Projeto insere tecnologia na sala de aula

Apoiadores:

Professores de escolas de Santa Rosa participam de um projeto que promete transformar o processo de ensino aprendizagem no município: o Conecta Educação. Proposto pela Agência de Desenvolvimento (AD), organização não governamental que busca executar ações que visam o futuro da região a partir de suas potencialidades, o projeto teve uma adesão de 80% das escolas da cidade.

Felipe Diesel, coordenador de Educação, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo da AD, diz que o projeto é histórico, pois une todas as redes de ensino da cidade com um único objetivo: qualificar os processos de ensino aprendizagem nas escolas. “Incentivamos o professor a vivenciar a sala de aula, deixando o aprendizado mais real para o aluno”, explica. Participam do projeto escolas das redes federal, estadual, municipal e particular.

O projeto ocorre desde o mês de março. Cada escola define dois professores representantes para participar de treinamentos, que ocorrem uma vez ao mês. As demais atividades ocorrem de forma online. Os treinamentos são ministrados pela consultora Maidi Dalri, credenciada no projeto Google For Education, plataforma base do projeto. Estes professores repassam os conteúdos para os demais professores da escola.

Professores e alunos tem acesso gratuito a plataforma do Google chamada de G Suite. É um conjunto de produtos que podem ser personalizados para o uso em sala de aula. Professores e alunos podem, desde criar e editar documentos e apresentações de forma compartilhada, até desenvolver tarefas juntos, online. Além dos aplicativos, recursos como óculos de realidade virtual servem como instrumentos para as aulas criativas.

Lires Fuhr Zimmermann, secretária municipal de Educação, diz que os professores já estão aplicando as novas metodologias na sala de aula. “O aluno não quer mais as aulas tradicionais e os professores aceitaram e estão com boas expectativas para a aplicabilidade dos novos métodos”, revela. Ela diz que o projeto é mais uma ação que promete colocar Santa Rosa um passo a frente na educação, em relação a outros municípios do Estado. “Além disso, estamos em um processo de informatização de todas as escolas municipais. E isto vai facilitar ainda mais o andamento do Conecta Educação”, destaca.

Duas escolas recebem o projeto piloto, com treinamentos exclusivos na própria escola. “Já é uma fase de credenciamento da escola junto ao Google”, destaca Diesel. As atividades são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Educação e 17ª Coordenadoria Estadual de Educação. O piloto ocorre na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima e na Escola Estadual Mercedes Mota. Neste mês já ocorreram treinamentos que reuniram professores de todas as escolas participantes do Conecta Educação; treinamentos também nas escolas que executam o projeto piloto; e um treinamento específico para professores de matemática. O projeto é viabilizado pela Prefeitura de Santa Rosa, CCL Concreto, Hey Peppers, Sicredi, Sinduscom, Simmme-sr, Sintralog e Instituto Sinodal Da Paz.

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui