Quem são os candidatos a governador do RS - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Quem são os candidatos a governador do RS

Publicado

em


Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A corrida para o Palácio Piratini continua a se desenhar no Estado, e cinco candidatos a governador do RS já foram apresentados oficialmente por suas legendas, mas nem todos têm chapas formadas por completo. Os demais pré-candidatos ainda participam de convenções partidárias e encontros de campanha, em vista das eleições 2022.

Passadas as convenções, partidos e federações têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas dos escolhidos. O primeiro turno ocorre em 2 de outubro, e o segundo, se necessário, em 30 de outubro.

A partir de 16 de agosto, os candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação estão liberados até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.

Conheça os candidatos ao governo do RS em 2022

Os nomes já confirmados para o pleito estadual são Beto Albuquerque (PSB)Onyx Lorenzoni (PL)Pedro Ruas (PSOL)Ricardo Jobim (Novo) e Roberto Argenta (PSC).

Esta matéria será atualizada conforme novas convenções forem realizadas e mais nomes forem oficializados à disputa estadual.

CIC-BG / Divulgação
Roberto Argenta, candidato a governador do RS pelo PSCCIC-BG / Divulgação

Roberto Argenta (PSC)

Aos 69 anos, o empresário calçadista Roberto Argenta já foi vereador e prefeito de Igrejinha, no Vale do Sinos, e deputado federal na legislatura 1999-2003, então pelo PFL (mais tarde DEM e atual União Brasil). Entre 2004 e 2006, presidiu a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). No ano passado, tentou viabilizar a candidatura pelo MDB, mas acabou migrando para o PSC. Em convenção realizada no Teatro Dante Barone, lotado por militantes e dirigentes partidários, na última quarta-feira (20), Argenta foi o primeiro postulante ao Piratini a ter a sua candidatura homologada. As vagas de vice e de candidato a senador seguem em aberto.

 

 

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Onyx Lorenzoni, candidato a governador do RS pelo PLMarcello Casal Jr / Agência Brasil

Onyx Lorenzoni (PL)

Aos 67 anos, Onyx Lorenzoni está no quinto mandato como deputado federal. Ele é médico veterinário e foi duas vezes deputado estadual.  Nascido em Porto Alegre, Onyx concorreu duas vezes à prefeitura da Capital, ficando em terceiro lugar em 2004 e em quinto em 2008. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, foi coordenador da elaboração do plano de governo e, após a vitória em 2018, foi designado para coordenar a transição governamental. No governo federal, foi ministro em quatro pastas diferentes. Na última sexta-feira (22), o Partido Liberal (PL) do Rio Grande do Sul confirmou a candidatura de Onyx Lorenzoni ao governo do Estado. O nome do concorrente a vice na chapa não foi anunciado.

 

Ivo Gonçalves / Partido Novo / Divulgação
Ricardo Jobim, candidato a governador do RS pelo NovoIvo Gonçalves / Partido Novo / Divulgação

Ricardo Jobim (Novo)

Natural de Santa Maria, Ricardo Jobim tem 46 anos, é casado e pai de três filhos. É advogado e empresário no ramo da comunicação, além de professor universitário nas áreas de negociação, direito médico e sucessório. Foi conselheiro da OAB-RS e presidente da OAB Santa Maria. Em 2018, atuou como voluntário junto à candidatura do deputado estadual Giuseppe Riesgo e efetivou sua filiação ao Novo em 2020. Em evento realizado no último sábado (23), no hotel Quality, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o partido apresentou chapa pura ao Palácio Piratini. Além de Ricardo Jobim, o Novo traz como candidato a vice o também advogado Rafael Dresch.

 

 

Pietro Meinhart / Agência RBS
Beto Albuquerque, candidato a governador do RS pelo PSBPietro Meinhart / Agência RBS

Beto Albuquerque (PSB)

Natural de Passo Fundo, Beto Albuquerque tem 59 anos. Em 1990, concorreu a deputado estadual pelo PSB, partido em que permanece até hoje, e foi eleito como o terceiro deputado mais votado pela Frente Popular. Em 1994, foi reeleito. Em 1998, foi eleito deputado federal. Em seguida, assumiu como secretário estadual dos Transportes. Em 2002, foi reeleito para mais um mandato na Câmara. Em 2014, foi escolhido pelo PSB para, ao lado de Marina Silva, levar adiante o projeto da chapa presidencial, inicialmente liderado por Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo. No último sábado (23), o PSB confirmou a candidatura de Beto Albuquerque ao governo do RS em convenção realizada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Em isolamento devido à covid-19, Beto participou remotamente e foi o último a discursar, com reprodução em vídeo. As posições de candidato a vice-governador e ao Senado na chapa liderada por Beto foram deixadas em aberto.

 

Lauro Alves / Agencia RBS
Pedro Ruas, candidato a governador do RS pelo PSOLLauro Alves / Agencia RBS

Pedro Ruas (PSOL)

Natural de Porto Alegre, Pedro Ruas tem 66 anos e atua há mais de quatro décadas como advogado trabalhista. Ele já foi conselheiro estadual e federal da OAB. Ingressou na política no antigo MDB e ajudou Leonel Brizola a fundar o PTB e, posteriormente, o PDT. Após o falecimento de Brizola, em 2004, deixou o PDT e ajudou a fundar o PSOL, filiando-se em 2005. Em 2014, Ruas tornou-se o primeiro candidato do PSOL a ser eleito para a Assembleia Legislativa. Em 2020, elegeu-se para o sexto mandato na Câmara Municipal de Porto Alegre. Neste domingo (24), o PSOL confirmou o nome de Pedro Ruas como candidato ao Piratini. O evento ainda confirmou Neiva Lazzarotto como a vice da chapa e Roberto Robaina como postulante ao Senado. Os três são filiados ao PSOL, mas a aliança abarca ainda a Rede e a Unidade Popular (UP).

 

Ainda sem confirmação

Algumas campanhas ainda fazem negociações para formação de chapa e de coligações, assim como postulantes ao Senado.

Rafael Stedile / Gab. Dep. Edegar Pretto / Divulgação
Edegar Pretto (PT), pré-candidato a governador do RSRafael Stedile / Gab. Dep. Edegar Pretto / Divulgação

Edegar Pretto (PT)

Nascido em Miraguaí, no noroeste gaúcho, Edegar Pretto tem 50 anos, é formado em Gestão Pública e pai de três filhos. Filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, Edegar está em seu terceiro mandato como deputado estadual, sendo o mais votado do PT nas três eleições das quais participou. Em 2017, foi presidente da Assembleia Legislativa. Na última eleição, fez votos em 473 municípios, e acumula a marca de mais votado da história do PT no Legislativo estadual. Ao que tudo indica, o PT irá confirmar a candidatura de Edegar Pretto no dia 31, em local ainda indefinido. Por enquanto, o partido ainda não indicou nome para compor a chapa com Pretto.

 

Maurício Tonetto / Divulgação
Eduardo Leite (PSDB), pré-candidato a governador do RSMaurício Tonetto / Divulgação

Eduardo Leite (PSDB)

Natural de Pelotas, no sul do RS, Eduardo Leite é formado em Direito e tem 37 anos. Filiado ao PSDB, foi governador do Estado entre 2019 e março de 2022, quando renunciou ao cargo. Um dos mais jovens governadores da história do Estado, foi o primeiro político em cargo no Executivo a se declarar homossexual. Anteriormente, de 2013 a 2017, foi prefeito de Pelotas, cidade onde havia sido eleito vereador em 2008. Em 2021, disputou prévias do PSDB para concorrer à Presidência, mas foi derrotado pelo então governador paulista, João Doria. Agora, Leite volta os olhos ao Piratini, e, ao que tudo indica, o PSDB irá confirmar o seu nome como candidato a governador em convenção no próximo dia 31 de julho, no Teatro da Amrigs, às 9h

 

.

Joel Vargas / Divulgação
Gabriel Souza (MDB), pré-candidato a governador do RSJoel Vargas / Divulgação

Gabriel Souza (MDB)

Aos 38 anos, Gabriel Souza é mestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário. Natural de Tramandaí, no Litoral Norte, está no segundo mandato na Assembleia Legislativa, sendo o deputado estadual mais votado do MDB. Foi presidente do Legislativo estadual em 2021. Entre junho de 2016 e dezembro de 2018, foi o líder do governo de José Ivo Sartori, um dos mais jovens até hoje a assumir a função. Ainda em negociações com o PSDB, de Eduardo Leite, para uma possível chapa MDB e PSDB, Gabriel pode ser anunciado como candidato à governador na convenção estadual do partido marcada para o dia 31 de julho, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa às 8h30min.

 

Isac Nóbrega / Presidênca da República / Divulgação
Luis Carlos Heinze (PP), pré-candidato à governador do RSIsac Nóbrega / Presidênca da República / Divulgação

Luis Carlos Heinze (PP)

O senador Luis Carlos Heinze tem 71 anos e nasceu em Candelária, no Vale do Rio Pardo. Em 2018, foi eleito senador pelo PP. Engenheiro agrônomo por formação, entrou para a vida pública em 1989 e entre 1993 e 1996 foi prefeito de São Borja. Em 1998, foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal, sendo reeleito em 2002. Em 2014, concorrendo ao quinto mandato consecutivo, foi o deputado federal mais votado entre os gaúchos. Em 2021, atuou na CPI da Covid-19 defendendo o tratamento precoce contra o coronavírus. Apesar de ainda não ter oficializado a candidatura, o PP indicou, além de Heinze para o governo do Estado, Tanise Sabino (PTB) como vice e Comandante Nádia (PP) como postulante ao Senado. A convenção partidária que deve homologar o nome de Heinze está marcada para 30 de julho, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, às 9h.

 

 

Divulgação / PSTU
Rejane de Oliveira (PSTU), pré-candidata a governadora do RSDivulgação / PSTU

Rejane de Oliveira (PSTU)

Única mulher entre os pré-candidatos ao Piratini até o momento, Rejane é professora aposentada da rede estadual e foi presidente do Cpers-Sindicato por duas gestões. Foi durante sua gestão que o Cpers realizou protesto na frente da residência da então governadora Yeda Crusius (PSDB), em 2009. A mobilização era contra as então chamadas “escolas de lata”, salas de aula improvisadas dentro de contêineres. Ao que tudo indica, o PSTU irá indicar a candidatura de Rejane de Oliveira ao Piratini no próximo dia 30 de julho, no Auditório do Cpers, às 15h.

 

Bruno Todeschini / Agencia RBS
Vieira da Cunha (PDT), pré-candidato a governador do RSBruno Todeschini / Agencia RBS

 Vieira da Cunha (PDT)

Carlos Eduardo Vieira da Cunha é natural de Cachoeira do Sul, na Região Central, tem 62 anos, é pai de quatro filhos e atua como procurador do Ministério Público. Filiado desde 1981 ao PDT, em 1986 tomou posse como vereador pela sigla em Porto Alegre. Em 1994, elegeu-se deputado estadual para o primeiro de três mandatos. Foi presidente da Assembleia Legislativa em 2004. Em 2006, foi eleito deputado federal pela primeira vez, sendo reeleito em 2010. Em 2014, concorreu ao Piratini, mas não chegou ao segundo turno. No próximo dia 30 de julho, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a convenção do PDT deve apresentar o nome de Vieira da Cunha como candidato ao Piratini, a partir das 9h.

GZH
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Inclusão e literatura: Marli Schiefelbein Arruda lançou mais um livro com acessibilidade

Publicado

em

marli

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Aos 14 dias do mês de abril, na Biblioteca Pública, às 14h e 30 minutos, durante a 20ª Feira do Livro de Santa Rosa, RS a autora local Marli Schiefelbein Arruda lançou mais um livro com acessibilidade. É o resultado do projeto de mesmo nome: “O detetive Ocy e o mistério do boné”. Financiado pelo Fundo Municipal de cultura, Secretaria de Educação e Cultura e Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

O segundo objeto é um link e QR code de acesso a audiolivro, em parceria com o projeto Traças digitais, da Unijui, na coordenação de Anderson Amaral de Oliveira e Josei Fernandes que está disponível desde final de maio. As ações da contrapartida foram realizadas na APADEV, no Patronato Agrícola – Centro da Esperança e da Cidadania, na APADA (com palestra e atividade de incentivo a criação traduzida em libras pelas professoras; na ACISAP com doação para as Bibliotecas de Rua, doação para a Biblioteca Pública Olavo Bilac, para a EEE Básico Professor Joaquim José Felizardo – CIEP e para a Secretaria de Educação e Cultura de Santa Rosa entregar às escolas municipais e suas bibliotecas.

“Sou muito grata a todos que tornaram possível mais este projeto que cumpri com muita satisfação sendo agente de inclusão.. Que a comunidade, região…Faça bom proveito dele, fomentando o incluir, a acessibilidade, a leitura e todos os benefícios que ela traz”. Encerra Marli.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Inteligência Artificial, criação de nova disciplina para escolas municipais é proposta por Carlos Nasi

Publicado

em

portal plural inteligência artificial, criação de nova disciplina para escolas municipais é proposta por carlos nasi

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Na Sessão do dia 14/04/2025, o Vereador Carlos Alberto Marchioro Nasi (Progressistas) protocolou um Projeto de Lei para incorporar nova disciplina a grade curricular das escolas municipais de Santa Rosa, trata-se da disciplina Inteligência Artificial (I.A.).

Nasi salienta que o uso da Inteligência Artificial na formação de alunos os familiariza com tecnologias emergentes, preparando-os para um futuro no qual a habilidade de interagir com sistemas inteligentes será cada vez mais essencial.

O vereador lembra que o cenário educacional deve se manter em constante evolução. A Inteligência Artificial emerge como uma ferramenta poderosa para enriquecer a experiência de aprendizado, proporcionando benefícios significativos para alunos, educadores e instituições de ensino.

“Independentemente da profissão futura que os alunos irão escolher, a Inteligência Artificial será útil, porque estará presente em todos os setores, sendo assim essa uma experiência que irá ajudar os alunos a enxergar novas possibilidades profissionais” completa o vereador.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Ação solidária com galetos neste sábado busca ajudar santa-rosense em tratamento pós-cirúrgico

Publicado

em

portal plural ação solidária com galetos neste sábado busca ajudar santa rosense em tratamento pós cirúrgico

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

No dia 14 de março, Fernando Schmidt passou por uma cirurgia de grande porte. O que todos esperavam ser um processo de recuperação difícil, mas administrável, acabou se tornando um verdadeiro desafio. “Nós sabíamos que a cicatrização não seria fácil, mas não imaginávamos que chegaria a esse ponto”, conta Fernando.

No início, os curativos eram simples — apenas gases e esparadrapo. No entanto, a intensa secreção fez com que o tratamento básico não fosse suficiente. Isso resultou em uma infecção, abertura dos pontos e, em pouco tempo, Fernando estava com um corte de mais de 30 centímetros aberto na perna.

Foi então que surgiu uma nova esperança: o Tratamento por Pressão Negativa (TPN), também conhecido como curativo a vácuo. “Nos primeiros sete dias, o curativo drenava cerca de 800ml de secreção por dia. Desde então, sigo com esse tratamento, que tem ajudado muito, mesmo que de forma bem gradativa”, explica.

Esse tipo de tratamento é relativamente novo na medicina e ainda não é coberto pelo SUS, o que significa que todos os custos precisam ser pagos de forma particular. Para seguir com a recuperação, Fernando e seus amigos o estão organizando uma ação solidária.

Ação com venda de galetos será neste sábado na Vigor

Neste sábado, será realizada uma venda de galetos na Vigor com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento. Os cartões estão à venda no Papa Burguer, na própria Vigor, ou diretamente com Fernando, pelo WhatsApp (55 9 9222-8665) e Instagram (@schmidt_com_schmidt).

“Tenho uma turma de amigos e familiares que estão me apoiando muito. Eles têm sido essenciais nas vendas e na organização. Algumas empresas da região também estão contribuindo para que tudo aconteça da melhor forma”, agradece Fernando. “Sou muito grato por todos!”, finaliza.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×