela senadora Dorinha. Ajustes foram feitos principalmente em relação a prazos e carga horária. A versão aprovada prevê um aumento na carga horária mínima para a formação geral básica, passando das atuais 1,8 mil horas para 2,4 mil horas.
A carga horária mínima anual do ensino médio será elevada de 800 para 1 mil horas distribuídas ao longo de 200 dias letivos. Existe a possibilidade de ampliar progressivamente para 1,4 mil horas, com 70% destinadas à formação geral básica e 30% aos itinerários formativos, conforme metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Emendas também foram aceitas para aumentar as cargas horárias totais dos cursos técnicos, que poderão alcançar até 3,6 mil horas em 2029, de acordo com a ênfase na formação técnica e profissional.
Além disso, o texto inclui a língua espanhola como disciplina curricular obrigatória junto ao inglês. Também abre espaço para profissionais com notório saber atuarem na educação profissional, mesmo sem formação específica na área.
Outras disposições do relatório visam garantir pelo menos uma escola com ensino médio regular noturno em cada município, se houver demanda comprovada. A regulamentação para a atuação desses profissionais será definida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Dorinha destacou que a formação contínua dos professores será essencial para implementar as novas diretrizes e metodologias, visando assegurar o êxito das transformações propostas para o ensino médio.
Fonte: Jornal o Sul
Destaque
A importância da Escola de Educação Profissional e Técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

Por Liziana Pfarrius Ladeira Karam – diretora do Senac Santa Rosa, formada em Administração de Empresas com Especialização em Liderança, Coaching e Gestão Pessoas
Nos meus mais de 10 anos de experiência no ramo da educação profissional e técnica, posso afirmar que a escola desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes. A escola não é apenas um local de ensino, mas sim um ambiente de aprendizado e desenvolvimento que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
A educação profissional e técnica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país, fornecendo aos alunos as habilidades e competências necessárias para exercer uma profissão, contribuindo com o crescimento da produtividade e a competitividade das empresas.
Para além disso, o papel da escola na educação ajuda a reduzir a desigualdade social e a promover a mobilidade social através de projetos inovadores, diversos e inclusivos. A escola é um ambiente motivador para ações positivas e que enriquecem a cultura, reduzem a violência e a criminalidade e no caso da escola profissionalizante, é protagonista importantíssima na redução do desemprego.
No mês em que se comemora o dia da Escola cabe a todos nós enquanto sociedade refletir sobre a importância dessa instituição em nossa sociedade e cada vez mais contribuir para que ações sejam realizadas para fortalecer a educação básica, fundamental e profissional em nosso país.
Destaque
Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico-matemático

A Prefeitura de Santa Rosa adquiriu novos materiais de raciocínio lógico-matemático para as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é reforçar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, promovendo a resolução de problemas de forma ativa, prática e dinâmica. Os itens foram distribuídos nas 13 EMEFs do município e irão auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas.
O material, que será utilizado como apoio no trabalho desenvolvido em sala de aula, influencia diretamente na aprendizagem dos alunos, favorecendo a socialização, a organização do pensamento, a concentração e a resolução de problemas matemáticos e do cotidiano. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância da ação, “Estamos constantemente renovando nosso acervo de materiais pedagógicos, sempre com o foco em estimular novas habilidades. Com certeza, serão bem aproveitados e vão promover, de forma lúdica e prática, o aprendizado dos nossos estudantes”.
Ao todo, 3.800 alunos serão contemplados com o material de raciocínio lógico-matemático, que irá auxiliar em disciplinas que exigem habilidades analíticas, como matemática, ciências exatas e programação.
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IFFar – Campus Santa Rosa inicia as atividades letivas

Nesta segunda-feira, 10 de março de 2025, o IFFar Campus Santa Rosa iniciou mais um ano letivo, com toda energia e empolgação do retorno das atividades.
A novidade deste ano de 2025 é a oferta da primeira turma do curso Superior Tecnóloco em Mecatrônica e ainda o aniversário de 15 anos de atividades institucionais, fazendo parte desta comemoração, mais 1200 estudantes e 130 servidores.
Durante as atividades, a equipe diretiva se apresentou e deu as boas-vindas aos estudantes, destacando a importância dos mesmos na instituição. Os discentes ingressantes fizeram um tour pelo campus, conhecendo setores, coordenações, laboratórios e outras instalações para que possam se localizar melhor e conhecer a infraestrutura do campus.
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