Rodada de negócios une cooperativas e mercado consumidor em Santa Rosa – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Rodada de negócios une cooperativas e mercado consumidor em Santa Rosa

Publicado

em



 

Em uma oportunidade inédita na região de Santa Rosa, representantes de cooperativas da agricultura familiar da Fronteira Noroeste e das Missões e potenciais mercados institucionais e privados que adquirem alimentos integraram-se na Rodada de Negócios do Produtor ao Consumidor, organizada pela Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar. O evento, realizado nesta quinta-feira (04/07), contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, do Instituto Federal Farroupilha, do Hospital Vida e Saúde e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisap), que cedeu o espaço para a atividade.

O evento foi realizado em uma região em que o cooperativismo é consolidado em diferentes setores. Somente no ramo agropecuário são 46 cooperativas, que contemplam aproximados 44 mil associados. Destas, 22 cooperativas da agricultura familiar recebem assessoramento continuado da UCP de Santa Rosa. O coordenador da Unidade, Marcos Eduardo Servat, destaca que a Rodada de Negócios é uma das atividades previstas na atual fase de execução do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Mais Gestão, coordenado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), desenvolvido junto às cooperativas locais.

Programação
As Tendências do Público Consumidor foram tema da explanação do servidor do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, Carlos Thomé, que é mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Os desafios para a comercialização e produtos agrícolas alimentares, os principais canais de comercialização, as vendas diretas e as alternativas de mercados locais receberam ênfase na fala de Thomé.

Entre as possibilidades de atender aos desafios e às demandas foram apontadas a necessidade de destacar os diferenciais dos produtos oferecidos, o estabelecimento de estratégias para inserção nos mercados, a criação de identidade dos produtos locais, a participação em cooperativas e a organização de redes, bem como a importância do apoio do Poder Público.

Marca e posicionamento de mercado formaram o tema apresentado pelo designer gráfico (Unam) e mestre em Marketing e Comunicação Corporativa, Facundo Nuñez, da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa. Nuñez destacou a relação das marcas com as emoções, em um período em que se deixa de vender o produto para vender-se o valor e o propósito daquele produto.

A explanação sobre Alimento Seguro e Qualidade de Alimentos ficou a cargo da nutricionista do Hospital Vida e Saúde, Bruna Aline Brum. Ela lembrou os requisitos atendidos pela instituição, que é referência regional, para receber a certificação do Programa Alimento Seguro, conquistada a partir de um rigoroso controle de qualidade e avaliação dos fornecedores e da matéria-prima.

O pontapé inicial do momento de negociação se deu com a fala do presidente da Coopasc, Jorge Nonemacher, que, em nome das cooperativas da região, destacou a importância das mesmas para o desenvolvimento local e para a oferta de produtos da agricultura familiar. A sazonalidade dos produtos na região também foi destacada. A importância da intercooperação e do trabalho de assessoramento da Unidade de Cooperativismo foram apresentados como fundamentais no depoimento de Nonemacher.

Durante a rodada de negociação, os potenciais compradores tiveram a oportunidade de degustar produtos ofertados pela agricultura familiar local e estabelecer contatos e negociações com os responsáveis pelas cooperativas. Ao mesmo tempo, criou-se um ambiente de intercooperação, possibilitando que os empreendimentos cooperativos discutissem formas de atender às demandas de mercado.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Memorial ao Sr. Eugênio Oscar Eidt

Publicado

em



Na noite de ontem, 19,  o Grupo Escoteiro Arajás revelou aos seus associados, durante a reunião da comissão dos 50 anos, o memorial ao Sr. Eugênio Oscar Eidt, nosso fundador e primeiro presidente. Com materiais doados pela família, na figura de seu filho Álvaro, que integra a comissão do nosso cinquentenário, a placa conta com um pequeno histórico de vida do Sr. Eugênio, com certificados e homenagens que ele recebeu em vida.

A placa agora ficará exposta na nossa sede para que todos possam conhecer um pouco da história do nosso fundador.

O projeto “Arajás 50 anos” tem o patrocínio de:
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Reabertura do Complexo Desportivo do 19º RCMec

Publicado

em



O departamento de Comunicação Social de Santa Rosa, 19º RCMec, informou sobre  a reabertura do Complexo Desportivo do 19º Rc Mec, que ocorrerá sábado as 08:00 horas da manhã.

Dentre os presentes na solenidade estarão no local o Comandante do Regimento, Prefeito Municipal, Militares e integrantes da Prefeitura Municipal. O horário de funcionamento do Complexo Desportivo será das 06h30 às 21h.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

20 de janeiro: Dia do Farmacêutico no Vida & Saúde

Publicado

em



Mais do que responsáveis pelo controle das medicações, os farmacêuticos estão cada vez mais inseridos na rotina hospitalar. No Hospital Vida & Saúde, onze profissionais atuam no dia a dia da Instituição.

Além da Farmácia Central, que concentra as medicações da Instituição, os profissionais estão alocadas em setores como a Quimioterapia, a Unidade Dom Bosco, o Domissanitário, o Bloco Cirúrgico, a UPA e a coordenação do Laboratório de Análises Clínicas.

São eles que acompanham caso a caso cada paciente, revisão as prescrições médicas para melhor adequar as medicações necessárias e seguindo uma série de protocolos. “Hoje atuamos em diversos processos como: controle de estoque, solicitações de compras, dispensação de medicamentos com dose unitária por horário e com tele-entrega, diluição de medicamentos para os setores, farmácia clínica, diluição de quimioterápicos e radio fármacos, reconciliação medicamentosa, rounds, participação em grupos de trabalho (como o do padronização de medicamentos, da segurança do paciente e do 5s) entre outros em que o profissional farmacêutico é envolvido”, conta a coordenadora do setor, farmacêutica Tatiana Praischardt.

Além das onze farmacêuticas, com especialização nas áreas de gestão hospitalar, oncologia, farmácia clínica, medicina nuclear e acupuntura, o setor da Farmácia do HVS conta com 18 técnicos de farmácia, 02 técnicos de enfermagem, 03 jovem aprendiz e 32 auxiliares de Farmácia. O Laboratório de Análises Clínicas do HVS também conta com um profissional da Farmácia na coordenação, o farmacêutico-bioquímico Vilmar Banderó.

Ao longo dos anos, a profissão foi se tornando ainda mais presente na Instituição. A partir do Processo Medicamentoso Seguro, o Hospital Vida & Saúde hoje é referência na forma como organiza a medicação, obedecendo processos de recebimento, armazenamento, entrega nas Unidades e administração ao paciente. “Contamos hoje com uma equipe muito qualificada na Farmácia e de fundamental importância no dia a dia do Hospital, ligada diretamente aos processos de segurança e qualidade na assistência hospitalar”, destaca o diretor de Infraestrutura, Rodrigo Calixto

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×