RS é o sexto Estado com maior número de notificações de agressão sexual contra meninas de 10 a 14 anos em 2022
Connect with us

Geral

RS é o sexto Estado com maior número de notificações de agressão sexual contra meninas de 10 a 14 anos em 2022

Publicado

em

portal plural o que revela o atlas da violência de forma geral, o atlas da violência aponta que o brasil registrou 221,2 mil casos de violência contra a mulher em 2022. a maioria das agressões oc
Foto: Divulgação

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O Rio Grande do Sul foi o sexto estado com mais casos notificados de agressão sexual contra meninas entre 10 e 14 anos em 2022. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).  em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, produz o relatório Atlas da Violência. Divulgado no último dia 18, o documento apontou que a agressão sexual foi o tipo de violência mais recorrente nessa faixa etária em todo o Brasil em 2022, representando quase metade dos casos.

Os indicadores revelam que, a cada mil meninas de 10 a 14 anos no Estado em 2022, 3,19 sofreram algum tipo de agressão sexual. Houve um aumento de 372,8% no registro desse tipo de ocorrência entre 2014 e 2022 no RS. Os estados com mais notificações de agressões sexuais contra meninas dessa faixa etária em 2022 foram: Acre, Tocantins e Amazonas, seguidos por Roraima, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Cenário por Estado

A maioria dos estados registrou aumento nos casos notificados entre 2014 e 2022. O Acre, por exemplo, que lidera o ranking de notificações em 2022, teve 0,08 casos a cada mil meninas de 10 a 14 anos em 2014. Esse número saltou para 2,38 no último ano analisado pelo estudo. No RS, os casos passaram de 0,67 para 3,19 a cada mil meninas dessa faixa etária.

Violência sexual representa metade das agressões a meninas de 10 a 14 anos

Carmen Campos avalia que, embora existam diferentes mecanismos para prevenção da violência sexual, eles são geralmente implementados de forma isolada, dificultando o acesso completo aos meios de proteção e prevenção.

“Uma das primeiras formas de detectar a agressão, quando não há um registro, por exemplo, numa delegacia de polícia, é pelo comportamento das crianças nas escolas. Para que a escola e os professores possam detectar isso, é necessária formação e integração com os conselhos tutelares. Para ajudar essas meninas a identificarem e saírem de uma situação de violência, precisamos de políticas integradas do governo e de uma articulação institucional. Olhar isso de forma mais integrada é o que vai propiciar a diminuição de novas violências”, afirma.

O que revela o Atlas da Violência

De forma geral, o Atlas da Violência aponta que o Brasil registrou 221,2 mil casos de violência contra a mulher em 2022. A maioria das agressões ocorreu dentro de casa e em contextos intrafamiliares — 65,2% dos episódios têm esse perfil. Homens são os principais agressores.

O relatório também indica que, entre as vítimas de zero a nove anos, a violência mais frequente foi a negligência, com 37,9% dos casos, seguida de violência sexual, com 30,4%. Entre as vítimas de 10 a 14 anos, a violência sexual predomina. De 15 a 69 anos, a violência física é a mais comum. A partir dos 70 anos, a negligência volta a ser a forma de violência mais praticada.

Entenda os tipos de violência:

  • Violência física: uso intencional de força física para ferir, lesar, provocar dor e sofrimento ou destruir a pessoa, deixando ou não marcas evidentes no corpo.
  • Violência psicológica/moral: toda forma de rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, cobrança exagerada, punições humilhantes e utilização da pessoa para atender às necessidades psíquicas de outrem. Toda ação que coloque em risco ou cause dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa.
  • Violência sexual: ação em que uma pessoa, utilizando posição de poder e força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, obriga outra a presenciar ou participar de interações sexuais, utilizar sua sexualidade para lucro, vingança ou outra intenção. Inclui estupro, abuso incestuoso, assédio sexual, sexo forçado no casamento, entre outros.
  • Negligência/abandono: omissão de cuidados básicos necessários para o desenvolvimento físico, emocional e social da pessoa, como privação de medicamentos, cuidados com a saúde, higiene, proteção e estímulo educacional.

*Fonte: VIVA, instrutivo de notificação de violência doméstica, sexual e outras violências, do Ministério da Saúde

 

Como buscar ajuda

  • Disque 100 (Brasília)
  • Disque 181 (SSP)
  • WhatsApp da Polícia Civil do Rio Grande do Sul: (51) 98444-0606
  • DPPA/DECA: 0800-6426400
Compartilhe

Destaque

Homem é preso no RJ por comercializar carne contaminada por enchentes no RS

Publicado

em

portal plural um homem foi preso em flagrante nesta quarta feira (22) durante uma operação da polícia civil do rio de janeiro contra uma empresa acusada de comercializar carne imprópria para cons
Foto: Divulgação
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Um homem foi preso em flagrante nesta quarta-feira (22) durante uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro contra uma empresa acusada de comercializar carne imprópria para consumo. O alimento havia sido contaminado após ficar submerso nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em abril de 2024, causando mais de 200 mortes.

A Delegacia do Consumidor (Decon) também cumpre oito mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados no município de Três Rios, na Região Centro-Sul Fluminense. A ação, batizada de “Carne Fraca”, inclui diligências na sede operacional da empresa para fiscalizar estoques, examinar a área administrativa e apreender mercadorias consideradas impróprias para consumo.

As investigações revelaram que os sócios da empresa adquiriram 800 toneladas de carne bovina estragada, incluindo cortes nobres, que permaneceram submersos por vários dias em Porto Alegre. Embora tenham alegado que a compra seria destinada à fabricação de ração animal, os suspeitos revenderam a carne para outras empresas, obtendo um lucro superior a 1.000% e colocando em risco a saúde de consumidores em todo o país.

Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, receptação, adulteração e corrupção de alimentos, com repercussão nacional. A apuração do caso começou em maio de 2024 e contou com o apoio da Decon do Rio Grande do Sul.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

PF indicia ex-diretores da PRF por interferência no deslocamento de eleitores em 2022

Publicado

em

portal plural pf indicia ex diretores da prf por interferência no deslocamento de eleitores em 2022
Foto: Divulgação/PRF
FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

A Polícia Federal (PF) indiciou quatro ex-diretores e coordenadores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sob a acusação de dificultar ou impedir o deslocamento de eleitores durante as eleições de 2022.

Os indiciados são Luis Carlos Reischak Junior, ex-diretor de Inteligência e ex-superintendente da PRF no Rio Grande do Sul; Rodrigo Cardozo Hoppe, ex-diretor de Inteligência substituto; Djairlon Henrique Moura, ex-diretor de Operações; e Adiel Pereira Alcantara, ex-coordenador de Análise de Inteligência da PRF. Também foi indiciado Bruno Nonato dos Santos Pereira, ex-coordenador-geral de Inteligência e Contrainteligência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O relatório da PF foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que repassou o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR). Agora, cabe à PGR decidir se apresenta denúncia contra os citados, solicita mais investigações ou arquiva o processo.

A investigação apontou indícios de que os envolvidos cometeram crimes como desobediência, prevaricação (quando um agente público age ou se omite de maneira contrária à lei), restrição ao direito de voto e omissão na tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

O indiciamento foi enviado ao STF em dezembro, mas só agora veio a público. Em agosto de 2024, a PF já havia indiciado o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques e quatro policiais federais cedidos ao Ministério da Justiça, todos sob suspeita de envolvimento na tentativa de obstrução do deslocamento de eleitores no Nordeste.

Blitzes no dia da eleição

No dia 30 de outubro de 2022, durante o segundo turno das eleições presidenciais, a PRF realizou operações que impactaram o transporte de eleitores, especialmente no Nordeste, onde Lula liderava as intenções de voto contra Jair Bolsonaro. Na véspera da eleição, o então diretor-geral da PRF declarou apoio a Bolsonaro.

Na data da votação, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a suspensão imediata das operações da PRF. No entanto, a ordem não foi cumprida integralmente pela corporação.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

MEA abre inscrições gratuitas para o projeto de férias

Publicado

em


15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Com a chegada do verão e das férias escolares, o MEA – Memorial da Evolução Agrícola, em parceria com o Parque Equilíbrio, preparou uma programação especial para a segunda edição do projeto Férias no MEA. Serão quatro dias preenchidos com uma série de atividades educativas, esportivas e culturais para despertar o desenvolvimento das crianças na sua prática social e como preservar os espaços de convivência. De 6 a 8 de fevereiro, o complexo se transformará em um espaço interativo de diversão e aprendizado, e no dia 9 de fevereiro, as atividades serão realizadas no Parque Equilíbrio.

Sob o lema: Juntos e Sustentáveis, o projeto promoverá momentos de alegria com a integração das crianças sendo incentivadas a pensar sobre sustentabilidade. O objetivo é proporcionar conhecimento sobre conceitos como reciclagem e a importância da biodiversidade, promover a apreciação da natureza e a compreensão da importância de proteger o meio ambiente. Outras atividades irão estimular a criatividade em projetos artísticos e científicos que abordem temas de sustentabilidade, como a arte com materiais recicláveis e também incentivar a adoção de hábitos diários, como economia de água e energia, e o uso de meios de transporte alternativos.

Entre as atividades está a produção da marca de identificação da equipe, divididas em seis categorias: Sol, Água, Terra, Fauna, Floresta e equipe Oxigênio. A identidade será estampada na camiseta que os participantes receberão de presente e as crianças deverão customizar com pintura e desenho. Haverá desfile de apresentação das camisetas e outro momento onde as crianças deverão apresentar uma música que fale sobre o elemento da sua equipe. Além disso, as equipes serão estimuladas a pensar, projetar e desenvolver um objeto artístico com materiais recicláveis, que ficará exposto no MEA. Outros destaques são as trilhas para conhecimento, identificação e irrigação de plantas com água reutilizada, atividade de yoga para recarregar as energias e, ainda, a prática de equilíbrio com elementos da natureza, fazendo referência a reflexão sobre a necessidade da relação harmoniosa entre o ser humano e o meio ambiente.

Uma atividade noturna contará com um espetáculo teatral de sombras, onde será permitido apenas o uso de lanterna, e as crianças devem estar acompanhadas dos adultos. A performance chamada “Bolha Luminosa” é realizada com um balão de nylon esférico inflável que serve de superfície de projeção para imagens de luz e sombra. A apresentação mistura as linguagens da intervenção cênica, da música, do teatro de animação, da instalação plástica com a interatividade dos artistas e do público.

Além das atividades e brincadeiras, o projeto vai oferecer lanche durante os três dias e um momento acolhedor que pretende reforçar o senso de comunidade e a importância de se manter ativo e saudável. Além disso, cada criança poderá celebrar suas conquistas individuais, e promover valores de trabalho em equipe, respeito e superação de desafios.

 

As inscrições online para o projeto Férias no MEA devem ser realizadas de 20 a 27 de janeiro e podem participar crianças de 8 a 12 anos. O número de vagas está limitado em 150 crianças confirmadas e mais 50 suplentes. As inscrições podem ser feitas através do link: https://bit.ly/inscricoes-ferias.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×