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Quatro montadoras chinesas são candidatas a comprar fábrica da Ford em Camaçari

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A fábrica de Camaçari (BA) da Ford, da Bahia, não deve ter o mesmo destino da antiga localizada em São Bernardo do Campo (SP). Segundo apurou o CNN Brasil Business com fontes de mercado, quatro marcas chinesas estariam interessadas em se instalar por lá.

 

 

Seriam elas: Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC. O Grupo Caoa, do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, estaria por trás para trazer alguma dessas marcas ao país.

Camaçari tem uma grande vantagem em comparação com a fábrica de São Bernardo do Campo: ela é mais nova e já está totalmente modelada para produzir carros de passeio. No caso da planta paulista, era focada na fabricação de caminhões, e também montava o Fiesta. O grosso da produção da Ford ficava, de fato, em Camaçari, com a fabricação de veículos como o EcoSport e o Ka, líder de vendas da montadora.

Procurada, a Ford afirmou que facilitará “alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis.”

O CNN Business entrou em contato com as empresas chinesas citadas, mas elas não retornaram até a publicação desta matéria. O Grupo Caoa afirmou que não vai comentar o assunto.

 

 

Outras montadoras chinesas no Brasil

A Caoa foi a responsável por trazer a Hyundai para o Brasil no início dos anos 2000. Em 2018, a parceria acabou e a Hyundai, que conquistou o quarto lugar entre as montadoras, passou a operar sozinha.

A saída encontrada pela Caoa foi comprar o controle da operação da chinesa Chery no Brasil. A companhia construiu uma fábrica em Jacareí (SP), que foi entregue em 2016, mas nunca decolou no Brasil.

Em 2019, a Caoa Chery vendeu 20.182 veículos no Brasil, ocupando a 12ª posição no mercado nacional. No ano passado, apesar da crise, ficou com um patamar parecido: 20.089. Porém, pulou para a 11ª colocação.

Outra chinesa que havia decidido apostar no Brasil no ano passado foi a JAC Motors, que queria, inclusive, construir uma fábrica no país. Não deu certo. Em 2019, o grupo SHC, de Sérgio Habib, responsável por trazer a montadora para o Brasil, pediu recuperação judicial.

 

 

FONTE: CNN

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Carros

MUNDO: Com três dias de uso, carro elétrico de R$ 650 mil pega fogo com o motorista dentro

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Três dias após ser entregue, um carro elétrico da Tesla, modelo S Plaid 2021, comprado por cerca de R$ 650 mil, pegou fogo com o dono dentro, na última terça-feira (29/6).

 

O motorista conseguiu escapar das chamas sem ferimentos graves.

Inicialmente, o motorista, que diz ser um “executivo”, não conseguiu escapar do carro em chamas porque o sistema eletrônico da porta falhou. Ele, então, teve que “usar a força para empurrá-lo”.

O dono do veículo, que mora em Haverford (Pensilvânia, EUA) e não foi identificado, percebeu que algo estava errado depois de ver a fumaça saindo de trás do carro, segundo depoimento dele.

De acordo com a agência Reuters, o veículo então avançou alguns metros antes de entrar em erupção como uma “bola de fogo” em uma área residencial perto da casa do motorista.

O advogado do motorista, Mark Geragos, disse à Reuters:

“Foi uma experiência angustiante e assustadora. Este é um modelo totalmente novo. Estamos fazendo uma investigação.”

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito (NHTSA, na sigla em ingles) disse que está “em contato com as agências relevantes e o fabricante para reunir informações sobre o incidente”.

Carro Tesla após pegar fogo

Carro Tesla após pegar fogo

FONTE: EXTRA

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Carros

STJ diz que antigo dono do veículo pode pagar multas, se não avisar venda

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Sem a comunicação ao Detran, ex-proprietário do carro torna-se responsável por eventuais infrações

 

O antigo proprietário é responsável solidário por eventuais infrações cometidas posteriormente à venda não comunicada do automóvel ao órgão de trânsito. É o que define a primeira turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Após análise do recurso do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), o STJ determinou que a vendedora do carro em questão não é responsável por infrações cometidas pelo novo proprietário. A ação foi solicitada pela antiga dona do automóvel que tem multas e pontos na carteira acumulados desde abril de 2009, após a venda do veículo.

Segundo o artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o vendedor deve fazer a comunicação de venda e comprovar a transferência de propriedade para o órgão de trânsito do estado. Assim, não vai ter responsabilidade por eventuais multas futuras.

Leia o artigo 134 do CTB na íntegra:

No caso de transferência de propriedade, expirado o prazo previsto no § 1º do art. 123 deste Código sem que o novo proprietário tenha tomado as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo, o antigo proprietário deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no prazo de 60 (sessenta) dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

Parágrafo único. O comprovante de transferência de propriedade de que trata o caput deste artigo poderá ser substituído por documento eletrônico com assinatura eletrônica válida, na forma regulamentada pelo Contran.

 

FONTE: SBT

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Carros

Três Ferraris milionárias se envolvem em acidente com perda total

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Batida aconteceu durante um evento de supercarros

 

Um encontro de supercarros costuma ser garantia de vídeos de acidentes para os espectadores postarem online. Não foi diferente em um evento na Filadélfia, Estados Unidos. E teve um bônus: dessa vez foram três Ferraris envolvidas em uma série de colisões em uma estrada.

A coisa toda foi filmada por um McLaren que seguia o comboio dos supercarros italianos. Uma bela 488 GTB disparou e viu que não conseguiria parar ao ver o tráfego apertar na sua frente. O que o motorista fez? Desvio pela direita, acertou uma Ferrari 488 Pista.

Ao bater na lateral dele, o carro deu uma guinada e conseguiu acertar uma 458 Italia que vinha pela esquerda. Quase que um pinball automotivo.

O vídeo do YouTube foi compartilhado por alguns veículos da imprensa americana e mostra que o resultado foi um prejuízo milionário. No Brasil, apenas a sucessora da 458 e 488 está à venda, a F8 Tributo, que custa R$ 3,8 milhões. É difícil fazer a conta, mas se tivesse ocorrido aqui, o acidente teria envolvido cerca de R$ 10 milhões.

 

FONTE: AUTOESPORTE

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