Geral
“Queremos que o RS já seja visto como estado reconstruído”, diz secretário de Turismo
Com a proximidade da reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, prevista para voos nacionais em 21 de outubro e internacionais em 16 de dezembro, os governos federal e estadual esperam que o turismo desempenhe um papel central na recuperação econômica do Rio Grande do Sul, após as graves enchentes de maio.
O estado foi escolhido como destaque brasileiro na Feira Internacional de Turismo, que se encerrou nesta terça-feira (1º), em Buenos Aires, com o Brasil como país convidado. “Logo após a tragédia no estado, decidimos homenagear o Rio Grande do Sul, colocando-o como nossa principal vitrine”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O ministro participou do evento na capital argentina junto com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini.
Com a reabertura do aeroporto e o retorno do fluxo de turistas para a Serra Gaúcha, um dos principais destinos do estado, o ministro espera que o turismo seja “a locomotiva” da recuperação econômica do Rio Grande do Sul.
“Queremos que o estado seja visto como já reconstruído, conectado e com toda a infraestrutura turística pronta para receber os visitantes”, afirmou o secretário Ronaldo Santini.
Segundo Santini, a promoção internacional do estado leva em conta o tempo necessário para planejar uma viagem e a confiança que os turistas precisam ter para escolher o destino. Ele garantiu que a maioria das cidades já está acessível, com estradas alternativas e reparos feitos nas vias.
Ao falar sobre a infraestrutura, Santini destacou que Gramado, Canela, a região das Hortênsias e o litoral já estão “prontos e sem problemas de conectividade”. No Vale do Taquari, uma das áreas mais afetadas, ainda há pontes a serem reconstruídas, mas rotas alternativas já estão funcionando.
Ele também mencionou que Bento Gonçalves e Veranópolis, na Serra Gaúcha, estão em processo de recuperação, com vias temporárias permitindo o tráfego. Embora reconheça que ainda há desafios na conectividade dessas cidades, ele acredita que o cenário está em melhora contínua.
Santini acredita que a reabertura dos voos será um “divisor de águas” para a economia do estado, especialmente em destinos turísticos como Gramado e Canela, que atraem muitos visitantes de fora. “Essa reabertura vai mudar o perfil dos turistas, aumentar o valor gasto por eles e ajudar a reaquecer a economia local”, comentou.
No entanto, a reabertura do Salgado Filho ocorrerá de forma gradual, sem atingir de imediato a capacidade anterior às enchentes. “A operação será ampliada aos poucos, sempre priorizando a segurança, que é fundamental em questões aéreas e aeroportuárias. Será um período de adaptação, mas a capacidade total será retomada”, concluiu.
Fonte: Jornal o Sul
Destaque
Tape Porã terá ciclovia interna
Um dos locais mais frequentados pelas famílias santa-rosenses, o Tape Porã, vai contar com uma ciclovia interna. A ordem de início para a execução da obra dentro do parque linear foi assinada pelo prefeito Anderson Mantei. Mais de R$ 570 mil serão investidos no local.
O projeto prevê a construção de uma pista de concreto que vai do quartel até o pórtico da Oktoberfest.
Além da ciclovia, o Tape Porã tem recebido outras melhorias. Neste ano, foi concluída a etapa III de ampliação do local, que vai da Vila Beatriz até a Vila Oliveira. A obra de 460 metros contemplou uma área total de 10.889,03 m². Mais de R$ 1,4 milhão de recursos próprios foram investidos no projeto.
[mailpoet_form id="1"]Ciência
Entidades afirmam que transplantes são seguros e salvam vidas
O Sistema Nacional de Transplantes é considerado o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, garantido a toda a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que financia cerca de 88% dos transplantes no país, segundo dados do Ministério da Saúde.
O transplante de órgãos pode salvar vidas, especialmente quando se trata de órgãos vitais como o coração, e também pode devolver a qualidade de vida quando o órgão transplantado não é vital, como os rins. Com o transplante, é possível prolongar a expectativa de vida, restabelecendo a saúde e permitindo a retomada das atividades normais.
Segurança
O caso do Rio de Janeiro é inédito. Assim que foi noticiado, entidades médicas e de saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) e o Ministério da Saúde prontamente defenderam o Sistema Nacional de Transplantes.
Entre as entidades estão a Sociedade Brasileira de Córnea (SBC) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). “É um sistema que funciona há décadas e tem possibilitado a recuperação da visão de milhares de pessoas no país. Nosso sistema de transplante de córnea é reconhecidamente um dos melhores do mundo”, diz o presidente da SBC, José Álvaro.
Segundo Álvaro, um dos pacientes recebeu o transplante de córnea de um dos doadores infectados por HIV. Como a córnea não é um órgão vascularizado, ele não foi infectado.
Para ele, o caso do Rio de Janeiro é “seríssimo” e está sendo devidamente investigado, mas não deve comprometer a confiança em um sistema que “salvou a vida de milhões de pessoas e devolveu a visão a milhares”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em todo o país, 44.777 pessoas esperam por um transplante de órgão. A maioria, 41.395, estão na fila por um rim. O fígado aparece em segundo lugar, com uma fila de 2.320 pessoas, seguido pelo coração, com 431. São Paulo é o estado com o maior número de pessoas aguardando um transplante, com 21.564. O Rio de Janeiro está em quinto lugar, com 2.167 pessoas na lista de espera.
Fonte: Agência Brasil
[mailpoet_form id="1"]Esportes
Brasil e Peru se enfrentam nesta terça-feira (15), em Brasília
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM