Rio Grande do Sul teve 2,5 mil rodeios crioulos em 2024
Connect with us

Cultura

Rio Grande do Sul teve 2,5 mil rodeios crioulos em 2024

Publicado

em

x1736369768 66.png.pagespeed.ic.mja42c9jsg

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Embora menores do que 2023, o número de festas campeiras divulgados pela Secretaria Estadual da Agricultura ainda impressionam: em 2024, foram realizadas pelo menos 2.534 – no ano passado, foram 3.264. Possivelmente, os eventos sofreram impacto das enchentes, o que levou a cancelamentos de rodeios como de Osório e Imbé. No total, 140 entidades tradicionalistas foram impactadas pelas cheias, segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

No próximo fim de semana, cidades como Maquiné, Tapejara, Formigueiro e Canela promovem rodeios. Até a última quinta-feira (2), havia 105 eventos do gênero registrados para janeiro, mas, até o final do mês, o número deve subir.

Para 2025, os organizadores projetam boa movimentação de público e participantes. E com novidades. Durante o Rodeio Nacional e Festa Nacional do Churrasco em Lagoa Vermelha, que acontece de 1º a 9 de fevereiro, será inaugurada a cancha coberta para provas campeiras no CTG Alexandre Pato.

Já a secretaria de Esporte e Lazer do governo gaúcho espera lançar, no primeiro semestre, um edital via projeto “Avançar Tchê” para reestruturar canchas de rodeio pelo estado. Uma das prioridades será a construção de um parque de rodeios para São Leopoldo. O secretário Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral, disse que também busca alternativas para construir uma cancha pública de laço em Porto Alegre.

“Estamos trabalhando firme na reconstrução dos espaços esportivos atingidos pela enchente e vamos incluir as canchas de rodeio nos futuros projetos. Vamos fortalecer o laço como atividade esportiva”, afirma o Secretário. Um estudo inédito realizado pela universidade Feevale, de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, aponta que os rodeios crioulos movimentam R$ 2 bilhões por ano no Rio Grande do Sul.

 

Fonte: G1 RS

Compartilhe

Cultura

Entre Rimas e Acordes une poesia e música em novo projeto cultural de Rosane Garcia

Publicado

em

post ok site
IMAGEM: DIVULGAÇÃO.
FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Financiado pela Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rosa, o projeto “Entre Rimas e Acordes” celebra a arte, a sensibilidade e a força da criação local. A iniciativa é idealizada por Rosane Garcia da Rosa, compositora e escritora com longa trajetória na literatura e várias obras publicadas ao longo dos anos.

Neste novo trabalho, Rosane decidiu unir dois mundos que sempre estiveram presentes em sua vida: a poesia e a música. A proposta nasceu da ideia de transformar os versos de um de seus poemas em canção, criando um diálogo harmonioso entre rimas e acordes. O resultado é uma obra autoral delicada, sensível e repleta de identidade.

A produção musical ficou a cargo do produtor Paulo Muller, que conduziu os arranjos e deu forma ao universo sonoro imaginado pela escritora. A interpretação ficou por conta de uma das vozes mais marcantes da região Noroeste, May Vargas, cuja entrega vocal imprime emoção e profundidade à composição.

A obra, que recebeu o título “Na Calada da Noite”, representa um encontro poético entre literatura e música, valorizando artistas locais e fortalecendo a cultura regional por meio de um trabalho feito com cuidado, profissionalismo e sensibilidade.

Em breve, “Na Calada da Noite” estará disponível nas plataformas digitais e redes sociais da compositora Rosane Garcia e da cantora May Vargas.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cultura

Prefeitura renova convênio com a Orquestra Jovem Santa Rosa

Publicado

em

portal plural prefeitura renova convênio com a orquestra jovem santa rosa

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Nesta semana, o Prefeito Anderson Mantei recebeu no gabinete integrantes da Orquestra Jovem Santa Rosa. Na oportunidade, foi assinado um termo aditivo para renovar o convênio do município com a instituição. A prefeitura é parceira do projeto Orquestra Jovem realizado nas escolas da Rede Municipal de Ensino, que disponibiliza para os alunos, a musicalização pela flauta doce, canto e coral.
Atualmente, cerca de 300 alunos são atendidos no projeto, tendo acesso a aulas que promovem a educação musical de forma gratuita. O Maestro Alessandro Munawek, responsável pela orquestra, fez um agradecimento especial à Administração Municipal pelo apoio nos últimos quatro anos, destacando a relevância dessa parceria, “Este apoio tem sido fundamental para a continuidade do nosso projeto. Graças à parceria com a prefeitura, conseguimos oferecer aos alunos e para a comunidade uma oportunidade única de desenvolvimento musical e pessoal”.
Além do trabalho desenvolvido nas escolas, a Orquestra Jovem também oferece aulas de instrumentos de orquestra sinfônica para toda a comunidade de Santa Rosa. O Prefeito Anderson Mantei destacou a importância dessa parceria para o município, reforçando o compromisso da gestão com a educação e a cultura, “A renovação deste convênio com a Orquestra Jovem é mais um passo para fortalecer as ações culturais em Santa Rosa. A educação musical é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e social dos nossos jovens. Sabemos a importância de apoiar projetos como este, que transformam a vida das pessoas e contribuem para a formação dos cidadãos”.
A Orquestra Jovem é uma iniciativa com foco em proporcionar educação musical e cultura gratuita para todas as faixas etárias. Dessa forma, a proposta oferece tanto a oportunidade de aprendizado musical, como também busca promover a inclusão destes jovens, permitindo o desenvolvimento de talentos e habilidades como, a disciplina, o trabalho em equipe e a autoestima.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cultura

Inscrições abertas para o Festival Santa Rosa em Dança

Publicado

em

portal plural inscrições abertas para o festival santa rosa em dança

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, informa que estão abertas as inscrições para o Festival Santa Rosa em Dança – 13ª edição. O evento vai acontecer entre os dias 27 e 29 de março, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges. O objetivo é valorizar a arte, além de promover a integração e a troca de experiências entre os artistas de dança. A edição deste ano será disputada nas seguintes modalidades: dança de rua, contemporânea, folclórica, jazz, estilo livre, dança de salão, dança clássica, trio, duo e solo.

As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira (04) e vão até o dia 18 de março. Importante destacar que não haverá cobrança de taxas de inscrição e não há limite de integrantes por coreografia. O Diretor de Cultura Daniel Chitolina Oliveira, destacou a ação, “O Festival Santa Rosa em Dança é uma oportunidade única para os artistas locais e regionais mostrarem seu talento e ampliarem suas vivências no universo da dança. Queremos fortalecer nossa cultura, criando um espaço de encontro e aprendizado entre os participantes”.

Os grupos de dança e bailarinos que desejam participar devem enviar as fichas de inscrição para o e-mail: [email protected], conforme as orientações presentes no regulamento. A ficha de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis nos anexos abaixo.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×