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Relações entre Brasil e Suécia são tema de debate ao vivo na Fenadi Virtual desta sexta

Pável Bauken

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Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, o debate na sala 6 da Fenadi Virtual teve como tema as relações entre Brasil e Suécia. Participaram do debate o Diretor Cultural da UETI e do Centro Cultural Sueco de Ijuí, Eduardo Beckmann e o Vice-cônsul da Suécia no Brasil, Peter Johansson.

Atualmente, o Vice-cônsul sueco trabalha no Consulado Geral da Suécia em São Paulo, onde são feitos todos os atos de registro civil de cidadãos suecos que vem até o Brasil. Devido a pandemia, o consulado deu prioridade e passou a trabalhar diretamente com os cidadãos suecos que vieram ao Brasil por negócios ou turismo e desejavam retornar a seu país. Peter afirma que o inverso está acontecendo agora que as diretrizes da Organização Mundial da Saúde estão sendo relaxadas aos poucos e viagens internacionais podem ser realizadas com menos burocracia. Segundo ele, vários suecos entram em contato com o consulado questionando sobre a possibilidade de visitar o Brasil, assim como vários brasileiros buscam informações sobre uma possível visita à Suécia.

A pandemia também afetou as ações da etnia sueca de Ijuí, que teve de se adaptar à nova realidade de isolamento, realizando reuniões, ensaios e eventos à distância. O grupo étnico, que já atua na cidade desde os anos 80, foi fundado a partir de 40 famílias de descendentes suecos de Ijuí e região. O Diretor do Centro Cultural Sueco relata que existia uma grande comunidade sueca na região de Porto Lucena, que eventualmente emigrou até nossa região devido às enchentes do Rio Uruguai. Eduardo reconhece os esforços de indivíduos e a ajuda do poder público para manter viva a cultura sueca no noroeste do estado. “Felizmente os poderes municipais, tanto de cidades como Guarani, quanto de Porto Lucena, estão cientes da importância da colonização sueca na região noroeste do estado e preservam essa cultura e história em seus museus”.

Eduardo também comenta que o governo sueco preza pela identidade cultural à cima da burocracia, trazendo o exemplo do prêmio “Sueco do Ano”, que por dois anos consecutivos foi concedido à indivíduos que não eram necessariamente cidadãos suecos, mas que promoviam os valores e a cultura do país. Por fim, Peter complementa: “Eu quero acreditar que ser sueco é mais uma questão de estilo de vida e de valores do que necessariamente de possuir um passaporte ou um documento. Por que, o amor que nós enxergamos no trabalho do Centro Cultural Sueco de Ijuí e nos descendentes suecos de todo o Rio Grande do Sul é admirável. Muitas vezes nem os próprios suecos ou aqueles que possuem um passaporte desenvolvem um trabalho tão bonito, então temos que dar toda nossa admiração e todo nosso apoio”.

A programação da sala 6 continua neste sábado, com o debate promovido pela Etnia Italiana sobre a importância da preservação material e imaterial. Participarão do debate a Professora da Universidade da Fronteira Sul Cláudia Ilgenfritz Toso, o Professor da Unijuí e integrante do Centro Cultural Italiano Jaeme Luiz Callai e os professores da Universidade de Bologna, Beatrice Borghi e Rolando Dondarini.

Apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV – Organização Internacional de Folclore;
PARCEIRO: CIOFF – International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore;
Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural;
Financiamento da PRÓ-CULTURA RS – GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL;
Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.
Patrocínio:COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO – CORSAN GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NOVAS FAÇANHAS.

Por Giovani Pasquali, acadêmico do curso de jornalismo da Unijuí.

 

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Policial aponta arma para outro PM durante discussão na rua

Reporter Global

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Após agentes brigarem na Santa Ifigênia, região central de São Paulo, PM diz que ambos foram retirados imediatamente de serviço

 

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram confronto entre dois policiais militares após uma discussão na tarde desta sexta-feira, 4. A confusão aconteceu na esquina da rua Santa Ifigênia com a rua dos Timbiras, no centro de São Paulo. As imagens registram o momento que um agente aponta a arma para o rosto do outro colega de corporação enquanto os dois se desentendiam. Em dado momento, o PM que é confrontado empurra o braço do outro militar, afastando a arma. Os pedestres, que gravavam o confronto, gritavam frases como: “Mata ele”, “Pegue ele”, “Atira na perna dele”. Em outra gravação, populares pedem para os policiais tomarem cuidado com as pessoas que estão na rua. Segundo nota da Polícia Militar, os agentes já foram identificados e imediatamente retirados de serviço. “O Comando do Policiamento local está adotando as providências cabíveis em relação aos fatos”, diz a instituição.

 

 

Jovem Pan

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Geral

Conselho apresenta balanço de ações de desburocratização ao longo de 2020

Reporter Global

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Metade dos integrantes representa o poder público e outra metade, a iniciativa privada - Foto: Laiz Flores / Ascom SPGG

 

A última reunião mensal do ano do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede) do Rio Grande do Sul foi realizada na manhã desta sexta-feira (4/12).

 

 

O encontro, transmitido ao vivo nas redes sociais, apresentou o balanço das ações de desburocratização promovidas no Estado em 2020 e apontou quais serão os objetivos para o próximo ano.

O Cede é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com o Sebrae-RS. É um conselho paritário, com 14 membros, metade representando o poder público e outra metade a iniciativa privada. O secretário da SPGG, Claudio Gastal, ressaltou a união em prol de entregas para simplificar a vida dos cidadãos e empreendedores. “A partir de ações como essas, vamos alcançar resultados mais efetivos para todos, esse deve ser o nosso objetivo enquanto Estado”, afirmou.

As ações de desburocratização do Conselho fazem parte do escopo do projeto DescomplicaRS, que tem como objetivo facilitar a vida de quem pretende empreender, gerar emprego e desenvolvimento, além de apresentar serviços mais ágeis à população, promovendo ações que buscam minimizar a burocracia da máquina pública.

Entre as entregas deste ano, está o marco regulatório da modernização da prestação dos serviços públicos. Um decreto que simplifica o atendimento a cidadãos e empreendedores, exigindo a apresentação de menos documentos na administração direta e indireta do Poder Executivo. Com isso, muda a presunção de boa-fé que, agora, está com o cidadão.

Outra medida legal de simplificação foi a revogação de normas ultrapassadas. O chamado revogaço, ação conjunta da SPGG e Casa Civil, analisou, desde o início da gestão, 21.332 normas e eliminou 19.930 por excesso de burocracia (18.430 exauridas pelo tempo e o restante por outras razões).

A digitalização, a segurança e a agilidade foram os enfoques da criação do sistema on-line para licenciamento dos Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCIs). O novo serviço tornou totalmente eletrônica a tramitação, permitindo o protocolo dos processos 24 horas por dia, a qualquer dia da semana, e a partir de qualquer lugar por meio da internet. O acesso ao sistema é feito pelo site www.solcbm.rs.gov.br.

A facilidade para abrir uma empresa também é tema do Cede. A meta é ampliar as adesões de municípios gaúchos à Rede Simples, programa do Sebrae. Até o momento, 395 cidades fazem parte da rede criada, com intuito de desburocratizar o processo de registro e licenciamento de negócios. Quase todas, 96%, pequenas e médias empresas gaúchas já são beneficiadas. A meta é contar com os 497 municípios até 2022. Na RedeSimples, os órgãos estaduais que emitem permissões para a abertura de um negócio estão integrados (Junta Comercial, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda), acelerando o processo.

 

Ações para 2021

Para o próximo ano, o Cede pretende direcionar seus esforços para, entre outras ações, implementação da Lei de Liberdade Econômica, integração dos órgãos estaduais de licenciamento, digitalização do serviços, perfil único dos cidadãos, ID digital e Conselho de Usuário (avaliação do serviços). Os encontros devem recomeçar em fevereiro de 2021. Além de Gastal, participaram da reunião os secretários de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.

 

 

Estado.rs.gov.br

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Carrefour vai implantar internalização de serviços de segurança

Reporter Cidades

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O Carrefour anunciou que, a partir do próximo dia 14, vai iniciar a internalização dos serviços de segurança em sua rede de supermercados. A medida é uma resposta ao assassinato de um homem negro no estacionamento de um dos supermercados na rede, no último dia 19, em Porto Alegre.

De acordo com nota divulgada à imprensa, o processo de internalização começará por quatro hipermercados da rede no Rio Grande do Sul, em um projeto piloto, incluindo a loja Passo D’Areia, onde o episódio ocorreu, em Porto Alegre. A empresa diz que a iniciativa é “o ponto inicial para transformação do seu modelo de segurança e faz parte dos compromissos anunciados pela rede”.

A companhia afirma que o processo de internalização da segurança terá como foco a implementação de práticas antirracistas e de uma cultura de respeito aos direitos humanos. A data de admissão de novos colaboradores está prevista para o dia 14 de dezembro em todas as lojas Carrefour da região.

Por Luísa Laval – Estadão

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