RS em bandeira preta, mas Governador flexibiliza restrições – Portal Plural
Connect with us

Destaque

RS em bandeira preta, mas Governador flexibiliza restrições

Pável Bauken

Publicado

em



O governador Eduardo Leite realiza uma transmissão ao vivo, nesta sexta-feira (9/4), às 13h40, para atualizar a população sobre as medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Após seis semanas consecutivas com todo o território gaúcho sob bandeira preta nos indicadores de risco da pandemia, o governador Eduardo Leite anunciou nessa sexta-feira (9) uma flexibilização geral nos protocolos de distanciamento controlado.

As novas regras já estarão vigentes a partir deste sábado (10) e beneficiam supermercados, restaurantes, bares, academias, templos religiosos, parques, comércio não essencial e sistema de transporte coletivo. Entre as principais medidas estão a autorização para abertura do comércio não essencial aos finais de semana e a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes.

Em uma live transmitida pelas redes sociais do governo no início da tarde, Leite afirmou que as medidas foram tomadas após análise criteriosa dos dados sobre os níveis do contágio por covid-19 no Estado. Um decreto oficializando os novos critérios para manutenção da atividade econômica será publicado ainda nesta sexta-feira.

As mudanças
De segunda a sexta-feira

– Manutenção da restrição das atividades presenciais entre 20h e 5h
– Supermercados — não tem mais limitação de horário
– Bares e restaurantes — das 5h às 22h, com saída dos clientes até 23h
– Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)
– Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h
– Demais serviços — das 5h às 20h

Finais de semana

– Bares e restaurantes — das 5h às 15h, com saída dos clientes até 16h
– Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)
– Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h
– Demais serviços — das 5h às 20h

Contaminação
Mostrando os gráficos de contaminação, Leite detalhou como a Secretaria da Saúde registrou em 31 de janeiro o aumento nas contaminações, culminando com um pico de 11 mil casos justamente em 27 de fevereiro, quando foi suspensa a cogestão do sistema de distanciamento controlado. Desde então, apontou o governador, teve início uma queda nos índices de contaminação.

— Conseguimos derrubar a taxa de contágio. Era de 2,2 no momento mais crítico, agora está ao redor de 0,9 — exemplificou.

Leite salientou a necessidade de ampliação da estrutura de fiscalização. Ao citar a liberação de R$ 4,4 milhões para os municípios ampliarem as equipes de fiscais, destacou que 400 prefeituras já formularam e submeteram ao gabinete de crise planos locais de apertar o rigor das vistorias.

Nos próximos dias também será atualizado o sistema do Disque-Denúncia. Atualmente, o governo já recebe informes de crimes e irregularidades pelo telefone 181. Agora, o sistema será ajustado para receber denúncias de infração aos protocolos contra covid. Será possível inclusive enfiar fotografias de eventuais descumprimento das regras.

O governador comparou a situação da atividade econômica gaúcha com a de um paciente hospitalizado, com um tratamento mais brando à medida da evolução das condições de saúde. A taxa de ocupação das unidades de tratamento intensivo (UTIs), lembrou, permanece acima de 95% e ainda há escassez de medicamentos para entubação.

Leite começou o pronunciamento pedindo respeito às ações do governo. Citando a enxurrada de fake news disseminada sobre a pandemia e fazendo alusão a um “gabinete do ódio”, o governador pediu à população que não duvide da intenção da equipe de governo ou dos responsáveis pela análise dos dados sobre o comportamento da pandemia.

— Por favor, não duvidem da intenção do governador ou do governo. Não somos infalíveis, somos seres humanos. E buscamos todos o suporte necessário nos dados, nas evidências. Você pode divergir das nossas decisões, pode até contestar e achar que poderiam ser feitas de um jeito diferente. Mas agimos com uma intenção e um propósito, salvar vidas, proteger a saúde, sempre com o menor impacto econômico possível — disse.

Gaúcha/ZH

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Homem é assassinado e Santo Cristo enquanto dormia

Ele levou três tiros de arma de fogo

Reporter Cidades

Publicado

em

ilustrativa google

Um assassinato agitou a madrugada em Santo Cristo. Segundo a Brigada Militar, a mãe da vítima ligou para a BM durante a madrugada informando que ouviu tiros na casa de seu filho, localizada ao lado da sua residência.

Soldados da BM se dirigiram ao local e constataram que uma porta lateral foi arrombada e um homem com tornozeleira eletrônica havia sido assassinado na cama com três tiros de revólver. O SAMU foi acionado e compareceu ao local, assim como a equipe volante da Polícia Civil, que assumiu a ocorrência e acionou o Instituto-Geral de Perícia de Santo Ângelo. O corpo da vítima, identificada extraoficialmente pelas iniciais A.S., foi levado ao IML de Santa Rosa para necropsia.

O caso está sendo investigado ela Polícia Civil.

GSRN

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Edital para Fundo Municipal de Cultura 2021

Pável Bauken

Publicado

em



A Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura torna publica a abertura do processo de seleção de programas, projetos e ações culturais pelo Edital 01/2021 -Fundo Municipal de Cultura. A partir desta sexta-feira(07), estará disponível o edital nos meios de comunicação da Prefeitura.

O objetivo do edital é o desenvolvimento da economia e da cultura local e incentivando artistas, grupos artísticos, produtores e empreendedores culturais independentes (pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos). Será destinado o valor de R$ 150.000,00 para o Edital 01/2021 – Incentivo à Produção Cultural e Artística de Santa Rosa/RS. Poderão se inscrever empreendedores culturais, pessoa física e/ou pessoa jurídica, residentes ou sediadas em Santa Rosa/RS, que queiram realizar programas, projetos ou ações culturais que atendam as condições estabelecidas no edital. As inscrições dos programas, projetos ou ações culturais acontecerão do dia 10 de maio até o dia 25 de junho de 2021, nos horários de 7h30min às 11h e 13h30min às 17h. A inscrição será mediante o protocolo no Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, rua Buenos Aires, 937, Centro, Santa Rosa – RS.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Encaixando o EaD à rotina agitada e qualificando a carreira profissional

Pável Bauken

Publicado

em



Residente em Santo Cristo, Janete Klering, de 41 anos, tem uma rotina bastante agitada: casada com Roberto e mãe de Danielle, de 14 anos, é também a filha mais próxima de seus pais e presta cuidado a eles. A atenção à família, como conta, precisa ser conciliada com a vida profissional.

Graduada pela Unijuí em Informática – Sistema de Informações, em 2008, Janete atualmente está à frente da administração de dois postos de combustíveis e de uma transportadora, onde conta com a ajuda de 26 colaboradores. “Por estar na gerência, vi a necessidade de aperfeiçoar meus conhecimentos na área. Minha graduação, em Informática, ficava um pouco distante do ramo que optei seguir e foi então que decidi ingressar no curso de Administração a distância da Unijuí”, contou a profissional, que conseguiu, por meio da modalidade Ensino a Distância (EaD), adaptar a sua rotina aos estudos.

“O EaD me dá a liberdade de organizar os estudos nos horários disponíveis, durante o dia, noite e aos finais de semana. E como já havia concluído uma graduação na Unijuí, consegui aproveitar várias matérias no curso EaD, o que ajudará no tempo para conclusão do curso”, completou.

Janete destaca que as disciplinas passadas pelos professores são de fácil compreensão e aplicáveis ao dia a dia das empresas. “Temos acesso a vários canais de comunicação com os professores e colegas, o que é muito importante para tirar dúvidas e realizar trabalhos”, comenta, afirmando, ainda, que os assuntos abordados nas aulas conectam ao que há de mais atual nos campos da gestão e da administração de negócios e empresas. “A aplicabilidade dos temas nos permite uma conexão da teoria com a prática do dia a dia.”

Para quem deseja, assim como Janete, qualificar-se por meio de um curso de graduação a distância, a Unijuí oferece 15 opções: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

O candidato pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por realizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste último caso, os classificados ganharão 50% de desconto no primeiro módulo do curso.

Mais informações em unijui.edu.br/ead.

Destaques:

Criatec realiza MeetUp sobre desafios da trajetória empreendedora

Direitos, tecnologia e democracia estarão em debate na Semana Jurídica

Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos exibirá dois curtas

Curso promove Bate-papo com Conselho Regional de Biomedicina

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×