Recessão Gengival: O que é e como tratar?

Apoiadores:

 

A Recessão Gengival é um processo no qual as raízes dos dentes ficam expostas, pois a gengiva se distancia da coroa dental. A recessão pode estar localizada em um dente ou presente em vários, dependendo de cada indivíduo e de causa do problema.

Indivíduos que apresentam recessão gengival sofrem de sensibilidade dentária e prejuízo estético. Em alguns casos, a recessão é tão grande que pode interferir no suporte do dente.

Isso pode ocorrer devido à escovação traumática no local, inflamações causadas por doença periodontal, má oclusão, hábito de fumar, movimentação ortodôntica fora dos limites, próteses que machucam o local, entre outras causas.  As recessões gengivais podem estar associadas a lesões cervicais não cariosas, ou seja, defeitos causados nos dentes por abrasão ou abfração.

A recessão progride quando o fator que causou o problema continua agindo. Além disso, a distância entre o dente e a gengiva também aumenta com o passar do tempo.

E como resolver esse problema?

Primeiramente, é preciso identificar qual a causa das recessões e eliminá-la.

Através do procedimento de Recobrimento Radicular, é possível recobrir essas raízes, entretanto, nem sempre se conseguirá recobrir como era originalmente, devido às perdas extensas de gengiva.

Em recessões pequenas e localizadas em um dente, esse procedimento pode ser feito descolando a gengiva e tracionando-a para o local em que deveria estar. Já em casos mais graves, é preciso realizar um enxerto de tecido conjuntivo, normalmente retirado do céu da boca do paciente, e posicionado no local em que a gengiva está retraída.

Você possui essas características e gostaria de realizar um recobrimento radicular para devolver função e estética aos seus dentes? Faça uma avaliação para saber qual tratamento é o mais indicado para o seu caso!

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui