Receita Federal e Anatel apreendem mais de 243,7 mil aparelhos irregulares – Portal Plural
Connect with us

Geral

Receita Federal e Anatel apreendem mais de 243,7 mil aparelhos irregulares

Publicado

em

ANATEL


Alto volume de apreensões é resultado do investimento em esforços dos dois órgãos de fiscalização

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o período de julho a setembro de 2020 foi o suficiente para que fossem apreendidos 243,7 mil equipamentos irregulares de telecomunicações no Brasil. Entre os dispositivos estão baterias, carregadores, TV boxes, smartwatches e conversores digitais com Wi-Fi.

Para os especialistas da Anatel, o grande número de apreensões é resultado de fiscalizações conjuntas com a Receita Federal como parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria. “O investimento na sinergia entre os órgãos de fiscalização, o que inclui a capacitação sobre as normas setoriais, tem propiciado um crescimento acelerado dos números observados. Somente nos três últimos meses, o número de produtos irregulares identificados nas aduanas já superou o número alcançado em todo o ano de 2019. Além da Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal também têm nos procurado com frequência para avaliarmos cargas desse tipo de produto”, disse Igor Moreira, superintendente de Fiscalização da Anatel.

A Anatel tem capacitado agentes aduaneiros e auxiliado na avaliação de cargas nos centros de triagem e importação, a fim de frear ainda mais importação irregular de produtos. Para serem comercializados no Brasil, os equipamentos de telecomunicações precisam estar de acordo com a regulamentação da Anatel, a qual exige padrões de segurança e qualidade.

Reprodução

Produtos não homologados pela Anatel geralmente são fabricados com materiais de baixa qualidade. Imagem: Diego Grandi

“A aquisição de equipamentos, pelos consumidores, de produtos que não foram certificados pela Anatel representa um grande risco de acidentes, como os já relatados pela imprensa recentemente. É importante a população observar que o objetivo do processo de certificação é estabelecer um grau mínimo de qualidade e adequação dos produtos, e que equipamentos que possam ter certificação estrangeira não necessariamente atendem requisitos adotados pelo país. Requisitos estes discutidos com indústria, fabricantes, fornecedores, prestadoras e sociedade, de forma que adotamos um modelo transparente e que não onera preços. Buscamos ao máximo a padronização e uniformização com outros países, respeitando ao máximo o mercado, produção e competição, além de preservar a indústria e o desenvolvimento nacional”, explicou Vinicius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação.

Dispositivos como smartphones e seus acessórios só são certificados após a comprovação de cumprimento de uma série de requisitos relacionados à saúde e à segurança dos usuários, bem como à compatibilidade com a rede de telecomunicações do Brasil.

No caso de equipamentos de rede, como roteadores e cabos ópticos, é avaliada a característica construtiva para assegurar a qualidade das redes de telecomunicações. Portanto, produtos comercializados sem a homologação da Anatel são, no geral, fabricados com materiais de baixa qualidade, o que pode afetar a velocidade do tráfego dos serviços contratados pelos usuários.

 

Via: Governo Federal

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apae de Três de Maio comemora mais uma edição do Dia de Doar

Publicado

em



A terça-feira, 30 de novembro, foi marcada pela solidariedade e generosidade em Três de Maio. Isto porque os três-maienses e os moradores de municípios vizinhos que por aqui passam mostraram, mais uma vez, que se sensibilizam e colaboram com a causa apaeana.
Assim como em Três de Maio, neste dia foi realizado, em todo o mundo, o Dia de Doar. Aqui, a campanha é liderada pela Apae de Três de Maio, que pelo oitavo ano seguido participa deste movimento que promove um mundo mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas.
Durante a terça-feira ensolarada, a equipe apaeana esteve nas ruas centrais e nas rótulas da cidade arrecadando as doações. Também havia urnas de arrecadação espalhadas pelo comércio local e as doações puderam ser feitas pelo Pix. Diversas empresas se engajaram na campanha, doando e realizando eventos para angariar recursos.
Os doadores foram agraciados com mimos personalizados da Apae e também com mudas de suculentas, gentilmente doadas pela Floricultura Japonesa, de Três de Maio.
Os recursos arrecadados na campanha – que ainda estão sendo contabilizados, visto que alguns eventos ainda serão realizados e algumas urnas seguem nas empresas – serão investidos na manutenção dos serviços prestados pela Apae de Três de Maio.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Nova Candelária, 25 anos de gestão político administrativa

Publicado

em



Neste ano de 2021, Nova Candelária comemora 25 anos de Gestão Político-Administrativa. Em razão da pandemia de COVID-19, novamente não realizaremos nossa tradicional Schweinfest. Porém, preparamos uma programação muito especial.
* Dia 04 de dezembro: 9º Encontro dos Trilheiros – Primeira Meia Trilha – Schwein na Lama. Saída na Sede do Piquete Marca da Ferradura às 13:45.

*Dia 14 dezembro: Encontro Municipal dos Idosos. Início às 14:00, nos Pavilhões da Schweinfest, com animação do Musical Ipanema.

*Dia 16 de dezembro: Palestra aos Servidores Municipais, “Faça diferente, faça a diferença” – Motivação, ética profissional e relacionamento interpessoal”, com Maurício Anchieta.

*Dia 18 de dezembro, finais do Campeonato Interiorano de Futebol 7.

*Dia 21 de dezembro – Natal Encantado 2021. Início às 20:00, em frente à prefeitura Municipal, com apresentações do Grupo Caminho Suave, Coral dos Idosos e Banda Marcial; Entrega de Presentes pelo Papai-Noel e, para finalizar, show com a banda Industria Musical.

*Dia 22 de dezembro: Inauguração de Pavimentações Asfálticas, início às 17:30, com ato de inauguração a ser realizado na Rua Nossa Senhora dos Navegantes esquina com rua Henrique Aloísio Arnhold.

Dia 27 de Dezembro – Sorteio do Promocional da Associação comercial e industrial de nova candelária, a ACINC, na sede da associação dos servidores Municipais, com início às 19:30.

Dia 28 de dezembro: Aniversário do Município de Nova Candelária, com início às 17:00, nos Pavilhões da Schweinfest. As festividades iniciam com mateada das 17:00 às 19:00, às 19:30 apresentação da Orquestra da Pedra e às 21:00, show com a Banda Knecus.

A Administração Municipal agradece a todas as pessoas que estão empenhadas na organização das festividades e na organização da cidade. Agradecemos também a todos os nossos patrocinadores. Na categoria Diamante: Gráfica Rex Embalagens, Comercial Ivagaci, Grupo Jaeli, Sicredi e Cresol, na Categoria Ouro, Alibem, Na categoria Prata, ACINC e Desmanche de tratores Malmann e na categoria Bronze, Chá Prenda.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Brasil tem maior números de escravizados em quase 10 anos

Publicado

em



Índice de trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão já passa de 2.100 em 2021 (mais…)

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×