RS mantém queda no número de mortes em acidentes de trânsito – Portal Plural
Connect with us

Destaque

RS mantém queda no número de mortes em acidentes de trânsito

Publicado

em



 

Com o fechamento dos dados referentes aos meses de janeiro a setembro de 2019, o Rio Grande do Sul manteve a queda no número de mortes no trânsito. O Estado registrou uma redução de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 1.252 para 1.179 óbitos. Esse é o menor número desde 2007. Da mesma forma, foi registrada uma queda de 4,5% no número de acidentes fatais, que em 2018 eram 1.124 e em 2.019 passaram para 1.073.

De acordo com a diretora institucional do DetranRS  Diza Gonzaga, esse número ainda é bastante elevado e não deve ser comemorado. “Estamos falando de vidas e enquanto pessoas não voltarem para casa ainda temos muito por fazer. Temos que intensificar nosso trabalho, priorizando a educação para perseguir o índice de zero mortes. Aí sim teremos muito o que celebrar”.

Acidentes

Análise dos acidentes entre janeiro e setembro define as colisões frontais ou traseiras como responsáveis por 34,6% das ocorrências com mortes, seguidas pelos atropelamentos (23,6%) e das colisões laterais (12,2%). Os automóveis são os mais frequentes nas tragédias, representando 37,2% do total de veículos envolvidos nos acidentes fatais. Relativamente à frota é um percentual baixo, considerando que são 61% dos veículos em circulação. As motocicletas e motonetas, ao contrário, representam 17% da frota e foram 21% dos veículos envolvidos em acidentes fatais.

Fins de semana concentraram a maioria das ocorrências (53,3% se somadas as sextas, sábados e domingos) e o turno da noite foi o mais perigoso, acumulando 34,4% dos acidentes fatais. Cinquenta e nove por cento das ocorrências com mortes aconteceram em rodovias.

Vítimas

A maioria das vítimas fatais no trânsito no período de janeiro a setembro deste ano estava na condição de condutor de veículo (28,6%). Somando-se aos 18,7% que morreram na condição de passageiros, sendo desses 3% na carona de motos.  Os motociclistas também preocupam, representando 23,8% do total de mortes, assim como os pedestres (21,7%).

Seguindo um padrão histórico, os homens são os mais vitimados, representando 79% do total de mortes. Trinta e sete por cento das vítimas tinha entre 21 e 39 anos.

Para ver o relatório completo do diagnóstico da acidentalidade, acesse a seção de Estatística no site do DetranRS (www.detran.rs.gov.br).

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Curso para motoristas no SEST/SENAT Santa Rosa

Publicado

em



👉 O SEST/SENAT Santa Rosa, está com vagas abertas e GRATUITAS para inscrições no projeto Escola de Motoristas Profissionais para toda comunidade.
🚌O projeto tem por objetivo formar motoristas profissionais para o Transporte de cargas e conta com aulas teóricas, práticas e de simulador de direção.
💡é totalmente gratuito.
Porém as vagas são limitadas!!! Corra até a unidade do SEST SENAT Santa Rosa e garanta a sua. 🏃‍♂️🏃‍♀️

✅O Projeto tem Carga horaria de 107 horas/aula;
✅ Totalmente Certificado;
✅ Inclui curso especializado reconhecido pelo CONTRAN (MOPP)
Também terá o NR 20 Intermediário- Classe III
✅ Tem a marca SEST SENAT de qualidade;
✅ Ministrado por corpo docente gabaritado.
Requisitos:
Ter no mínimo categoria C, D ou E;

☎️Mais informações pelo telefone (55) 2013-8080 – whats ((61) 2017-0073

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Programa Arborização + Segura garante plantio de 300 árvores

Publicado

em



A RGE está implementando o projeto de embelezamento seguro, de ruas e avenidas, em Santa Rosa. Através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura de Santa Rosa, ocorre o plantio de 300 mudas adequadas ao ambiente urbano. Medida acontece de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população, além da substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. A RGE ampliou os investimentos para 2022 do Programa Arborização + Segura, para R$ 2,2 milhões.

No município de Santa Rosa serão implementadas as espécies Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Escova de Garrafa e Cerejeira do Japão, de forma com que as espécies estejam em harmonia com a infraestrutura do local. Os locais contemplados incluem a Avenida Bráulio de Oliveira, América e Borges de Medeiros.

A RGE disponibiliza as espécies adequadas as e equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte. Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando espécies de menor porte.

A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Semana começa com chuva

Publicado

em



Em Porto Alegre, espera-se chuva com intervalos de tempo nublado, e temperaturas variando entre 16ºC e 23ºC (veja detalhes para diferentes cidades e regiões mais abaixo). As baixas temperaturas devem se intensificar a partir da quarta-feira (17) em razão da chegada de uma nova frente fria.

REGIÃO NOROESTE :
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
SANTA ROSA:

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Os termômetros variam de 19°C a 26°C.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×