Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Qual a origem do MEME dos dançarinos de Funeral ? – Portal Plural
Connect with us

Uncategorized

Qual a origem do MEME dos dançarinos de Funeral ?

Reporter Cidades

Publicado

em



Recentemente, o meme dos dançarinos de funeral tomou conta da internet. No vídeo, um grupo exibe um talento inegável para dançando ao mesmo tempo em que carrega um caixão. De fato, é algo que só da para entender vendo o vídeo. Mas com toda essa repercussão, muitas pessoas estão se perguntando qual a origem do meme dos dançarinos de funeral.

Em 2017, a tradição de funerais em Gana ganhou visibilidade por conta de uma matéria feita pela BBC. Dessa forma, o mundo pode entender essa “nova tendência” nos funerais, criada pelo agente funerário Benjamin Aidoo. “Você quer que seja solene ou você quer um pouco mais de espetáculo?”, explicou o agente funerário. Assim, o funeral é acompanhado de uma música tradicional africana ou um jazz, de fanfarra, tocada ao vivo. No entanto, para o meme, o vídeo ganhou uma trilha musical mais eletrônica.

Quem são os “caras” do “meme do caixão”?

Antes da dança viralizar, Gana já tinha fama por seus caixões “festivos”, representando algumas coisa importante ou simbólica para a pessoa falecida. Entre os usos do caixão, podemos citar carros, celulares e garrafas da Coca-Cola. Contudo, o vídeo que dá origem ao meme, presente na reportagem da BBC, pode ser assistido aqui.

Depois disso, os dançarinos de funeral se tornaram “memes” quando um usuário do TikTok postou o vídeo com o remix da música Astronomia, de Tony Igy e Vicetone. Em alguns vídeos, a música original de Tony Igy também pode ser encontrada. Dessa forma, o meme consistia em algum realizando uma atividade perigosa e que não termina bem. Em seguida, os dançarinos de funeral entram para a “comemoração”. Para assistir ao vídeo original do TikTok, basta clicar aqui. Em apenas um mês, o vídeo recebeu mais de 4,5 milhões de visualizações e 471 mil curtidas.

Novas forma de dizer adeus àqueles que amamos

Podemos afirmar que a África possui tantas tradições funerárias quanto possui povos. Dessa forma, entre essas tradições, há os enterros festivos, celebrando a vida da pessoa, não a morte. Particularmente, esses eventos são notórios na África Ocidental, entre populações cristãs e tradicionais de Gana e Nigéria. Assim, a despedida vem na forma de um grande evento social. Um funeral nesses países, envolvendo música, dança, banquetes, bebida, pode ser mais caro que um casamento. Muitas vezes, esses são os eventos que reforçam as diferenças sociais entre ricos e pobres. Entretanto, no caso de povos muçulmanos da região, os funerais são bem mais discretos e não possuem esse tom de festividade.

Quando alguém morre, a celebração é marcada para um sábado, de forma que os convidados possam chegar e as preparações sejam feitas da forma correta. Enquanto isso, durante a semana, o corpo espera no necrotério. Contudo, funerais felizes geralmente se reservam a pessoas mais velhas, que tiveram uma vida plena e uma “boa morte”. Mortes trágicas e antes do tempo contam com eventos discretos, indicados por uma cruz no caixão. Além do uso de vermelho e preto para os convidados, as cores do luto doloroso. Por outro lado, funerais festivos usam preto e branco.

Às vezes, um funeral pode ser um pouco dos dois. Desse modo, enquanto os parentes próximos sofrem e vestem vermelho e preto, os outros convidados festejam. Assim, a tradição da festa na despedida foi levada da África Ocidental pelos escravos. E também pode ser vista nos funerais jazz de Nova Orleãs e as cerimônias do vodu haitiano.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uncategorized

Acne na idade adulta

Reporter Plural

Publicado

em

Ilustração Google

AFETA UM NÚMERO CADA VEZ MAIOR DE MULHERES

Cada vez mais mulheres estão sofrendo com acne adulta.
As causas mais comuns incluem:

• Alterações hormonais
• Estresse
• UV e poluição
• Histórico familiar
• Produtos de cuidado para pele e cabelos
• Efeitos colaterais de medicamentos e condições médicas não diagnosticadas

O que os lugares do rosto onde surgem e tipos de espinhas dizem sobre sua saúde | Tratamento de acne, Espinhas no rosto, Espinhas

Você fica longe do chocolate, nem pensa em dormir com maquiagem e evita qualquer fórmula que contenha uma gota de óleo. No entanto, cravos e espinhas insistentes não deixam sua pele em paz. A acne pode ser mais do que um problema passageiro da adolescência e acontecer também na idade adulta: por voltade de 40% dos adultos sofrem com o problema, principalmente, mulheres. E ela se dá de duas maneiras. A primeira é quando as espinhas persistem além da adolescência. A segunda é aquela que já tem início tardio, pode afetar mesmo quem nunca sofreu com a condição na juventude e começa entre os 21 a 25 anos, podendo se estender até os 50.

“Apesar de semelhante à acne da adolescência, a acne da mulher adulta é desencadeada por aspectos diferentes”, explica a dermatologista Ana Lúcia Coutinho. Mesmo que as alterações hormonais sejam o principal vilão no caso das mulheres, fatores como hereditariedade, estresse, exposição à luz ultravioleta, obesidade e níveis aumentados de colesterol e lipoproteínas de baixa densidade podem ser algumas das causas por trás da acne da mulher adulta. “Existem ainda evidências de que tipos mais resistentes da bactéria Propionibacterium acnes poderiam piorar ainda mais as lesões”, explica a dermatologista e assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Betina Stefanello. Mesmo que rara, a acne da mulher adulta pode ser também sintoma de outras condições ou doenças. “Ela pode indicar uma desordem endócrina subjacente como a síndrome do ovário policístico (SOP), a hiperplasia adrenal e a síndrome metabólica.”, esclarece Ana Lúcia. Por isso é importante investigar cada caso, com uma avaliação diagnóstica que envolva um time de especialistas.

Clinicamente, as espinhas na fase adulta não são as mesmas da época da adolescência e surgem gradualmente e de forma leve, ao passo que a acne adolescente se desenvolve rapidamente e se apresenta como doença grave. As lesões – que na maioria das vezes são “fechadas”, ou seja, a espinha branca em vez do cravo preto – se concentram mais frequentemente na zona U do rosto: queixo inferior, maxilar e pescoço. “Recentemente, porém, um estudo desafiou essa perspectiva mostrando que mulheres adultas apresentavam acne em múltiplas áreas do rosto”, diz Betina. É comum também que o caso extrapole o rosto e que espinhas apareçam também no colo e um pouco nas costas.

Limpeza, tonificação e hidratação diária são fundamentais para a prevenção da acne (Foto: Thinkstock)
Limpeza, tonificação e hidratação diária são fundamentais para a prevenção da acne (Foto: Thinkstock)

Cuidado diário
O caminho para a cura da acne da mulher adulta ainda é bem próximo do tratamento da acne vulgar. O básico é começar com aplicação de soluções tópicas, que podem variar dependendo de cada caso. A rotina de cuidados, no entanto, é imprescindível. A recomendação é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com sabonetes e produtos apropriados, lançar mão de adstringente, protetor solar e hidratantes indicados para pele oleosa e ainda produtos secativos pontuais para secar espinhas. Sem falar em maquiagem e outros cosméticos diários que devem ser de preferência oil free ou adequados para pele oleosa. Outras substâncias como ácido retinóico, peróxido de benzoíla e ácido azeláico podem compor o tratamento, dependendo da recomendação médica.

“Quando a resposta dos tratamentos tópicos não é satisfatória associamos novos medicamentos como os antiandrógenos, as pílulas contraceptivas  e os antibióticos de uso oral”, completa Ana Lúcia. “Já o tratamento com isotretinoína [Roacutan] é prescrito em casos de acne da mulher adulta mais grave ou para pacientes com acne menos grave mas que são refratárias aos tratamentos convencionais”, afirma Betina. Peeling e outras terapias abrasivas também podem fazer parte do tratamento, mas de maneira complementar à terapia convencional, com objetivo de melhorar o aspecto da pele oleosa e suavizar cicatrizes. “Podem ser feitos peelings químicos de diferentes profundidades, microagulhamanto ou injeções intralesionais de corticoides”, esclarece Ana Lúcia.

Dieta da pele
Pele bonita, como se sabe, também passa pelo prato. O mito que comer chocolate dá espinhas não é completamente falso já que o consumo excessivo de alimentos com muito açúcar ou gordura podem agravar o quadro de acne – mesmo que não exclusivamente o chocolate. “O uso de suplementos alimentares ricos em aminoácidos de cadeia ramificada (os derivados do soro de leite) também devem ser evitados”

 

O que comer para diminuir as espinhas

Os principais alimentos que devem ser incluídos na dieta para diminuir as espinhas são:

  • Grãos integrais: arroz integral, macarrão integral, farinha integral, quinoa, aveia;
  • Ômega-3: sardinha, atum, salmão, linhaça, chia;
  • Sementes: chia, linhaça, abóbora;
  • Carnes magras: peixes, frango, lagarto, patinho e lombo suíno;
  • Vitamina A: cenoura, mamão, espinafre, gema de ovo, manga;
  • Vitamina C e E: limão, laranja, brócolis, abacate.

 

Além de enriquecer a alimentação nesses alimentos é fundamental beber 2 a 2,5 litros de água por dia para que a pele esteja hidratada e preparada para a cicatrização.

 

Alimentos que causam espinhas

Os alimentos que causam espinhas são principalmente alimento ricos em açúcar e gordura, como chocolate, carnes gordurosas, frituras, embutidos, fast food, comida pronta congelada e excesso de pães, salgados, biscoitos, doces e leite e derivados.

Quando a alimentação é muito gordurosa e rica em carboidratos simples como farinhas, pães e biscoitos, as glândulas sebáceas produzem mais sebo e os poros tendem a ficar entupidos mais facilmente. Por isso, durante o tratamento da acne, além do uso dos produtos cosméticos específicos, também é importante beber água e melhorar a alimentação, o que auxilia na eliminação das toxinas presentes no organismo e melhora a saúde da pele.

Assim, além das mudanças na alimentação, praticar atividade física diariamente também ajuda no controle da acne, pois melhore o controle do açúcar no sangue, a produção hormonal do organismo e reduz a oleosidade na pele.

Os chás de bardana, aroeira e dente-de-leão são ótimos remédios naturais para espinhas pois promovem uma limpeza de dentro para fora.

 

Acne da mulher adulta

 

FONTE:  REVISTA MARIECLAIRE – TUA SAUDE – MINHA VIDA

 

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Fiscalização será reforçada nas rodovias durante feriado no Rio Grande do Sul

Reporter Plural

Publicado

em

Ilustração Google

O movimento nas rodovias gaúchas deve se intensificar com o feriado prolongado do Dia de Finados. Como o ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi transferido pela Prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado, por meio de decretos, de quarta para sexta-feira, muita gente vai aproveitar o feriado no Litoral Norte. Mesmo sem fazer projeções sobre circulação de veículos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) espera movimento acentuado a partir das 16h, até o início da madrugada, e no final da tarde de segunda-feira. Por isso, haverá reforço de policiamento nas principais vias do Rio Grande do Sul.

O inspetor Cássio Garcez afirma que a expectativa é de movimento em todas as rodovias do estado, principalmente nas BRs 386, 116, 290 e 101, em direção ao Litoral Norte. “A PRF vai trabalhar com efetivo reforçado nos principais trechos das rodovias federais onde há grande circulação e também onde há histórico de acidentes graves. O foco da fiscalização será presença ostensiva das viaturas e a ação naquelas condutas mais associadas a ocorrências graves, principalmente a embriaguez e ultrapassagem em local indevido”, observa.

Ele alerta que os motoristas devem redobrar atenção nas estradas. “Sempre que motorista perceber que está cansado, com dificuldade de manter os olhos abertos, sentir sonolência, deve fazer parada em local seguro”, ressalta.

Garcez reforça que quem puder evitar de pegar a estrada nos horários de pico, depois das 16h desta sexta-feira e de segunda-feira, tem chances de fazer uma viagem mais tranquila e sem enfrentar congestionamentos. “É muito melhor e mais seguro conduzir veículo durante o dia, com luz natural, do que durante a noite. Quem puder evitar as viagens à noite ou durante madrugada é prudente fazer isso. E evitar horário de pico”, frisa. Para quem vai se deslocar ao Interior, ele recomenda cautela, uma vez que a maioria das faixas é de pista simples. “Nessas rodovias há risco de colisão frontal, especialmente por ultrapassagens indevidas”, completa.

CRBM reforça efetivo 

Para dar conta da fiscalização das estradas estaduais, o Comando Rodoviário Brigada Militar (CRBM) dobrou o efetivo nas rodovias que levam ao litoral Norte e Sul. Com base no feriado anterior, de Nossa Senhora de Aparecida, quando o movimento nas praias gaúchas foi acentuado, o CRBM decidiu reforçar a fiscalização na RS-040, que liga Viamão às praias de Cidreira e Balneário Pinhal, na ERS 734, entre Rio Grande e Cassino, entre outras vias. Conforme o comandante do CRBM, coronel José Henrique Gomes Botelho, serão 37 policias e 16 viaturas no litoral Norte. No litoral Sul, serão mais 16 policiais e 5 viaturas. “É o dobro do que empregamos no feriado anterior”, frisa.

Botelho destaca que ao longo do feriado a fiscalização vai se concentrar também na RS 389, a Estrada do Mar, principalmente no retorno das praias. “Estamos usando pessoal administrativo para dar esse reforço. Contamos com a cooperação dos condutores para não abusar da velocidade, manter calma, evitar uso de celular, para que todos cheguem aos seus destinos com tranquilidade”, frisa.

Alterações 

Na segunda-feira, os motoristas que trafegarem pelo km 96 da Freeway, no sentido litoral-capital, deverão ficar atentos às alterações do trânsito no local. Com o avanço das obras da nova ponte do Guaíba, os atuais acessos ao vão móvel e avenida João Moreira Maciel serão fechados definitivamente, e o ingresso aos mesmos será feito por novo acesso, aproximadamente um quilômetro antes. Quem desejar seguir em direção a Eldorado do Sul ou à avenida Sertório, deverá permanecer mais à direita da rodovia e utilizar o novo acesso no km 95.

 

PRF

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Uncategorized

Confaz divulga nova tabela com preços de combustíveis

Reporter Global

Publicado

em

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

 

A partir de novembro, todos os estados brasileiros e o DF passarão a ter novos valores para comercialização de gasolina, diesel e etanol

 

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou, nesta segunda-feira, nova tabela de preços de referência dos combustíveis, que estabelece mudanças no preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) para os combustíveis em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A medida foi publicada na sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU) e terá validade a partir do dia 1º de novembro.

Em São Paulo, o preço de referência da gasolina comum, assim como a premium, ficará em torno de R$ 4,1599 por litro. Já o preço do diesel vai a R$ 3,3163, aproximadamente, a partir do mês que vem. No Rio de Janeiro, o preço de referência da gasolina comum passará a ser de R$ 4,7330 por litro, enquanto que a gasolina premium ficará em R$ 5,5199. O preço do diesel vai a R$ 3,3700.

Já no Rio Grande do Sul, o preço médio referência da gasolina comum por litro será de R$ 4,54 e da premium de R$ 7,07. De acordo com a tabela atualizada, o valor médio do diesel será de aproximadamente R$ 3,35 por litro.

O PMPF serve como parâmetro para a cobrança do ICMS retido pela Petrobras no ato da venda dos combustíveis aos postos de gasolina. Além da gasolina, a tabela do Confaz traz os preços de referência do diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene da aviação, etanol, gás natural veicular (GNV), gás natural industrial e óleo combustível.

 

 

Correio do Povo

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

O que você achou do site novo do Portal Plural?

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×