Geral
Proteção contra enchentes e desenvolvimento econômico dominam debate entre candidatos à prefeitura de Porto Alegre na TV Pampa
Na noite de quinta-feira (26), a TV Pampa promoveu um debate com os candidatos à prefeitura de Porto Alegre, oferecendo um espaço dinâmico de perguntas e respostas. O evento abordou temas essenciais, como obras públicas, saneamento, mobilidade urbana, saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico, permitindo aos eleitores conhecer melhor as propostas dos concorrentes.
Participaram do debate os candidatos Felipe Camozzato (Novo), Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB). A candidata Juliana Brizola (PDT) não compareceu devido a problemas de saúde. Porto Alegre conta com oito candidatos na disputa, incluindo também Carlos Alan (PRTB), César Pontes (PCO), Fabiana Sanguiné (PSTU) e Luciano do MLB (Unidade Popular).
O debate foi dividido em três blocos. O primeiro incluiu a apresentação dos candidatos e duas rodadas de perguntas. O segundo bloco trouxe mais três rodadas de questionamentos, e o terceiro consistiu em uma nova rodada de perguntas, seguida das considerações finais. A mediação ficou a cargo da jornalista Magda Beatriz.
Logo na apresentação inicial, os candidatos abordaram as recentes chuvas que atingiram Porto Alegre, além das enchentes de maio. Maria do Rosário criticou a atual gestão, afirmando que “a prefeitura está no ‘cada um por si’”. Segundo ela, faltou manutenção preventiva para evitar alagamentos. Camozzato comentou sobre o impacto das enchentes: “O medo faz parte da rotina dos porto-alegrenses”. Já Sebastião Melo, atual prefeito, defendeu os esforços de sua administração: “Choveu muito nesta sexta, e estive nas ruas desde a madrugada. Desde as enchentes de maio, recuperamos grande parte da cidade, e todas as casas de bomba estão funcionando”.
Na primeira rodada de perguntas, Maria do Rosário questionou Camozzato sobre obras de saneamento. O candidato do Novo defendeu a concessão do saneamento para melhorar as obras na cidade, criticando a gestão pública: “O órgão público não tem condições de realizar as obras, como vimos nas obras da Copa”. Em resposta, Rosário garantiu que o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto) não será privatizado, afirmando que os problemas de drenagem resultam de canos entupidos.
Sebastião Melo também negou a privatização do Dmae, mas mencionou uma “parceirização” para captar recursos para drenagem. Sobre impostos, destacou a redução de taxas para 62 setores e afirmou: “Não aumentarei impostos. Cancelamos o aumento do IPTU, que chegaria a mil por cento”.
Maria do Rosário, em resposta às críticas de ser “anticapitalista”, defendeu sua proposta de criar a Casa do MEI, oferecendo suporte jurídico e contábil aos microempreendedores, além de sua intenção de dialogar com motoristas de aplicativos. “Quero que Porto Alegre siga o caminho desenvolvimentista do Brasil, sob Lula”, afirmou.
No tema da segurança, Camozzato criticou o desempenho de Maria do Rosário como ministra dos Direitos Humanos, alegando que os índices de violência cresceram durante sua gestão. Rosário rebateu afirmando que planeja aumentar o número de guardas municipais e melhorar a iluminação pública.
Em educação, Sebastião Melo destacou a criação de mais de 7 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos em sua gestão e prometeu zerar o déficit existente. Ele também propôs revisar o papel dos diretores escolares, que acumulam funções administrativas.
O debate foi transmitido ao vivo pela TV Pampa, com retransmissão pela Rádio Liberdade (82,5 FM), e está disponível nas plataformas digitais da emissora, como YouTube e Facebook.
Fonte: Jornal o Sul
Esportes
Mbappé nega acusações de estupro na Suécia e critica “fake news”
Destaque
Daniel Alves compartilha primeira foto após a prisão, usando camiseta com a mensagem: “Bons momentos estão a caminho”
Fonte: GZH
Economia
Número de aposentados com 90 anos aumentou 58% na última década no Brasil
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM