RS terá chuva no Norte e aberturas de sol no Sul, nesta terça-feira

Foto Gelson Waier / Portal Plural
Apoiadores:

 

O Rio Grande do Sul terá muitas nuvens com céu nublado a encoberto na maioria das regiões, nesta terça-feira. Chuva e garoa são esperadas a qualquer hora do dia. Esse cenário será especialmente válido para a faixa central do Estado e áreas do entorno, o que inclui pontos das Metades Sul e Norte e a região de Porto Alegre. Isoladamente, pode ocorrer chuva moderada a forte.

Já nos extremos do Estado, cenário diferente. Em parte do Oeste e do Sul, a nebulosidade vai diminuir e o sol aparecer com temperatura baixa. Já no Médio e Alto Uruguai, no Norte e no Noroeste, o sol também aparece com nuvens hoje, mas será outro dia quente.

As mínimas rondam os 7°C em Santana do Livramento e os 13°C em Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, podem chegar a 21°C em Torres e 25°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 14°C e 17°C.

O amanhecer de segunda-feira foi o mais quente de 2019 nos vales, com temperatura acima de 30ºC em algumas cidades já às 6h e 7h. Os termômetros indicavam 32,3ºC em Parobé, 32ºC em Santa Maria e 30,8ºC em Taquara. Teutônia anotava 28,7ºC e Feliz 28,1ºC. Santa Cruz 27,4ºC no horário e São Leopoldo 25,3ºC. Mais quente que em qualquer amanhecer do verão.

Efeito de um processo chamado aquecimento adiabático. Corrente de jato em baixos níveis da atmosfera trazia vento do quadrante Norte. O vento ao escoar da Serra para as partes mais baixas superaquece pela compressão do ar. Isso fez com que municípios de vales e encostas de Serra amanhecessem com temperatura incomum.

Correio do Povo
Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui