Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Quais são seus objetivos para 2020? A ONU sugere 17! – Portal Plural
Connect with us

Mundo

Quais são seus objetivos para 2020? A ONU sugere 17!

Pável Bauken

Publicado

em



“Água potável e Saneamento” é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas para garantir, até 2030, uma vida com dignidade para todas as pessoas do planeta. Segundo a organização, em todo o mundo, 1,8 bilhão de pessoas bebem água imprópria para consumo.

Aqui no país, de acordo com o Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso a água potável. A baiana Anna Luisa Beserra, de 21 anos, se tornou, em 2019, a primeira brasileira a vencer o prêmio Jovens Campeões da Terra, principal premiação ambiental da ONU para jovens entre 18 e 30 anos. Ela desenvolveu, com trabalho que começou aos 15 anos, ainda no colégio, uma tecnologia que purifica água não potável usando a luz solar, sem produtos químicos ou filtros descartáveis.

“Saúde e Bem-estar” é outro dos ODSs, e também pra ele existem soluções desenvolvidas aqui. Para dar um exemplo, pesquisadores da USP foram os responsáveis por imprimir em 3D um fígado que reproduz todas as funções do órgão humano. A inovação, que permite produzir tecido hepático em laboratório em apenas 90 dias, poderá viabilizar alternativas ao transplante de órgãos.

“Erradicação da Pobreza” e ‘Trabalho Decente e Crescimento Econômico” são outros dois ODSs, fundamentais e altamente relacionados entre si. Para atuar nesses desafios, uma iniciativa promovida pela organização G10 Favelas, em parceria com a plataforma eSolidar e o Canal Transformadores, começará a funcionar no Brasil em 2020. A partir de um aplicativo que utiliza a tecnologia blockchain, os moradores de favelas poderão acessar recursos de fundos já existentes e também financiamentos coletivos, distribuídos de forma segura e transparente com auxílio da tecnologia. Serão disponibilizados valores diários que poderão ser usados para compras do dia a dia (comida, gás, produtos de higiene etc.) e também recursos para o desenvolvimento de ideias e geração de negócios de impacto social nas próprias comunidades.

Desde ontem, um ano completamente novo está na nossa frente. Um dia a mais neste ano bissexto: 366 dias que podem ser vistos como oportunidades para construir um mundo melhor. Muitas tecnologias e inovações estão disponíveis, perto de nós, para o mundo que queremos. Vamos fazer a diferença em 2020?

Por Gabriela Ferreira, líder de Impacto Social no Tecnopuc e diretora técnica da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) – Gaúcha/ZH

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Pais de crianças separadas na fronteira EUA-México não são encontrados

Reporter Global

Publicado

em

Mike Blake/Reuters/Direitos Reservados

 

Pais de 545 crianças não foram encontrados até agora

 

Advogados e organizações sem fins lucrativos que buscam reunir famílias de imigrantes que foram separadas na fronteira dos Estados Unidos (EUA) com o México pelo governo do presidente Donald Trump, não conseguiram localizar os pais de 545 crianças até o momento.

Uma juíza federal norte-americana determinou que milhares de famílias que foram separadas na fronteira em 2017 e 2018 sejam reunidas, após um processo de 2018 movido pela organização American Civil Liberties Union (ACLU).

Um documento sobre o caso, apresentado esta semana no âmbito de uma ação judicial, informou que alguns pais deportados sem seus filhos ainda não puderam ser localizados.

“Árduas buscas no terreno” por pais deportados para seus países de origem – muitos na América Central – foram complicadas pela pandemia de covid-19, afirma o documento.

O republicano Donald Trump implementou, em maio de 2018, uma polêmica política de “tolerância zero” para processar famílias flagradas cruzando a fronteira ilegalmente e retirar seus filhos. Em meio a protestos internacionais, ele encerrou a política poucos meses depois do anúncio.

O governo identificou mais de 4.200 crianças que podem ser protegidas pela ordem de reunificação

 

 

Agencia Brasil

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Pequeno investidor já pode comprar ações da Apple, Amazon e Microsoft

Reporter Global

Publicado

em

Foto: Angela Weiss / AFP / CP

 

A partir desta quinta-feira, BDRs, certificados que representam papeis de empresas estrangeiras, poderão ser negociados com valores mais acessíveis

 

Os pequenos investidores brasileiros finalmente poderão ampliar sua carteira, comprar ações de companhias estrangeiras e “ser sócios” de empresas como Apple, Amazon e Microsoft, a partir desta quinta-feira. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou as últimas mudanças no Regulamento para Listagem de Emissores e Admissão à Negociação de Valores Mobiliários da B3 (bolsa de valores brasileira), o que permitiu a liberação.

Até então, os Brazilian Depositary Receipts (BDRs), certificados negociados na B3 que representem ações de empresas estrangeiras ou ETFs negociados em um “mercado reconhecido”, somente podiam ser comprados por investidores qualificados, aqueles com mais de R$ 1 milhão em patrimônio investido, ou por profissionais do mercado financeiro.

A autorização para compra dos BDRs entrou em vigor em 1º de setembro, mas precisava de uma regulamentação da B3 para que fosse possível estabelecer o conceito de “mercados reconhecidos”. Posteriormente, a bolsa de valores avaliará a inclusão de outras bolsas estrangeiras como “mercados reconhecidos”. Entre as exigências da B3 para a inclusão das companhias, estão: volume mínimo de negociação, divulgação contábil e a exigência de que o ETF seja listado em um país que tenha celebrado acordo de cooperação com a CVM.

O investidor terá 670 opções de BDRs lastreados em grandes companhias, segundo o diretor de relacionamento com clientes da B3, Felipe Paiva. “Chegou a tão esperada data para que os BDRs possam ampliar a carteira de investimentos da pessoa física, possibilitando a aquisição de ações internacionais. Esse movimento leva o mercado de capitais brasileiro para um novo patamar, tornando-o ainda mais forte e abrangentes”, afirma Paiva.

De acordo com a B3, o BDR “é uma alternativa para diversificação de portfólio, pois ele pode ser acessado de forma simples, pelos sistemas das corretoras, sem a necessidade de mandar dinheiro para o exterior e sem a preocupação com a conversão do câmbio”. O investidor não será tributado pelo IOF e não terá custos para enviar dinheiro ao exterior.

 

Investir em BDRs exigem conhecimento, diz especialista

Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), destacou que os BDRs são mais indicados para os investidores qualificados. É um investimento que exige mais conhecimento sobre o mercado financeiro, acrescenta Oliveira, porque tem risco. “O investidor estará comprando ações de empresas internacionais que passam por toda a volatividade e os riscos do mercado financeiro.”

OIiveira disse que as negociações de BDRs são positivas e trazem benefícios para o mercado brasileiro, porém, exigem cautela do investidor como qualquer aplicação.

 

 

Correio do Povo

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Menina de 12 anos é estuprada e decapitada pelo primo na Índia

Reporter Global

Publicado

em



 

Primo foi denunciado por imagens de videovigilância

Uma menina de 12 anos, portadora de deficiência, teria sido estuprada e decapitada pelo próprio primo, na Índia.

O crime aconteceu sábado no distrito de Banaskantha.

Um dia após a menina ter sido dada como desaparecida, a polícia encontrou uma cabeça humana. O corpo foi encontrado pouco depois, quase junto à cabeça.

Um homem de 25 anos, identificado como Nitin Mali, foi detido e está sendo investigado.

O suspeito seria primo da vítima e foi detido depois de ter sido flagrado, em imagens de videovigilância, carregando o corpo da menina numa bicicleta.

 

 

Noticias ao Minuto

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×