RS terá chuva no Norte e aberturas de sol no Sul, nesta terça-feira – Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

RS terá chuva no Norte e aberturas de sol no Sul, nesta terça-feira

Pável Bauken

Publicado

em



 

O Rio Grande do Sul terá muitas nuvens com céu nublado a encoberto na maioria das regiões, nesta terça-feira. Chuva e garoa são esperadas a qualquer hora do dia. Esse cenário será especialmente válido para a faixa central do Estado e áreas do entorno, o que inclui pontos das Metades Sul e Norte e a região de Porto Alegre. Isoladamente, pode ocorrer chuva moderada a forte.

Já nos extremos do Estado, cenário diferente. Em parte do Oeste e do Sul, a nebulosidade vai diminuir e o sol aparecer com temperatura baixa. Já no Médio e Alto Uruguai, no Norte e no Noroeste, o sol também aparece com nuvens hoje, mas será outro dia quente.

As mínimas rondam os 7°C em Santana do Livramento e os 13°C em Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, podem chegar a 21°C em Torres e 25°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 14°C e 17°C.

O amanhecer de segunda-feira foi o mais quente de 2019 nos vales, com temperatura acima de 30ºC em algumas cidades já às 6h e 7h. Os termômetros indicavam 32,3ºC em Parobé, 32ºC em Santa Maria e 30,8ºC em Taquara. Teutônia anotava 28,7ºC e Feliz 28,1ºC. Santa Cruz 27,4ºC no horário e São Leopoldo 25,3ºC. Mais quente que em qualquer amanhecer do verão.

Efeito de um processo chamado aquecimento adiabático. Corrente de jato em baixos níveis da atmosfera trazia vento do quadrante Norte. O vento ao escoar da Serra para as partes mais baixas superaquece pela compressão do ar. Isso fez com que municípios de vales e encostas de Serra amanhecessem com temperatura incomum.

Correio do Povo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Santa Rosa registra -1,5ºC

RS teve mínimas abaixo de zero em alguns pontos nesta quarta-feira

Pável Bauken

Publicado

em



O sol até aparece no Rio Grande do Sul, com poucos períodos de nebulosidade. No entanto, o frio será intenso, e algumas localidades registraram mínimas abaixo de zero. O amanhecer foi frio no Oeste e Norte, com geada em alguns pontos.

De acordo com a MetSul Meteorologia, pode haver congelamento em baixadas na região dos Aparados. Há chance de neblina ao amanhecer. À tarde, temperaturas ficam amenas, e máximas podem passar dos 20°C.

Em Santa Rosa, dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde, não chove. A mínima registrada às 6h15 foi de -1,5º, a máxima deve chegar aos 19°C.

Mínimas e máximas no RS
São José dos Ausentes -3°C / 16°C
Vacaria -2°C / 18°C
Caxias do Sul 2°C / 18°C
Torres 9°C / 19°C
Santa Rosa 1°C / 22°C
Alegrete 3°C / 19°C

Correio do Povo / Portal Plural

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Terça-feira começa com muito frio no RS

Mínimas podem chegar a 4°C em algumas cidades do Estado

Pável Bauken

Publicado

em

Frio permanece no RS nesta terça-feira | Foto: Alina Souza

O sol até aparece entre nuvens no Rio Grande do Sul, mas a massa de ar frio sobre o Estado traz mais uma jornada de temperatura baixas nesta terça-feira. Faz frio pela manhã e à noite, com tarde amena e sensação de frio na sombra.

De acordo com a MetSul meteorologia, as máximas devem ser mais altas que na segunda-feira. A temperatura cai acentuadamente a partir do fim da tarde, com uma madrugada de quarta gelada. Há chance de geada no começo do dia, espeecialmente no Oeste e na Campanha.

Em Santa Rosa, dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde, não chove, mínima registrada às 6h30 foi de  3.3°C e máxima chega apenas aos 17°C.

Mínimas e máximas no RS

Torres 11°C / 17°C
Santiago 3°C / 15°C
Passo Fundo 5°C / 16°C
Vacaria 5°C / 14°C
Rio Grande 8°C / 15°C
Santa Maria 4°C / 16°C

Correio do Povo
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Sol aparece, mas tempo seguirá frio nesta segunda no RS

Pode ocorrer chuva isolada em alguns pontos e mínimas rondam os 3ºC

Pável Bauken

Publicado

em



A segunda-feira terá sol e nuvens no Rio Grande do Sul. Haverá períodos de céu claro no decorrer do dia, mas são esperadas nuvens principalmente no começo e no final desta segunda. Nas primeiras horas do dia e novamente à noite não se afasta chuva isolada em pontos do Norte do Estado, próximos de Santa Catarina.

Uma massa de ar seco e frio de alta pressão passa a definir as condições do tempo. Será uma jornada amena, mas com frio na madrugada, de manhã e à noite. Pode gear em pontos do Oeste, do Centro e do Sul, sobretudo na Campanha e na fronteira com o Uruguai, onde esfria mais.

As mínimas rondam os 6ºC em São José dos Ausentes e os 3ºC em Báge. As máximas, por sua vez, não passam de 16ºC em Passo Fundo e 17ºC em Cruz Alta. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 8ºC e 17ºC.

Uma massa de ar frio emendou na outra e vai prolongar a sequência de madrugadas com geada no Sul do Brasil. O fim de semana teve ainda noites geladas e no sábado fez -7,2ºC em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, menor mínima do ano até agora do ano.

No Rio Grande do Sul, o domingo não teve mínima negativa, mas o sábado anotou 1,4ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes. Foi o 13º dia de 2020 em que a temperatura caiu a valores negativos no Estado, número altíssimo antes mesmo da chegada do inverno.

Correio do Povo

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×