Good News
Remédio “à base” de intestino de porco deve ajudar na prevenção de coágulos sanguíneos, diz pesquisa
Pesquisadores da Michigan Medicine descobriram um método medicinal que utiliza células do intestino do porco para interromper a formação de proteínas que desempenham papel importante na formação de coágulos sanguíneos e de inflamações de várias doenças como a Covid-19, por exemplo.
O corpo humano, quando tenta lutar contra uma infecção, faz com que as células imunológicas, conhecidas com neutrófilos, criem armadilhas que dispararam redes de proteínas tóxicas semelhantes a teias de aranha para ajudar a conter os invasores. Caso essas armadilhas dos neutrófilos (ou TNEs) não estejam reguladas adequadamente, elas acabam “se voltando” contra o próprio organismo, ajudando na criação dos coágulos sanguíneos.
Para interromper a formação desses TNEs nocivos, os pesquisadores usaram o defibrotide. Para os leigos, defibrotide é remédio com mistura complexa de pequenos fragmentos de DNA – purificados das células do intestino do porco. Atualmente, ele é usado para tratar bloqueios nos vasos sanguíneos do fígado após transplante de células-tronco.
Os pesquisadores chegaram à conclusão “inspirados” por uma outra doença conhecida como síndrome antifosfolipídica (APS). Nesta doença, os TNEs são os principais contribuintes para as coagulações sanguíneas e há cerca de 20 anos que o defibrotide incomum é especulado como um possível tratamento para ela.
Após a observação da APS, os pesquisadores decidiram analisar como o defibrotide, que utiliza células de intestino dos porcos, iria interagir com as células do sistema imunológico. Utilizando camundongos com APS, o grupo descobriu que o remédio supriu a liberação de TNEs pelos neutrófilos e também reduziu a produção de coagulações sanguíneas.
De acordo com o autor sênior do artigo e professor associado de reumatologia da Michigan Medicina, Jason Knight, o tratamento foi tão eficaz na neutralização de TNEs e trombose que os camundongos com APS passaram a se comportar normalmente, como se nunca tivessem tido a doença. “Isso pode ser significativo para as formas mais graves de APS, os casos que levam as pessoas ao hospital onde precisam de tratamento de emergência”, disse Knight.
Doruk Erkan, co-autor do artigo e reumatologista do Hospital for Special Surgery na cidade de Nova York, foi o primeiro especialista a falar sobre a APS e o defibrotide.
“Este estudo é histórico”, disse Erkan sobre a descoberta dos pesquisadores. “Duas décadas após o único relato de caso de uso de defibrotide em APS catastrófica, agora temos suporte científico sobre como ele pode interferir na trombose associada à APS”, finalizou.
Geral
Galpão comunitário da periferia de São Leopoldo, afetado pela enchente, se transforma em obra de arte
Geral
Baly lança edição especial de energético com 100% do lucro destinado à reconstrução do RS
Não basta ver ou ouvir falar, é preciso sentir a dor do outro, e ajudar. Com essa visão, e muita energia para fazer acontecer, a Baly Brasil preparou uma grande homenagem aos gaúchos. Como fechamento das ações realizadas pela empresa desde maio para ajudar o Rio Grande do Sul no enfrentamento das consequências da enchente histórica, a maior marca brasileira de energéticos lançará uma edição especial do Baly Tradicional, agora com um rótulo personalizado em homenagem ao estado, levando o nome de Baly Farroupilha, sendo que 100% do lucro será utilizado na reconstrução do estado.
Serão produzidas meio milhão de unidades, em duas versões de latas colecionáveis, com estampas criadas pelo ilustrador gaúcho Luis Paulo Straccioni em uma homenagem ao Rio Grande do Sul. E todo o lucro dessas vendas será entregue ao Instituto Sou de Fazer, uma organização sem fins lucrativos liderada pelo ex-jogador Rafael Sobis, Danilo Azambuja e Raphaela Sefton.
“É muito legal ver esse tipo de iniciativa da Baly. Dá até vontade de chorar. Como gaúcho, me emociono com esse tipo de ação para reconstruir o Rio Grande do Sul”, disse Sobis ao ser comunicado da ação.
O Instituto Sou de Fazer mobilizou voluntários para atuação nos resgates e no recebimento e distribuição de doações. Agora, está ajudando autônomos e microempresários a comprarem ferramentas e insumos para retomarem suas vidas. Também tem construído creches para ajudar centenas de gauchinhos e suas famílias, assim como atua na reconstrução e doação de mobília de casas e fundações que foram destruídas. Com os recursos que virão da ação da Baly, muito mais poderá ser feito. Tudo com muita transparência.
“Temos um carinho muito especial pelo Rio Grande do Sul, um estado tão acolhedor e próspero, onde a Baly é a líder de vendas no mercado de energéticos. Diante dessa tragédia social e ambiental que passa, nossa conexão com o Rio Grande do Sul é legítima. Em maio, pensando sobre como poderíamos ajudar, surgiu a mobilização com parceiros e a destinação de duas linhas da nossa fábrica para envasar 1 milhão de litros de água potável para os gaúchos”, relembra Dayane Titon Cardoso, Diretora Comercial e de Marketing da Baly. “Agora, teremos uma edição especial do energético Baly Farroupilha 2024, com 100% do lucro destinado à reconstrução do Rio Grande do Sul. Com mais essa ação, esperamos envolver nossos consumidores na ajuda aos gaúchos, pois muito ainda precisa ser feito”, completa.
Entre os dias 8 e 10/8, o Baly Farroupilha 2024 já terá chegado a vários pontos de vendas do RS e de SC. Em seguida, estará também no PR, SP, RJ, MG e ES. A apresentação oficial será na Expoagas 2024, de 20 a 22 de agosto no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (RS), esta que é a maior feira do setor supermercadista do Cone Sul (somou mais de R$ 650 milhões em negócios em 2023). A maior marca brasileira de energéticos também prepara um estande especial, que homenageia o Estado e todo povo gaúcho.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Descubra o robô dentista que promete restaurar dentes em 15 minutos
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized4 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque4 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized4 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM