Protocolo que deve ser seguido no dia da votação – Portal Plural
Connect with us

Geral

Protocolo que deve ser seguido no dia da votação

Publicado

em

Foto: TSE / Divulgação


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou uma série de medidas que devem ser respeitadas nos dias do pleito para evitar o contágio por coronavírus.

Os eleitores brasileiros vão retornar às urnas em novembro para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e devem tomar os cuidados necessários para evitar a contaminação pela covid-19. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou uma série de medidas que devem ser respeitadas nos dias do pleito. 

Os eleitores só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar à seção eleitoral. Não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara.

As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto será disponibilizado nos locais de votação. O TSE recomenda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

A distância de um metro entre as demais pessoas que estivem na sala também deverá ser mantida. Serão feitas marcações no chão com adesivos para indicar o distanciamento correto. O processo de identificação por biometria não será usado nas eleições deste ano para evitar a contaminação.

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores que estiverem com sintomas de covid-19 não devem comparecer ao local de votação. A justificativa de falta não será feita presencialmente para evitar aglomerações. Pelo aplicativo e-Título, que pode ser usado em qualquer smartphone, será possível fazer a justificativa sem sair de casa.

Horário de votação

O tempo da votação foi ampliado em uma hora neste ano. As seções ficarão abertas das 7h às 17h. Das 7h às 10h será mantido um horário preferencial para que pessoas com mais de 60 anos possam votar. Nas eleições passadas. a votação começava às 8h e terminava às 17h.

Dia da votação

O TSE elaborou um passo a passo sobre a movimentação que deve ser feita pelo eleitor dentro da seção de votação. O fluxo será orientado pelos mesários.

1 – O eleitor entrará na seção eleitoral e deverá se posicionar na frente do mesário, seguindo o distanciamento de um metro, conforme marcação no chão;
2 – Sem contato com o mesário, o eleitor vai erguer o braço e mostrar seu documento oficial com foto;
3 – O mesário vai ler o nome do eleitor em voz alta e pedir que ele confirme se a identificação está correta;
4 – O eleitor deve guardar seu documento;
5 – O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel que será disponibilizado;
6 – Em seguida, deverá assinar o caderno de votação com sua própria caneta.
7 – Neste momento, o eleitor receberá seu comprovante de votação;
8 – O eleitor será autorizado pelo mesário para ir até a cabine de votação;
9 – O eleitor deverá digitar o número de seus candidatos na urna eletrônica e apertar a tecla confirma após cada voto para encerrar a votação.
10 – O eleitor deverá higienizar as mãos novamente com álcool em gel e deverá se retirar da seção eleitoral.

Devido à pandemia de covid-19, o Congresso promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.

 

 

Fonte: Agora RS

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério confirma cinco casos da variante Ômicron no Brasil

Publicado

em



O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (2) cinco casos da variante Ômicron no Brasil – três em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher, todos vacinados contra a covid-19. Eles estão isolados e pelo menos um apresenta sintomas leves. A maioria está assintomática.

De acordo com a pasta, há ainda oito casos da variante em investigação no país, sendo um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro e seis no Distrito Federal.

“Hoje, temos uma situação sanitária bem mais equilibrada, mas lidamos com a imprevisibilidade biológica desse vírus, que sofre mutações. A vigilância em saúde está atenta e atuante pra que essas variantes sejam identificadas e pra que se avalie o potencial dessa variante complicar o cenário pandêmico”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Fonte: Agência Brasil.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Apae de Três de Maio comemora mais uma edição do Dia de Doar

Publicado

em



A terça-feira, 30 de novembro, foi marcada pela solidariedade e generosidade em Três de Maio. Isto porque os três-maienses e os moradores de municípios vizinhos que por aqui passam mostraram, mais uma vez, que se sensibilizam e colaboram com a causa apaeana.
Assim como em Três de Maio, neste dia foi realizado, em todo o mundo, o Dia de Doar. Aqui, a campanha é liderada pela Apae de Três de Maio, que pelo oitavo ano seguido participa deste movimento que promove um mundo mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas.
Durante a terça-feira ensolarada, a equipe apaeana esteve nas ruas centrais e nas rótulas da cidade arrecadando as doações. Também havia urnas de arrecadação espalhadas pelo comércio local e as doações puderam ser feitas pelo Pix. Diversas empresas se engajaram na campanha, doando e realizando eventos para angariar recursos.
Os doadores foram agraciados com mimos personalizados da Apae e também com mudas de suculentas, gentilmente doadas pela Floricultura Japonesa, de Três de Maio.
Os recursos arrecadados na campanha – que ainda estão sendo contabilizados, visto que alguns eventos ainda serão realizados e algumas urnas seguem nas empresas – serão investidos na manutenção dos serviços prestados pela Apae de Três de Maio.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Nova Candelária, 25 anos de gestão político administrativa

Publicado

em



Neste ano de 2021, Nova Candelária comemora 25 anos de Gestão Político-Administrativa. Em razão da pandemia de COVID-19, novamente não realizaremos nossa tradicional Schweinfest. Porém, preparamos uma programação muito especial.
* Dia 04 de dezembro: 9º Encontro dos Trilheiros – Primeira Meia Trilha – Schwein na Lama. Saída na Sede do Piquete Marca da Ferradura às 13:45.

*Dia 14 dezembro: Encontro Municipal dos Idosos. Início às 14:00, nos Pavilhões da Schweinfest, com animação do Musical Ipanema.

*Dia 16 de dezembro: Palestra aos Servidores Municipais, “Faça diferente, faça a diferença” – Motivação, ética profissional e relacionamento interpessoal”, com Maurício Anchieta.

*Dia 18 de dezembro, finais do Campeonato Interiorano de Futebol 7.

*Dia 21 de dezembro – Natal Encantado 2021. Início às 20:00, em frente à prefeitura Municipal, com apresentações do Grupo Caminho Suave, Coral dos Idosos e Banda Marcial; Entrega de Presentes pelo Papai-Noel e, para finalizar, show com a banda Industria Musical.

*Dia 22 de dezembro: Inauguração de Pavimentações Asfálticas, início às 17:30, com ato de inauguração a ser realizado na Rua Nossa Senhora dos Navegantes esquina com rua Henrique Aloísio Arnhold.

Dia 27 de Dezembro – Sorteio do Promocional da Associação comercial e industrial de nova candelária, a ACINC, na sede da associação dos servidores Municipais, com início às 19:30.

Dia 28 de dezembro: Aniversário do Município de Nova Candelária, com início às 17:00, nos Pavilhões da Schweinfest. As festividades iniciam com mateada das 17:00 às 19:00, às 19:30 apresentação da Orquestra da Pedra e às 21:00, show com a Banda Knecus.

A Administração Municipal agradece a todas as pessoas que estão empenhadas na organização das festividades e na organização da cidade. Agradecemos também a todos os nossos patrocinadores. Na categoria Diamante: Gráfica Rex Embalagens, Comercial Ivagaci, Grupo Jaeli, Sicredi e Cresol, na Categoria Ouro, Alibem, Na categoria Prata, ACINC e Desmanche de tratores Malmann e na categoria Bronze, Chá Prenda.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×