Rodada de negócios une cooperativas e mercado consumidor em Santa Rosa – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Rodada de negócios une cooperativas e mercado consumidor em Santa Rosa

Publicado

em



 

Em uma oportunidade inédita na região de Santa Rosa, representantes de cooperativas da agricultura familiar da Fronteira Noroeste e das Missões e potenciais mercados institucionais e privados que adquirem alimentos integraram-se na Rodada de Negócios do Produtor ao Consumidor, organizada pela Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar. O evento, realizado nesta quinta-feira (04/07), contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, do Instituto Federal Farroupilha, do Hospital Vida e Saúde e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisap), que cedeu o espaço para a atividade.

O evento foi realizado em uma região em que o cooperativismo é consolidado em diferentes setores. Somente no ramo agropecuário são 46 cooperativas, que contemplam aproximados 44 mil associados. Destas, 22 cooperativas da agricultura familiar recebem assessoramento continuado da UCP de Santa Rosa. O coordenador da Unidade, Marcos Eduardo Servat, destaca que a Rodada de Negócios é uma das atividades previstas na atual fase de execução do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Mais Gestão, coordenado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), desenvolvido junto às cooperativas locais.

Programação
As Tendências do Público Consumidor foram tema da explanação do servidor do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, Carlos Thomé, que é mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Os desafios para a comercialização e produtos agrícolas alimentares, os principais canais de comercialização, as vendas diretas e as alternativas de mercados locais receberam ênfase na fala de Thomé.

Entre as possibilidades de atender aos desafios e às demandas foram apontadas a necessidade de destacar os diferenciais dos produtos oferecidos, o estabelecimento de estratégias para inserção nos mercados, a criação de identidade dos produtos locais, a participação em cooperativas e a organização de redes, bem como a importância do apoio do Poder Público.

Marca e posicionamento de mercado formaram o tema apresentado pelo designer gráfico (Unam) e mestre em Marketing e Comunicação Corporativa, Facundo Nuñez, da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa. Nuñez destacou a relação das marcas com as emoções, em um período em que se deixa de vender o produto para vender-se o valor e o propósito daquele produto.

A explanação sobre Alimento Seguro e Qualidade de Alimentos ficou a cargo da nutricionista do Hospital Vida e Saúde, Bruna Aline Brum. Ela lembrou os requisitos atendidos pela instituição, que é referência regional, para receber a certificação do Programa Alimento Seguro, conquistada a partir de um rigoroso controle de qualidade e avaliação dos fornecedores e da matéria-prima.

O pontapé inicial do momento de negociação se deu com a fala do presidente da Coopasc, Jorge Nonemacher, que, em nome das cooperativas da região, destacou a importância das mesmas para o desenvolvimento local e para a oferta de produtos da agricultura familiar. A sazonalidade dos produtos na região também foi destacada. A importância da intercooperação e do trabalho de assessoramento da Unidade de Cooperativismo foram apresentados como fundamentais no depoimento de Nonemacher.

Durante a rodada de negociação, os potenciais compradores tiveram a oportunidade de degustar produtos ofertados pela agricultura familiar local e estabelecer contatos e negociações com os responsáveis pelas cooperativas. Ao mesmo tempo, criou-se um ambiente de intercooperação, possibilitando que os empreendimentos cooperativos discutissem formas de atender às demandas de mercado.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Curso para motoristas no SEST/SENAT Santa Rosa

Publicado

em



👉 O SEST/SENAT Santa Rosa, está com vagas abertas e GRATUITAS para inscrições no projeto Escola de Motoristas Profissionais para toda comunidade.
🚌O projeto tem por objetivo formar motoristas profissionais para o Transporte de cargas e conta com aulas teóricas, práticas e de simulador de direção.
💡é totalmente gratuito.
Porém as vagas são limitadas!!! Corra até a unidade do SEST SENAT Santa Rosa e garanta a sua. 🏃‍♂️🏃‍♀️

✅O Projeto tem Carga horaria de 107 horas/aula;
✅ Totalmente Certificado;
✅ Inclui curso especializado reconhecido pelo CONTRAN (MOPP)
Também terá o NR 20 Intermediário- Classe III
✅ Tem a marca SEST SENAT de qualidade;
✅ Ministrado por corpo docente gabaritado.
Requisitos:
Ter no mínimo categoria C, D ou E;

☎️Mais informações pelo telefone (55) 2013-8080 – whats ((61) 2017-0073

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Programa Arborização + Segura garante plantio de 300 árvores

Publicado

em



A RGE está implementando o projeto de embelezamento seguro, de ruas e avenidas, em Santa Rosa. Através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura de Santa Rosa, ocorre o plantio de 300 mudas adequadas ao ambiente urbano. Medida acontece de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população, além da substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. A RGE ampliou os investimentos para 2022 do Programa Arborização + Segura, para R$ 2,2 milhões.

No município de Santa Rosa serão implementadas as espécies Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Escova de Garrafa e Cerejeira do Japão, de forma com que as espécies estejam em harmonia com a infraestrutura do local. Os locais contemplados incluem a Avenida Bráulio de Oliveira, América e Borges de Medeiros.

A RGE disponibiliza as espécies adequadas as e equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte. Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando espécies de menor porte.

A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Semana começa com chuva

Publicado

em



Em Porto Alegre, espera-se chuva com intervalos de tempo nublado, e temperaturas variando entre 16ºC e 23ºC (veja detalhes para diferentes cidades e regiões mais abaixo). As baixas temperaturas devem se intensificar a partir da quarta-feira (17) em razão da chegada de uma nova frente fria.

REGIÃO NOROESTE :
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
SANTA ROSA:

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Os termômetros variam de 19°C a 26°C.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×