Ensino
Programa Universidade para Todos: pré-selecionados devem apresentar documentação até quarta-feira
Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) para o segundo semestre de 2024 têm até quarta-feira, 14 de agosto, para apresentar a documentação necessária às instituições de ensino superior.
O Prouni é um programa federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa tem duas edições anuais.
Em 2024, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 651.483 bolsas, sendo algumas integrais (100%) e outras parciais (50%). Nas duas edições do ano, o Prouni recebeu 910.419 candidatos inscritos, totalizando mais de 1,8 milhão de inscrições, já que cada candidato pode escolher até dois cursos.
O resultado da primeira chamada foi divulgado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 31 de julho.
Comprovação
Os candidatos devem apresentar a documentação para comprovar as informações fornecidas no momento da inscrição, que pode ser entregue presencialmente ou enviada virtualmente para as instituições onde foram pré-aprovados. A documentação será avaliada pelo coordenador do Prouni na instituição.
As instituições devem disponibilizar um campo específico em seus sites para o envio da documentação. Após receber os documentos, as instituições privadas de ensino superior devem fornecer um comprovante de entrega ao candidato.
Além disso, as instituições devem registrar no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) a aprovação ou reprovação dos candidatos e emitir os termos de concessão ou reprovação de bolsa até sexta-feira, 16 de agosto.
Os estudantes devem estar atentos a possíveis exigências adicionais feitas pelas instituições de ensino, como a realização de um processo seletivo próprio, diferente do vestibular tradicional. Nessas situações, as instituições não podem cobrar qualquer taxa dos candidatos.
O MEC ressalta que é responsabilidade do candidato verificar os horários e locais de comparecimento para a entrega da documentação na instituição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resultará na reprovação automática do candidato. Todas as regras estão disponíveis nos editais do Prouni de 2024.
Cronograma
Após a etapa de comprovação de informações, a lista de pré-selecionados na segunda chamada do Prouni será divulgada em 20 de agosto, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos selecionados devem apresentar a documentação até 30 de agosto.
Aqueles que não forem pré-selecionados nas duas chamadas poderão participar da lista de espera. O período para manifestação de interesse será de 9 a 10 de setembro de 2024. A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro, no Sistema do Prouni (Sisprouni), para consulta pelas instituições e candidatos.
Sobre o Prouni
Criado em 2004, o Prouni financia bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.
Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita do candidato não pode ultrapassar um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). Para bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ser superior a três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa, em 2024).
O público-alvo do programa são estudantes que ainda não possuem diploma de nível superior. Em caso de dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 para atendimento.
Fonte: Jornal o Sul
Ensino
RS tem 38 mil crianças à espera de vagas em creches
O Rio Grande do Sul é o sétimo estado com o maior déficit de vagas em creches no Brasil. São 38.835 crianças de zero a três anos aguardando uma vaga, conforme levantamento divulgado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Educação (Gaepe-Brasil) e pelo Ministério da Educação (MEC). No país, o déficit é de 632 mil vagas.
Entre os locais com a maior demanda reprimida estão São Paulo (88.854 vagas), Minas Gerais (63.470 vagas) e Paraná (59.373 vagas). Os dados foram coletados entre junho e agosto deste ano, com a participação de todos os municípios do país. Na contramão, a menor fila é a de Roraima (1.451 vagas). Em relação à pré-escola, que considera crianças de quatro a cinco anos, o estado gaúcho é o nono colocado, com déficit de 3.418 vagas. O acesso a creches e pré-escolas é um direito constitucional, estabelecido em tratados internacionais e marcos legais nacionais. A Emenda Constitucional 59/2009 estabelece a obrigatoriedade de matrícula a partir dos quatro anos.
Pela Constituição Federal, os municípios devem atuar prioritariamente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, enquanto os estados têm o enfoque nos ensinos Fundamental e Médio. Dessa forma, o tema da Educação Infantil será um dos principais desafios enfrentados pelos próximos prefeitos brasileiros. Existem metas do Plano Nacional de Educação (PNE), prorrogado até 31 de dezembro de 2025, que devem ser cumpridas.
Conforme o PNE, esperava-se a universalização da Educação Infantil na pré-escola para crianças de quatro a cinco anos, além de alcançar 50% de atendimento das crianças de zero a três anos em creches.
A pesquisa divulgada pelo MEC, no entanto, não apresenta dados de matrículas e populacionais das faixas etárias nos municípios, o que dificulta o cruzamento de informações. Segundo especialistas, os dados apresentados no estudo referem-se apenas às filas de espera, ou seja, casos em que famílias buscaram a vaga e não obtiveram.
Acompanhado por diferentes entidades, o tema da Educação Infantil tem recebido atenção dos Tribunais de Contas (TCE) e órgãos relacionados. No estado, são quase duas décadas de atuação nesse campo pelo TCE-RS, com análises de relatórios de auditoria, orientações e levantamentos.
Seduc cita trabalho articulado com municípios gaúchos
Em relação ao tema, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que trabalha de forma articulada e conjunta com os municípios. Entre os exemplos, a secretaria cita o Programa Alfabetiza Tchê, que tem adesão de 100% das cidades gaúchas, e é uma política pública que surgiu para garantir que todos os estudantes das redes estadual e municipal do RS estejam alfabetizados até o final do segundo ano do Ensino Fundamental, contando com o apoio da Undime e da Famurs.
Sobre a infraestrutura, o estado afirma que tem colocado à disposição dos municípios, como em Porto Alegre, espaços para abertura de creches. “A Seduc entende que a Educação Infantil é um período essencial para a formação cognitiva e emocional da criança e apoia a união de esforços para o acolhimento e a proteção infantil”, conclui, em nota.
Fonte: GZH
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Leonardo Waszkiewicz, Gerente Executivo do Sojão Basquete, recebe homenagem da FIEPS em Porto Alegre
No último fim de semana, a cidade de Porto Alegre foi palco de uma homenagem especial concedida pela Federação Internacional de Educação Física (FIEPS). O reconhecimento foi destinado a Leonardo Klassmann Waszkiewicz, Léozão, gerente executivo do Sojão Basquete, por sua dedicação e comprometimento com o desenvolvimento do esporte em Santo Ângelo.
Leonardo, que está à frente de diversos projetos no município, foi destacado pela FIEPS por seu trabalho 100% voluntário em iniciativas que promovem o basquete e a inclusão social. Seu projeto em Santo Ângelo tem se tornado referência, beneficiando jovens e adultos, e promovendo o esporte como ferramenta de transformação social.
O Sojão Basquete, sob sua gestão, não apenas incentiva a prática esportiva, mas também desempenha um papel fundamental na formação de valores como disciplina, trabalho em equipe e cidadania em Santa Rosa. A homenagem da FIEPS reconhece o impacto positivo das ações na comunidade e reforça a importância de iniciativas como a liderada por Leonardo.
Durante a cerimônia em Porto Alegre, Leonardo agradeceu o apoio de todos os envolvidos e ressaltou a importância de continuar investindo em projetos que valorizem o esporte como um caminho para o desenvolvimento humano e social.
[mailpoet_form id="1"]Ensino
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