Rota do Yucumã realiza assembleia para debater o projeto de construção do complexo hidrelétrico Garabi/Panambi – Portal Plural
Connect with us

Geral

Rota do Yucumã realiza assembleia para debater o projeto de construção do complexo hidrelétrico Garabi/Panambi

Publicado

em



 

Na tarde desta última terça-feira (30) aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Santo Augusto a Assembleia Geral do Consórcio Rota do Yucumã tendo como pauta principal a retomada das tratativas políticas para o andamento do projeto de construção do Complexo Hidrelétrico Garabi/Panambi. O assunto voltou à tona no final do mês de maio, marcado pelo encontro de lideranças políticas para tratar sobre a temática.

O complexo faz parte dos projetos hidrelétricos planejados para a bacia do rio Uruguai na década de 1970. Nos estudos de inventário feitos na década de 80, foram planejadas três usinas para o aproveitamento da energia hidrelétrica no trecho binacional do rio Uruguai: São Pedro, Garabi e Roncador. Em 2010 foram realizados novos estudos de Inventário Hidroelétrico, os quais resultaram em dois aproveitamentos hidrelétricos: Garabi (com reservatório na elevação 89 metros em relação ao nível do mar e potência de 1.152 MW) e Panambi (com reservatório na elevação 130 metros em relação ao nível do mar e potência de 1.048 MW).

Em 2015 a Justiça Federal proibiu a expedição de licença prévia e suspendeu o processo de licenciamento ambiental para a instalação da Usina Hidrelétrica de Garabi-Panambi. A decisão de manter o processo suspenso está embasada no fato de que a obra afetaria o Parque Estadual do Turvo (Derrubadas/RS), uma unidade de conservação integral que não pode sofrer qualquer alteração humana.

Tendo em vista a retomada das tratativas, os Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários e representantes dos 32 municípios que compõe a Rota do Yucumã se reuniram na tarde de terça-feira para debater o assunto. A preocupação da região está na preservação do Parque Estadual do Turvo e na visibilidade do Salto do Yucumã, maior salto longitudinal do mundo e principal atrativo turístico da região.

“Os estudos apresentados até então não nos trazem clareza sobre os reais impactos que a construção deste Complexo Hidrelétrico irá causar na região. É imprescindível que estudos detalhados sejam realizados para mapear o comportamento do Rio Uruguai, especialmente na área compreendida no Parque Estadual do Turvo” destacou Edison Arnt, presidente do Consórcio Rota do Yucumã.

Por mais que a cota 130 da UHE Panambi fique alguns metros abaixo do nível do Salto do Yucumã e o seu reservatório não atinja diretamente a visibilidade das quedas, foi levantada a preocupação sobre como se comportará o escoamento da água do rio. Este aspecto merece atenção, visto que hoje a visibilidade das quedas já está vulnerável à operação do conjunto de usinas que existem no Rio Uruguai, de forma mais direta a UHE Foz do Chapecó.

Após amplo debate, foi unânime entre os presentes a necessidade de informações mais precisas sobre o projeto e o posicionamento em defesa do Salto do Yucumã. Desta forma, nos próximos dias será encaminhada a solicitação destas informações aos órgãos competentes.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Outubro Rosa Vida & Saúde: palestras enfatizam a importância da prevenção

Publicado

em



Com foco no autocuidado e na prevenção do câncer de mama, o Hospital Vida & Saúde apresentou palestras importantes nesta semana, integrando a programação do Outubro Rosa.

Destinada aos profissionais da Instituição, a palestra “Alimentação na Saúde da Mulher” destacou a importância de uma alimentação equilibrada, levando em conta as particularidades da saúde da mulher. Realizada na sede do Núcleo de Educação Corporativa, a palestra foi ministrada pelas nutricionistas do HVS, Patrícia Marchalek e Julia Pess, dando início a programação na segunda-feira (18).

Já na quarta-feira (20), a mastologista Analuiza Savaris e a psicóloga Camilla Strake Viana, abordaram o tema “Câncer de Mama: você não está sozinha”. Transmitida pelo canal do Hospital no YouTube, a live tratou de temas como a prevenção, os tratamentos, a importância do autoexame e do diagnóstico precoce. Na oportunidade, também foi apresentado o trabalho de acolhimento realizado na Oncologia do Hospital, que é referência no tratamento oncológico.

“Temos muita alegria em poder compartilhar com a comunidade este momento especial para falar sobre um momento tão relevante que é o cuidado! É o momento também para percebermos o trabalho que vem sendo na área oncológica, especialmente no serviço prestado aqui no Hospital Vida & Saúde, onde a prioridade é o cuidado, a agilidade no diagnóstico e um olhar no acompanhamento e tratamento voltado ao bem-estar do paciente que precisa desse atendimento. É um trabalho desenvolvido há muitos anos pela Instituição e que tem sido qualificado a cada ano!”, destacou a diretora-geral do HVS, Vanderli de Barros durante a live.

A palestra completa está disponível no Canal do Hospital no Youtube.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Cotrirosa realiza curso de boas práticas para manipuladores de alimentos

Publicado

em



Encerrou nesta semana, no auditório da Cotrirosa, em Santa Rosa, o curso sobre boas práticas para manipuladores de alimentos.
No total, 86 funcionários das padarias e açougues da rede Super Cotrirosa e dos moinhos e cerealista da Cooperativa participaram do curso ministrado pela instrutora da VGV Consultoria e Desenvolvimento, Cláudia Medeiros.

Em 32 horas de curso foram abordados assuntos relacionados a legislação e os cuidados necessários na manipulação dos alimentos como: programa de pré-requisitos, infraestrutura necessária, higiene e saúde pessoal, qualidade da água, higiene industrial, manejo de resíduos, controle de pragas, qualidade da matéria-prima, recolhimento de produtos, procedimentos operacionais padronizados, além dos manuais, processo operacional padrão, registros e instruções de trabalho. O curso foi realizado através de parceria entre a Cotrirosa e Sescoop/RS.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Correios ficarão com o “osso” se não forem privatizados, diz ministro

Publicado

em



O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que, caso não ocorra a privatização dos Correios, a tendência é que outras empresas “abocanhem” o filé dos serviços de logística, que é a entrega de encomendas, deixando para a estatal “apenas o osso” de seus serviços, a entrega de correspondências.

Segundo o ministro, essa tendência já vem sendo percebida e foi reforçada durante os períodos em que os servidores dos Correios fizeram paralisações, o que levou empresas como Mercado Livre e Magalu a buscarem alternativas para a entrega de encomendas. “Quando a greve acaba, essas empresas não voltam para os Correios”, disse o ministro durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O projeto de privatização dos Correios já foi aprovado na Câmara, mas está parado no Senado.

Faria teceu elogios aos Correios, mas defendeu sua privatização. “É a única empresa que está presente nos 5.568 municípios brasileiros, entregando cartas e encomendas nas regiões mais remotas do país, principalmente na Região Amazônica, onde temos dificuldades de logística”, disse.

Ele lembrou que, das 31 mil lojas virtuais que existem no Brasil, 27,5 mil utilizam os Correios para enviarem suas encomendas. “São 2,5 milhões de pequenos negócios que fazem com que, a cada quatro encomendas, três sejam entregues pelos Correios, o que mostra a capilaridade e a importância dessa empresa para o país”, disse o ministro antes de criticar as greves e paralisações dos trabalhadores da estatal.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×